Roberto Baia

15 de junho de 2018

Na contramão

O advogado e professor Rogério Teófilo travou uma verdadeira batalha, durante longos 20 anos, para enfim comandar os destinos da segunda maior cidade de Alagoas. O seu sonho, no entanto, está se transformando em um verdadeiro pesadelo. Além da revoada de aliados como o deputado estadual Severino Pessoa, Teófilo está de mãos atadas e segue de forma atabalhoada a sua administração pífia, onde a máquina simplesmente emperrou, com obras paralisadas e áreas prioritárias, como educação e saúde, vivendo um verdadeiro caos.

 

De mal a pior

Teófilo parece perdido. Com a saída de importantes secretários e assessores diretos, a maioria ligado a Severino Pessoa, o prefeito arapiraquense nomeou sete novos secretários. A mudança parece que foi de mal a pior já que, de acordo com bastidores da política local, os sete convocados não valem por um, se levar em conta experiência e competência para tocar os cargos que ocupam.

 

“Nova equipe”

Para formar a nova equipe, Teófilo escancarou as portas para novos aliados como Biu de Lira e o filho Arthur Lira que empurraram goela abaixo até um vereador de Feira Grande para comandar a pasta de Agricultura.

 

Em tempos de Copa…

E ao que deixa transparecer, o prefeito está mais perdido do que cego em tiroteio e mais enrolado do que cordão em bolso de bêbado. Precisa acordar, para o bem dos arapiraquenses, que assistem a tudo, sem entender nada. Afinal, a pergunta que não quer calar, nos quatro cantos da cidade, parece bem simples: Finalmente, quando é que o prefeito vai começar administrar?

Em tempos de Copa do Mundo, se pode afirmar que a bola de Rogério está murcha.

 

Não era hora

E a administração municipal levou mais um baque. Desta vez com a saída de Adoniran Guerra, Coordenador Geral de Aquisição de Bens e Serviços de Arapiraca. Ele entregou o cargo na tarde de quarta-feira, 13, com uma desculpa nada convincente de que iria cuidar dos negócios e da família.

 

Pulou fora

Na verdade Guerra pulou do barco e deixou o timoneiro com água até o pescoço. A sua saída, além de causar constrangimento ao gestor que o tem como aliado, expôs ainda mais a administração que anda capenga desde o rompimento entre Teófilo e o grupo do deputado estadual Severino Pessoa.

 

Momento difícil

Adoniran saiu em um momento difícil, onde o gestor está sufocado por inúmeras razões, dentre elas denúncias de improbidade que já estão na esfera do Ministério Público.

 

Já é hora

Rogério Teófilo precisa colocar a cabeça no lugar para que possa respirar e tocar a sua gestão, afinal ainda tem dois anos pela frente. É pouco tempo para retomar fazer a máquina funcionar a todo vapor e uma eternidade se continuar com o marasmo administrativo, que empacou ações em favor da população.

 

Campus do Ifal

Está prevista para o dia 5 de julho, a inauguração da nova sede do campus Ifal Arapiraca. A obra vai atender mais de 700 alunos e cerca de 80 servidores que atuam na instituição.

 

O prédio

A área total do terreno do Ifal é de quase 60 mil m² e a área construída é de 5.577,39m². O prédio conta com 12 salas de aula, laboratórios, quadra de esportes, refeitório, áreas de lazer e espaços destinados à convivência. Ainda possui auditório com capacidade para cerca de 170 pessoas e biblioteca com dois pavimentos, com áreas reservadas para estudo e espaço com computadores para acesso dos alunos. O prédio é totalmente acessível, inclusive com elevadores para cadeirantes. O local também comporta estacionamento e uma área verde que deve ser destinada para o cultivo de uma horta orgânica.

 

… Atualmente, o campus atende a comunidade do município e de quase 20 cidades vizinhas.

 

… A instituição tem 602 alunos matriculados para cursos do Ensino Médio integrado com os cursos técnicos de Informática e Eletroeletrônica, além do curso subsequente de Eletroeletrônica noturno. Nas duas pós-graduações de Ensino das Ciências e Matemática e Linguagem e Práticas Sociais há mais 113 alunos.

 

… Uma comissão formada por servidores e técnicos está preparando a solenidade de inauguração. Autoridades devem ser recebidas às 10h e as atividades de inauguração continuam à tarde, com um momento especial voltado para alunos, ex-alunos e a comunidade em geral que participa da instituição.