Roberto Baia

20 de junho de 2018

Saia justa

O apoio à pré-candidatura do filho Moacir Teófilo deixa o prefeito de Arapiraca , Rogério Teófilo, em uma saia justa. Isso pelo fato de ter contado em sua campanha rumo a Prefeitura de Arapiraca com apoio de políticos que estava de olho não só na Assembleia Legislativa como na Câmara Federal.

Teófilo demostrou que não teve qualquer sensibilidade nesse sentido e quer mesmo eleger o filho e os novos aliados, senador Biu de Lira e o filho Arthur Lira.

 

“Perdas e danos”

Bobagens à parte, Teófilo ensaia um samba do crioulo doido, com margem para se complicar ainda mais numa gestão que está sendo marcada por “perdas e danos inimagináveis”.  E, com o MP de olhos bem abertos.

Nos bastidores da política arapiraquense há quem peça para Rogério se cuidar já que a “tempestade” parece que está apenas começando, com pessoas insatisfeitas prontas para detonar a sua gestão.

 

Belo Monte

Deve ser divulgado em breve o edital de concurso público para preenchimento de cargos efetivos na Prefeitura e na Câmara Municipal de Belo Monte, no Sertão alagoano.

O extrato de contrato firmado entre o Município e o Instituto de Administração e Tecnologia – ADM & TEC foi publicado nesta terça-feira (19), no Diário Oficial dos Municípios.

 

Elaboração do concurso

Contratada por 180 dias, por um valor estimado de R$ 280 mil, a empresa será responsável pela elaboração do certame, que deve ocorrer este ano. Ainda não foram adiantados detalhes acerca do número de vagas, salários e cargos a serem preenchidos nos poderes Executivo e Legislativo.

Conforme a publicação, o contrato entre o Município e o Instituto foi assinado no dia 13 de junho de 2018. (Com Vanessa Alencar).

 

Crime no velório          

Na noite de segunda-feira, 18, um homem foi executado durante o velório da sogra. O crime aconteceu na cidade sertaneja de Dois Riachos e deverá ser alvo de inquérito policial. A vítima é o agricultor David Vicente da Silva Filho, de 43 anos, irmão de um sargento da Polícia Militar. O homem estava na frente de uma residência, situada em um sítio, no povoado Pai Mané, zona rural da cidade, quando dois homens em uma moto se aproximaram do imóvel e atiraram na direção do agricultor.

 

Tumulto

Houve princípio de tumulto no interior do imóvel, onde ocorria o velório da sogra de David. Os atirados fugiram antes que pudessem ser identificados.

Os projéteis perfuraram a cabeça e o tórax do agricultor que faleceu antes de receber socorro médico.

 

Inquérito

O inquérito policial deve ser aberto e o crime será investigado pela polícia de Santana do Ipanema, coordenada pelo delegado Hugo Leonardo, titular daquela regional.

A sogra de David será sepultada hoje, enquanto o corpo do agricultor é velado. Testemunhas devem prestar esclarecimento ainda essa semana sobre o crime.

 

Dirigentes municipais

Palmeira dos Índios sediará nos dias 21 e 22 (quinta e sexta-feira) deste mês, no auditório do Cesmac, o IV Seminário Regional de Formação dos Dirigentes Municipais de Educação, com o tema “Fortalecendo a gestão pública municipal para cumprir o direito à educação”, promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

O evento conta com apoio dos governos Municipal e do Estado. O anfitrião do evento, prefeito Júlio Cezar, vai compor a mesa de solenidade de abertura do evento.

 

Temas abordados

Durante o encontro, serão abordadas temáticas como: lançamento do Programa Mais Educação, Censo Escolar e Gestão, Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e Cartão PDE, Rede PCR, Conviva Undime, Avaliação e Monitoramento do Plano Municipal de Educação e palestras sobre o fortalecimento da Gestão Educacional. O intuito da Undime é fortalecer a luta dos Dirigentes Municipais de Educação.

 

Prefeito acatou ideia

“O evento será uma marca para nós, do interior e para a Undime que, pela primeira vez, vai interiorizar o evento. Quando o FNDE esteve em Palmeira, na semana passada, falamos com o prefeito Júlio Cezar que prontamente acatou a ideia. E sem contar que Palmeira é um município que fica central para todos. Quero destacar a importância do prefeito, que tem dando todo o apoio à educação, que é isso que nos importa”, disse o presidente da Undime em Alagoas Rubens Araújo.

 

… E continuou. “No Seminário, teremos representantes do Ministério da Educação e será tudo muito dinâmico para que os profissionais possam ter acesso a uma diversidade de assuntos importantíssimos para os nossos gestores, além de atendimento personalizado e institucional aos municípios. Agradeço muito ao prefeito Júlio por toda a parceria e por sempre apoiar os eventos da área da Educação”, completou Rubens Araújo.

 

… De acordo com a secretária municipal de Educação de Palmeira dos Índios Alcineide Nascimento, o Encontro Regional mobilizará todos os secretários e técnicos da educação pública municipal.

 

… “Seja para formação, reflexão e discussão sobre as políticas públicas educacionais, a intenção é que todos nós possamos nos atualizar sobre os programas federais, fortalecendo os gestores em busca de estratégias para a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem das crianças e jovens das escolas municipais. É a Undime mais próxima da realidade dos municípios interioranos”, destacou a secretária.