Flávio Gomes

23 de junho de 2018

Calendário eleitoral da Copa

Márcio Coimbra: “Por certo o resultado da Copa do Mundo deste ano não afetará a corrida presidencial, mas seu lugar no calendário serve como divisor de águas dentro do quadro eleitoral. Logo depois do evento, já estaremos diante das convenções, quando os partidos formalizarão as chapas para inscrição em meados de agosto. O calendário da Copa, por assim dizer, influencia na medida que joga a sucessão para uma discussão secundária nas manchetes dos jornais por exatos 30 dias. Aqueles que souberam crescer antes deste período, entram neste limbo certos de que sairão dele praticamente intactos, com os mesmos números. Os que ainda não decolaram percebem que perderam um tempo precioso que talvez não seja possível ser recuperado. Isto porque as convenções partidárias, em finais de julho e início de agosto, confundem-se com o final do mundial. Com a política levada a um segundo plano durante este período, fica muito difícil para qualquer pré-candidato mostrar uma reação sensível em apenas duas semanas, entre o final da Copa e as convenções. Isto quer dizer que o quadro desenhado até o momento pode servir de referência para a decisão do lançamento (ou não) das candidaturas ainda em curso.”

Referência

Para que os alagoanos possam avaliar a importância do conterrâneo José Marques de Melo, nascido em Palmeira dos Índios, e radicado em São Paulo, onde se consagrou: ele foi o primeiro doutor em Jornalismo do Brasil e tinha pós-doutorado nos Estados Unidos. Era também professor, pesquisador, escritor e bacharel em Direito.

Repúdio

Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, Fernando Collor (PTC/AL), sobre a decisão do governo dos Estados Unidos de separar imigrantes clandestinos de seus filhos: “É algo desprezível. Nada justifica”, alega o parlamentar, lembrando que muitas crianças estão isoladas em gaiolas de metal.

Fundef

O deputado federal João Henrique Caldas (PSB), coordenador da Comissão Externa da Câmara do Fundef, anuncia para a próxima 2ª feira, 14 horas, no Centro de Convenções de Maceió, audiência pública para debater os repasses do fundo. JHC defende que 60% dos recursos sejam direcionados para remunerar os professores.

Convocação

Do deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB), prestando conta dos compromissos assumidos na campanha de 2014: “Minha ideia é que a população me ajude a auditar minhas próprias ações, inclusive com liberdade de questionar ou apontar qualquer possível erro, já que fui um dos escolhidos para representá-la”.

Destaque

O magistrado aposentado José Firmino de Oliveira, de Arapiraca, sagrou-se campeão do 48º Campeonato Norte-Nordeste de Tiro Esportivo, realizado em São Luiz/MA, na modalidade carabina WRABF, classe B. A equipe alagoana ficou em 4º lugar, incluindo também Christofe de Oliveira Gonçalves e Ricardo de Alencar Lima.

Baixaria

Site “O Antagonista”: “Revoltado com uma manobra do governador petista Wellington Dias para anular uma votação que derrubou um veto sobre reajuste de professores da rede pública, Robert Rios, um deputado estadual do Piauí, disse que a Assembleia Legislativa é ‘um cabaré sem alvará, com putas velhas e caras’.”

 

*A Aliança Comercial informa que as lojas do Centro de Maceió fecharão na próxima 2ª feira, pelo Dia do Comerciário. Nos shoppings centers, só funcionarão as praças da alimentação e os cinemas. As lojas da Rede Palato abrirão em horário normal.

*A Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Liga dos Cocos Alagoanos, realiza deste sábado a 30 de junho o 2º Festival de Coco de Roda de Alagoas. A partir das 19h30m, na Praça Multieventos, Pajuçara, com participação de 16 grupos de coco.

* O projeto Sesc das Artes anuncia para este sábado um espetáculo de balé clássico com a Companhia El Gibbor, a partir das 17 horas, no Teatro Jofre Soares, do Sesc Centro. O espetáculo “Raízes” é aberto ao público, com acesso totalmente gratuito.

 

*A Imprensa Oficial Graciliano Ramos publica, na próxima 2ª feira, 25, o livro “Receitas das Alagoas”, da jornalista e blogueira Nide Lins, com 50 receitas da culinária alagoana. Às 18 horas, no jardim do Palácio República dos Palmares.

 

*O Previda lançou em Arapiraca o “Forró na Feira é Vida”, em parceria com o mestre Afrísio Acácio, símbolo cultural da cidade. A ideia é levar grupos regionais para a Feira Livre, às segundas-feiras. As próximas apresentações serão em 25 de junho e 2 de julho.

*O CRB repete neste sábado, 21 horas, contra o Paysandu, no Trapichão, a promoção para atrair a torcida: arquibancada por apenas R$ 10,00. A ideia é levar o maior público possível ao estádio, para incentivar o clube a sair do rebaixamento na Série B.

“Como cidadão comum, eu falo as coisas”

Ciro Gomes

Pré-candidato do PDT à Presidência da República, negando que sofra de instabilidade emocional