Flávio Gomes

19 de junho de 2018

Omissão conveniente

Rui Fabiano: “Mais estranho que a decisão do STF, às vésperas das eleições, de vetar o voto impresso – lei aprovada em 2015, por mais de 70% do Congresso -, sob alegação de inconstitucionalidade, é o silêncio e aparente indiferença dos parlamentares em relação a essa medida. Não foi uma decisão qualquer, mas uma interferência de um poder sobre outro, sem uma justificativa convincente. Trocando em miúdos, o STF disse ao Congresso que ele não soube legislar. E o que justifica esse silêncio? Simples: entre a aprovação da lei, que derrubou inclusive o veto que a presidente Dilma quis lhe impor – derrubado sem piedade -, deu-se a expansão da Lava Jato. Em 2015, ela ainda não chegara aos parlamentares; em 2018, muitos deles já estão em cana e outros preparam-se para desfrutá-la. O STF os julgará. Não se briga com o julgador. A Constituição não trata de urnas ou cédulas eleitorais. Estabelece apenas que o voto será secreto. E nenhum ministro do STF demonstrou – até porque seria impossível – que o voto impresso, subsidiário ao da urna (e não seu substituto), quebra o sigilo, a não ser que se queira impô-lo ao próprio eleitor. Os que o tentaram não convenceram; apenas reforçaram a suspeita de que há algo mais por trás dessa decisão.”

Marco

Renan Filho festejou a inauguração do Instituto Médico Legal, obra anunciada em vários governos e nunca concluída: “Estamos entregando um equipamento de ponta, de primeira linha. O IML de Alagoas é hoje, sem dúvida alguma, um dos mais modernos do Brasil; possui toda a estrutura necessária para prestar um bom serviço”.

Foi longe

O deputado federal João Henrique Caldas (PSB) está em Paris, onde participa de reunião do Comitê Diretor do programa Global Young MP Initiative. Uma iniciativa do Banco Mundial, que reúne parlamentares de diversos países com até 45 anos de idade, comprometidos em superar os desafios do desenvolvimento internacional.

Minha Casa

O senador Benedito de Lira e o deputado federal Arthur Lira, ambos do PP, trouxeram a Alagoas o Ministro das Cidades, Alexandre Baldy. No Pilar, o ministro assinou ordem de serviço de 600 casas do Minha Casa Minha Vida para famílias em áreas de risco; em Rio Largo, foram retomadas as obras de 609 casas no Conjunto Edson Novais.

Proposta

Inconformado com a saída temporária de presos famosos envolvidos com a morte de parentes, inclusive em datas comemorativas da família, o deputado federal Marx Beltrão (PSD-AL) quer restringir tais facilidades concedidas a detentos perigosos. Nesse sentido, apresentou na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 10348/18.

Presença

Os alagoanos Hemerson Gama e Maria Tavares participam, desde ontem e até a próxima 5ª feira, em Brasília, de evento do RenovaBR, instituto voltado à formação de novas lideranças políticas. O objetivo é aproximar as lideranças do RenovaBR do Congresso Nacional, visando alternativas ao atual sistema político brasileiro.

Opinião

Site “Migalhas”: “Neste fim de semana, os jornais trouxeram perfis dos eleitores de Ciro Gomes. O que isso significa? Significa que há um movimento intenso de pesquisas para saber o potencial de crescimento do pedetista. Nesse sentido, convém ficar de olho nos eventuais acordos que estão sendo costurados, pois podem ser decisivos.”

 

*A Carajás recebeu o Prêmio Amigo da Inclusão, durante a abertura da I Feira Alagoana de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho. Além do prêmio, foi parabenizada por empregar 59 aprendizes com deficiências em lojas do grupo.

 

*O presidente da FMAC, Vinícius Palmeira, o secretário municipal de Segurança Comunitária, Ivon Berto, e o titular da SMTT, Antônio Moura, concedem entrevista coletiva hoje, às 8h30m, no Hotel Jatiúca, sobre o São João da Prefeitura de Maceió.

 

* Douglas da Silva Santos, aluno do Senai/AL, conquistou medalha de ouro, na ocupação Confeitaria, durante a Seletiva para a Worldskills 2019. A premiação ocorreu na unidade de Taguatinga-DF. Em 2016, ele ganhou dois ouros na Olimpíada do Conhecimento.

 

*A “Maratona da Voz” acontece hoje, 19 horas, no auditório da Unit, em Cruz das Almas, para profissionais da voz, estudantes, músicos e jornalistas. Participam o preparador vocal Michael Álex e a fonoaudióloga Gabriela Sóstenes. Contato: 99989.1132.

 

*A Uninassau sedia, desde ontem, a VI Conferência Municipal de Educação. Hoje acontecem debates temáticos, plenária geral para a aprovação do regimento e a eleição dos delegados à III Conferência Estadual de Educação do Estado de Alagoas.

*Na 6ª feira, em Maceió, o CRB ganhou da Ponte Preta por 2×0. No sábado, o CSA empatou em 0x0 com o Paysandu, em Belém. Agora os adversários se invertem: hoje a Ponte Preta recebe o CSA, 19h15m; sábado, o CRB recebe o Paysandu, 21 horas.

 

“Com novo IML, inquéritos terão provas mais robustas”

Elizabeth Carvalho

Desembargadora do Tribunal de Justiça de Alagoas