Roberto Baia

6 de julho de 2018

Fala sério!

Diz um ditado popular que “em se tratando de política até boi voa”. E, pelo jeito, deve voar mesmo. Rivais históricos, o MDB e PSDB podem marchar juntinhos nas eleições estaduais deste ano.  Pelo menos foi o que ventilou o governador Renan Filho em seu discurso em Arapiraca, durante a inauguração de novos leitos no Hospital do Agreste.  Caso isso realmente ocorra, veremos dois rivais da politica arapiraquense de braços dados no mesmo palanque. Estamos falando, é claro, do vice-governador Luciano Barbosa e do prefeito tucano Rogério Teófilo.

 

Uma fábula

Para quem não tem uma boa memória, vamos refrescá-la com um episódio que virou uma fábula na política da terra do fumo em corda. Vejamos: Teófilo foi vice-prefeito de Luciano Barbosa em Arapiraca e durante os quatros anos de mandato sequer pisou na porta do Centro Administrativo, nem para dar bom dia ao porteiro. Foi completamente anulado, isso porque Barbosa não digeriu a indicação de sua madrinha política Célia Rocha que queria agradar Rogério por tê-lo preterido para ser o seu sucessor na Prefeitura de Arapiraca.

 

A dona do voto

Como se sabe, em Arapiraca Célia é a dona do voto, elege até um bode, se assim for o seu desejo. E naquela momento político tinha que escolher entre o coração e a razão. Fez a sua escolha e, assim, ganhou um inimigo político que aceitou ser vice-prefeito na esperança de convencer Célia Rocha para ser o sucessor de Luciano Barbosa, fato que não ocorreu por intransigência do próprio Luciano.

 

Vida que segue…

E assim a história política prosseguiu na terra do saudoso Manoel André, com Rogério longe do convívio político de Luciano e Célia Rocha até que, após 20 longos anos, Teófilo consegue finalmente realizar o sonho de se eleger prefeito da segunda cidade mais importante de Alagoas. Mas em um ano e meio, Teófilo não disse ainda para que veio, mas isso é uma outra história que contaremos mais na frente.

Parafraseando o Papa-Capim das redes sociais: “Ô Arapiraca dos meus sonhos!!!!!”.  É vida que segue.

 

Um Super Secretário

Se de fato Rogério Teófilo estiver pensando em criar uma espécie de Super Secretaria para acomodar aliados e colocar panos quentes para acalmar uma crise interna em seu governo, será um retrocesso que acarretará em mais e mais problemas para a sua administração. Aliados de Teófilo, à boca miúda, descartam essa possibilidade e já alertaram para os riscos políticos que virão com sua atitude.

 

Plenos poderes

Ora, criar uma Secretaria e dar plenos poderes com todos os recursos disponíveis para “tocar” os projetos é o mesmo que entregar o galinheiro a uma raposa. Afinal, à gestão precisa de um prefeito e não de um Super Secretário para colocar “ordem” na casa. Trocando em miúdos, é o mesmo que entregar o bastão a terceiros e ir pra casa.

 

 

He-Man de Arapiraca

De uma a duas. Se tomar essa decisão, que é criar uma espécie de mostrengo político, subtende-se que está sob pressão ou cansou de ser gestor.

A final, Arapiraca não precisa de um He-Man – aquele das histórias em quadrinhos, e sim de um prefeito que tenha pulso firme e desenvolva boas ações para a comunidade

 

Apelo ao torcedor

Em entrevista ao radialista Nazário Silva, no programa Pajuçara Esportes, o vereador Moisés Machado e diretor-presidente do Arapiraca Futebol Clube (AFC), disse que o Sócio Torcedor pode ajudar o futebol de base e o ASA com a contribuição da própria torcida.

 

Os recursos

Ele disse que os recursos que chegam para ajudar ao projeto são provenientes do Sócio Torcedor, uma vez que 70% desse dinheiro é destinado ao ASA e os 30% restantes são repassados para o AFC para manter o trabalho com a formação de jogadores de base

“Fazemos um trabalho muito importante para mantermos o futebol de base do ASA, mas temos dificuldades financeiras e contamos muito com o Sócio Torcedor para que possamos manter financeiramente a base e o próprio ASA”, afirmou Moisés Machado.

 

Categoria de base

O vereador destacou a atuação do trabalho que ele faz à frente das categorias de base e ressaltou a apresentação do projeto aos atletas na segunda-feira (25), no auditório do Sesc Arapiraca. Na ocasião, o evento reuniu atletas das categorias sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20. Nesta última atuam jogadores do AFC na categoria de base do ASA de Arapiraca.

 

Apoio de empresários

Ele destacou os atletas que fizeram parte da base e conseguiram se destacar no futebol brasileiro e internacional a exemplo dos jogadores Thalysson, André Nunes, entre outros.

 

… Moisés Machado agradeceu aos empresários José Alexandre e Ibn por incentivarem o projeto de base, do Grupo Coringa e Posto Jota Pinto respectivamente, além da parceria firmada com o Sesc, ao presidente da Fecomércio, Wilton Malta e da instituição Luiz Afonso Neto.

 

… Durante a entrevista no estúdio da Rádio Pajuçara, com a presença do radialista e estudante de jornalismo Nazário Júnior e do radialista Jackson Tigre, Moisés Machado anunciou a participação do futebol de base no campeonato que terá no mês de agosto com a categoria sub-15.

 

… Os atletas do sub-15 e do sub-17 também irão participar da 15ª Copa da Juventude, que será realizada a partir do próximo sábado (7), no Clube do Servidor, em Arapiraca.