Flávio Gomes

15 de junho de 2018

Lula “Jim Jones”

Jornalista Ricardo Noblat, em seu blog: “A mais recente pesquisa Datafolha foi celebrada pelo PT como uma prova a mais da força eleitoral de Lula, de como ele continua vivo na memória coletiva e de como tem razão em se dizer candidato. A pesquisa, porém, trouxe uma informação que o PT preferiu ignorar. Há um ano, quando perguntados em quem pretenderiam votar para presidente, 15% dos eleitores diziam o nome de Lula. Agora, só 10% dizem a mesma coisa. Lula perdeu, portanto, 1/3 da intenção de voto espontânea. Certamente porque os eleitores, aos poucos, estão se convencendo de que ele não será candidato. Quanto mais o PT demorar a indicar um candidato à vaga de Temer, mais eleitores de Lula se sentirão à vontade para fazer suas escolhas pessoais sem esperar uma ordem de cima. Elementar. O PT parece estar para Lula como milhares de pessoas nos anos 70 do século passado estiveram para James Warren ‘Jim’ Jones, fundador e líder nos Estados Unidos do culto Templo dos Povos. Em novembro de 1978, na Guiana inglesa, pouco mais de 900 fiéis de Jim Jones, estimulados por ele, espontaneamente tomaram veneno e morreram. Em uma fita gravada na ocasião, ouve-se a voz do pastor dizendo: ‘Cometemos um ato de suicídio revolucionário para protestar contra as condições de um mundo desumano’.

Metamorfose

Causou estranheza a informação de que o conterrâneo Aldo Rebelo, militante histórico do PC do B, esteja tratando de aliança do Solidariedade, seu atual partido, com Geraldo Alckmim (PSDB). Ex-ministro e ex-presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo antes do Solidariedade já se filiara ao PSB, no final de 2017.

Destaque

Fabrício Marques, titular da Seplag, sobre o PIB do Estado ter crescido 2,94% em 2017, enquanto o PIB nacional cresceu 1%: “Alagoas se destacou bastante quando analisado o panorama econômico de Serviços. O comércio alagoano, por exemplo, foi destaque em 2017 e chegou a ter o segundo melhor desempenho do país”.

Boa causa

Por proposta do deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB), a Assembleia Legislativa realiza hoje, 9 horas, audiência pública para discutir o trato dos animais em situação de rua. A ideia surgiu após reunião de Rodrigo com representantes da Comissão do Bem-estar Animal da OAB-AL e ONGs que trabalham pela causa animal.

Agenda

O Dia de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa será lembrado hoje, às 14 horas, na Câmara Municipal de Maceió, em audiência proposta pela vereadora Fátima Santiago (PP). Haverá também entrega da Comenda Dom Fernando Iório e palestra do promotor Flávio Gomes da Costa Neto, presidente da AMPAL.

Assédio

Marialba Braga tem sido assediada por vários grupos que fazem oposição à atual gestão da OAB/Alagoas para que seja candidata na eleição de novembro próximo. Até agora tem resistido aos apelos, alegando não ter interesse. Não há ainda nomes definidos, embora exista expectativa de Fernanda Marinela disputar a reeleição.

Opinião

Márcio Coimbra: “Os desdobramentos dos anos Dilma e Temer ainda perdurarão por muito tempo. Uma economia desarrumada, corrupção sistêmica e a instauração da república do compadrio, principal combustível daqueles que pedem a volta dos militares. O legado é simples e melancólico: a crença em nossa democracia sai enfraquecida.”

*Ensinamento de Rui Barbosa, um dos maiores juristas brasileiros: “Onde quer que haja um direito individual violado, há de haver um recurso judicial para a debelação da injustiça; este, o princípio fundamental de todas as Constituições livres.”

*A Imprensa Oficial Graciliano Ramos lança hoje o Guia Geral do Arquivo da Cúria Metropolitana de Maceió, organizado pela historiadora Irinéia Maria Franco. A partir das 10 horas, no Centro Arquidiocesano de Cultura e Artes Dom Santino Coutinho.

*A Prefeitura de Maceió realiza hoje o “Arraial Praia Acessível”, edição especial do Projeto Praia Acessível, em parceria com a Faculdade Uninassau. Haverá apresentação de trio de forró, quadrilha, aulas de dança e alongamento e várias outras atividades.

*O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) encerra hoje inscrições para vagas em cursos de graduação, por intermédio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) que poderão ser feitas através do endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br. Existem 290 vagas.

 

* “Maria Bonita” é o show que a cantora Juliana Mascarenhas apresentará hoje, às 19 horas, no teatro do Centro Cultural Arte Pajuçara, dirigido por Kemersson Lemos. Está programada também participação do Jassbozz Quartet. Contato: 98819.8331.

* Vice-lanterna da Série B do Campeonato Brasileiro, o CRB tem hoje ouro confronto da série “Vencer ou vencer”: recebe a Ponte Preta, às 21h30m, no Trapichão. Como incentivo à participação da torcida, ingresso de arquibancada custa R$ 10,00.

 

“Em hipótese nenhuma”

Ciro Gomes

Pré-candidato do PDT à Presidência da República, ao negar que vá fazer uma Carta ao Povo Brasileiro, como a apresentada por Lula em 2002