Edmilson Teixeira

22 de junho de 2018

Eleição 2018

O ex-prefeito de Japaratinga, Bruno Loureiro, desistiu de peitar a eleição deste ano para deputado estadual, como chegou até confeccionar adesivos de campanha. Resolveu ser cabo eleitoral da economista Fátima Canuto, mãe do prefeito do Pilar, Renatinho. A missão de Bruno não é só catar votos em Japaratinga, onde seu irmão Júnior é o prefeito; mas sim em toda região norte de Alagoas, conforme acerto da cúpula do PRTB. Fátima também terá o apoio de Luiz Pedro, filho do ex-prefeito de Canapi, Celso Luiz; o garoto que também desistiu de se candidatar a estadual, sobretudo desgastado com a prisão do pai, por motivos ligados a um rombo milionário nas finanças da Prefeitura de Canapi.

Marechal Deodoro

Na segunda-feira o prefeito Cacau sancionou uma lei que trata de uma ampla reforma administrativa, cuja missão maior é garantir proveniente de um enxugamento na folha dos comissionados cerca de 7 milhões de reais. A medida propõe a renovação e modernização da gestão municipal; humanização da gestão pública, voltada aos cidadãos deodorenses, e a transparência na Administração Pública.

 

Joaquim Gomes

 

Enquanto muitas Prefeituras estão com uma corda no pescoço para manter a pontualidade do pagamento de seus servidores efetivos; e outras não honrando a folha dos cargos comissionados em dia; Joaquim Gomes anuncia agora reposição para todos efetivados. É que nesta quarta-feira, o chefe de Gabinete da Prefeitura, Plinio Marcos, protocolou na Secretária da Câmara de Vereadores, a revisão da proposta do Projeto de Lei, que visa reajustar o salário dos servidores públicos.

Joaquim Gomes II

Segundo Plínio Marcos, o prefeito Adriano Barros chegou a conclusão, de que pra não comprometer a máquina administrativa, o único meio foi  aumentar o percentual de 2% antes anunciado, para 3%, para os professores. Por sinal, o reajuste de 2%  não foi bem aceito pela categoria; pois na semana passada por decisão em assembleia geral, decidiram parar por 72 horas em vários atos públicos.

Joaquim Gomes III

“Os professores terão um reajuste de 3%, enquanto que os demais servidores efetivos 2%, entendendo o prefeito, que esse foi o máximo que se poderia conceder, tendo em vista a crise econômica, que vem comprometendo ao longo dos tempos, a receita dos municípios, que também precisam de fundo de caixa, para investimentos sociais e de obras em prol de todos” disse Plinio Marcos.

Paripueira

A cidade de Paripueira que detém uma grande referência de animação carnavalesca, também procura investir firme em festejos juninos, a fim de assegurar a presença do turismo na região. Pois a partir deste sábado o clima da festa entra em jogo, assim como no outro sábado dia 30. Atrações culturais e bandas de forró não vão faltar.

Paripueira II

Segundo o prefeito Haroldo Nascimento, além desse período junino ter virado uma comemoração tradicional na cidade, as apresentações de quadrilhas matutas mostram que a cultura regional tem papel importante na história do município. “Festejar esse período é fortalecer essa relação histórica”, diz.

Pão de Açúcar

A Prefeitura divulgou a “Programação Cultural” do evento, que este ano homenageará o sanfoneiro Zé Lourenço. Os festejos serão comemorados durante quatro dias; ou seja, sábado e domingo  e quinta e sexta da outra semana.  O arraiá da folia, como já é tradição, foi montado na Avenida Ferreira de Novaes, em frente ao Iate Clube, onde a população e visitantes poderão conhecer a diversidade cultural daquela gente.

 Pão de Açúcar II

O prefeito Flavinho Almeida contou que a festa pretende enfatizar a cultura popular local e resgatar a tradição junina no município. “Preparamos uma programação musical para todos os gostos e dentro do nosso limite, claro que com responsabilidade com o recurso público. Temos muitos artistas bons em Pão de Açúcar, vamos trabalhar dentro da nossa realidade, como sempre foi”, frisou.

 Penedo

Com o propósito de fortalecer a comercialização e apresentar possibilidades de financiamento para os produtores locais, a cidade de Penedo sediou no dia de ontem, um grande seminário direcionado para focado na produção do arroz. O  tema do evento foi : Mercado e comercialização de arroz. Na verdade o seminário foi para promover o debate da cultura desse produto na região do Baixo São Francisco. O evento, realizado pelo Governo de Alagoas em parceria com o Sebrae/AL.

 

Olivença

Na quarta-feira, o município de Olivença, no Sertão alagoano, recebeu a recuperação de 10 quilômetros da rodovia AL-125, que dá acesso à cidade. A obra, executada pelo programa Pró-Estrada, foi inaugurada pelo governador Renan Filho e pelo secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral.

Jaramataia

O governador aproveitou sua passagem pelo Sertão na quarta-feira,  para ir também até Jaramataia. Lá ele anunciou o abastecimento d’água feito por uma nova adutora. Decretou, perante uma infinidade de políticos, a ordem de serviço, que autoriza o início das obras de instalação.

Feliz Deserto

O município de Feliz Deserto, situado na região litorânea sul de Alagoas, foi representado esta semana em São Paulo, por sua aluna da rede municipal Thaynara Santana Possidônio. É  aluna da Escola Hevyton Alves. A garota do 8º ano, participou  da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, cujo tema do evento foi :Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas. A Conferência reuniu delegações estaduais de estudantes de todo o Brasil.

Feliz Deserto II

A representante de Feliz Deserto – que integrou a formação dos jovens facilitadores, guardiões e guardiãs da Conferência – chegou até a última etapa do evento e participou, durante a semana, de fóruns, palestras e troca de conhecimentos entre os estados presentes. O projeto “Os fatores que contribuem para a escassez do Rio Canduípe”, visa a recuperar o rio do município de Feliz Deserto, conciliando e fortalecendo o trabalho de educação ambiental, sob a orientação direta dos professores Gílton dos Santos e Teresa  Dessa.