Flávio Gomes

20 de junho de 2018

O labirinto de Ciro

Ricardo Noblat: “Ciro Gomes (PDT) dispara em todas as direções e por enquanto não acertou em nenhuma. Gastou os últimos meses tentando atrair o PT – sem sucesso. O PT irá de Lula, pelo menos até quando a Justiça permitir. E depois disputará a vaga de Michel Temer com Jaques Wagner ou Fernando Haddad. Se depender da maioria do partido e do próprio Lula, com Wagner. Se depender de Wagner, com Haddad. É possível que o PT acene para Ciro com o lugar de vice na chapa do seu candidato – mas será só para Ciro recusar. E se Ciro for para o segundo turno e o PT não, é seguro que contará com o apoio do PT. Ciro quer ter o PC do B com ele desde já – mas a desistir da candidatura de Manuela D’Ávila, o PC do B reatará sua antiga aliança com o PT. Ciro investe na companhia do PSB, partido que o abrigou no passado recente. Tem a simpatia de um grupo numeroso de deputados do PSB. Mas o PSB vive lá o seu dilema: juntar-se ao PT ou não ter candidato algum a presidente? O PSB de Pernambuco quer juntar-se ao PT. O de São Paulo, a Geraldo Alckmin (PSDB). Ciro é autor do prodígio de ter conseguido se travestir de candidato de esquerda ou palatável à esquerda. Mas isso é insuficiente para lhe assegurar uma das vagas no segundo turno.”

Ranking

O Atlas da Violência de 2018, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com dados de 2016, revela que Alagoas é o segundo estado brasileiro com maior taxa de homicídios: 52,3 assassinatos para cada 100 mil habitantes. Sergipe tem a maior taxa 64,7. Alagoas é terceiro lugar em homicídios contra jovens.

Proposta

Presidente estadual do PTC, Célia Rocha, ex-prefeita de Arapiraca e pré-candidata a deputada estadual, ao lançar o projeto “Nossa Alagoas”: “A construção de um mandato começa ouvindo a população, entendendo as necessidades, potencialidades e desafios de nosso Estado. Só entendendo Alagoas podemos contribuir com seu crescimento”.

Na mesma

Se uma das razões de o deputado federal Ronaldo Lessa (PDT) cogitar ser candidato ao governo com apoio de Rui Palmeira é dar palanque a Ciro Gomes, presidenciável do seu partido, que critica sem dó o MDB dos Renans Calheiros, a opção seria inócua. É que o PSDB de Rui tem Geraldo Alckmim também como presidenciável.

MPE

Produtos Tio Francisco, de Arapiraca; Loja Mais, de Santana do Ipanema; Pousada Jangadeiros, de Maragogi. Estas três empresas alagoanas conquistaram, ontem, o Prêmio MPE 2018, concedido pelo Banco do Nordeste. A solenidade de premiação foi realizada no auditório da Superintendência do BNB em Maceió.

Penta

Alagoas fez bonito na festa da Revista Prazeres da Mesa, no Memorial da América Latina, com cinco títulos na gastronomia Melhor Cozinha Brasileira (Akuaba), Melhor Cozinha do Nordeste (Divina Gula) e Melhor Banqueteiro (Wanderson Medeiros), Melhor Carta de Cervejas (Divina Gula), e Melhor Carta de Vinhos (Maria Antonieta).

Digitais

Uma auditoria do TCU descobriu rombo de R$ 20 bilhões no FIES entre 2009 e 2015. Estão envolvidos os ex-ministros da Educação Fernando Haddad, Aloizio Mercadante e José Henrique Paim, além do ex-titular do Planejamento Nelson Barbosa e da ex-presidente da Caixa Econômica Federal Miriam Belchior.

*O Poder Judiciário de Alagoas dá continuidade hoje, em Ibateguara, às ações do programa Moradia Legal III. Cerca de 400 imóveis deverão ser regularizados. A entrega dos títulos de propriedade será 10 horas, na Praça Padre Francisco, em frente à igreja.

*A Oficina de Preparação de Atores, promovida pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), chega este mês a Murici. As aulas acontecem hoje e amanhã, na Escola Governador Lamenha Filho. As inscrições são gratuitas.

*A produção teatral do agreste de Alagoas marca presença na 19ª edição do projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato com o monólogo “Bailarete, a Bailarina Barbada”, do Ato Reflexo Companhia de Teatro. No Teatro Deodoro, 19h30m. Ingresso a R$ 20,00.

*A Secretaria de Saúde de Maceió registrou cobertura vacinal de 90,7% até 15 de junho, atingindo a meta da Campanha contra Influenza do Ministério da Saúde, que é de 90% do público-alvo. O percentual representa 182.473 mil pessoas vacinadas na capital.

*Continua aberta à visitação a exposição “Um Foco, Antes do Foco”, do fotógrafo Adriano Arantos, no Café da Linda, no foyer do Teatro Deodoro. A entrada é gratuita. A exposição fica em cartaz até 18 de julho e pode ser visitada de terça a domingo.

* Trinta artistas visuais expõem suas obras na exposição “Futebol e Arte”, que fica em cartaz até 18 de julho, no Memorial à República. A mostra faz a conexão das artes visuais com o público que gosta de futebol, tendo a Copa do Mundo como temática.

“Corrupção é uma das raras chances que o governo tem para abrir e concluir processos de demissão de funcionários públicos”

Cláudio Humberto Rosa e Silva

Jornalista