Roberto Baia

5 de julho de 2018

Novo contrato

O prefeito Júlio Cezar e a secretária municipal de Saúde, Kátia Born, assinaram na terça-feira (03), o contrato com a nova empresa gestora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira dos Índios. Após 9 meses do processo licitatório, o Instituto Diva Alves do Brasil (IDAB) administrará a unidade de saúde.

 

Dentro dos padrões

A Comissão de Transição e Fiscalização Permanente, composta por servidores da prefeitura e da UPA, relatou alguns pontos encontrados durante a transição entre empresas administradoras, e concluiu que tudo está dentro dos padrões, tanto da empresa que deixa a UPA, quanto da nova gestora, com destaque para a qualificação da empresa que passa a gerir a Unidade.

 

Contato permanente

A secretária Kátia Born destacou informações diversas sobre a gestão municipal, dados importantes da situação atual da saúde pública do município, apresentou a equipe com a qual eles terão contato permanente na SMS e fez um pedido à instituição.

 

Nível de excelência

“Precisamos alcançar um nível de excelência nos serviços prestados. Pedimos mais humanização no atendimento ao público, pois Palmeira atende mais seis municípios. Então, é gente demais que dá entrada naquela unidade. Vocês, como uma empresa séria, saberão conduzir todo o fluxo de atendimento. Há a parceria entre UPA e Secretaria de Saúde, então é um trabalho de equipe, contínuo e de qualidade”, frisou a secretária.

 

Finalmente

Após meses de disputa, o governador Renan Filho deu sua palavra, na manhã de quarta (4), sobre a reforma do canteiro da rodovia AL-220, em Arapiraca, que sofre com problemas elétricos. Renan destacou que não é obrigação do estado fazer este tipo de reforma, mas que fará porque não gosta de “jogo de empurra”.

 

Jogo de empurra

“Eu senti que ao longo dos últimos dias, havia uma transferência de responsabilidade, uma ‘tentativa de jogo de empurra’. Eu disse: ‘deixa comigo, vou resolver isso aí’. Vou chamar o DER e vou determinar que seja solucionado este problema na iluminação. Agora, estas coisas precisam ficar claras. Depois que o estado faz uma obra, alguém tem que tomar conta, não é papel do estado iluminação pública, a gente não cobra taxa de iluminação pública. É importante que todo mundo saiba. Esta eu vou fazer porque não gosto de jogo de empurra[sic]”, disse Renan durante evento de inauguração de novos leitos no HE do Agreste.

 

Está desligada

A energia elétrica em toda extensão do canteiro está desligada desde maio de 2018 para evitar novos acidentes: uma pessoa já morreu eletrocutada após encostar num poste do local, em 2015, e um cavalo morreu nas mesmas circunstâncias, no início deste ano.

Absurdo

Desde então, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER/AL), órgão estadual responsável pela obra, e a Prefeitura de Arapiraca estão travando uma batalha sobre quem deve reformar o local. O Ministério Público do estado precisou intervir na disputa, visto que o canteiro segue desligado há meses. Uma reunião foi feita na última segunda (2), com todas as partes envolvidas, para tentar uma solução. (Com 7segundos).

 

Arapiraca

A Prefeitura de Arapiraca está intensificando os serviços de terraplanagem na cidade e na zona rural do município. Nesta quarta-feira os trabalhos estão sendo executados entre os bairros Santa Edwiges, Brasiliana e Planalto.

 

Melhorando

Por determinação do prefeito Rogério Teófilo, a patrol está melhorando a trafegabilidade na Rua Maria Genusir Soares, no bairro Planalto, onde fica a Faculdade Unirb, via de acesso também ao bairro e principal corredor de ônibus.

 

 

… Os serviços vão prosseguir por baixo do viaduto, na Rua Maurício Pereira, como também pela Avenida Ministro Petrônio Portela, entre outras vias que ainda são de terra batida.

 

… Esse trabalho é em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). (Com Ascom).

 

… O secretário de infraestrutura, Daniel Oliveira, afirmou que além desse trabalho de terraplanagem, a secretaria vai começar uma força-tarefa para os serviços de tapa-buraco envolvendo vários bairros de Arapiraca.

 

… “Estamos trabalhando com nossas equipes para que possamos melhorar essas ruas de terra, mesmo com algumas pancadas de chuva para mantermos a trafegabilidade dessas vias”, afirmou Daniel Oliveira.