Edmilson Teixeira

30 de maio de 2018

Piranhas/AL entra em clima de “Forrogaço”

O feriadão deste final de semana que se inicia a partir de quinta, por conta do Dia de Corpus Chisti, ganha uma maior dimensão na cidade de Piranhas/AL. É que no domingo haverá  a festa de seus 131 anos de emancipação política; mas é na sexta, que começa a 15ª edição do Forrogaço (Forró do Cangaço) que promete atrair milhares de turistas de todas as regiões. O evento que se estende até o sábado, contará com as badaladas bandas forrozeiras: Matruz com Leite, Cavaleiro do Forró, Forrozão das Antigas, Avine e Vinny, entre outras.

Apoio  

Pois para garantir a tradição festiva, a prefeita Maristela Dias afirmou que recebeu apoio do governo do Estado, sobretudo para contratar boas atrações musicais, visto que a Prefeitura ainda enfrentar a turbulência da crise econômica do País. “É uma festa consagrada que não pode deixar de acontecer; pois se trata de um evento de grande porte turístico do sertão alagoano, que movimenta a economia local, gerando muita satisfação para milhares de pessoas, que habitualmente faturam de forma nunca vista com todos seus segmentos de negócios comerciais”, disse a prefeita.

Cultura

Além de show musical, o Forrogaço 2018 conta ainda com atratividades culturais e esportivas. Na quinta-feira, por exemplo, a cidade vai sediar  a VI edição do Prêmio Culturas Populares, promovido pelo Ministério da Cultura, cujo evento ocorrerá em diversas cidades brasileiras de forma simultânea. “Na verdade o nosso Forrogaço engloba de um modo geral os festejos juninos de Piranhas, onde a sua programação se estende para os dias 15, 16 e 29” comentou otimista a prefeita Maristela.

Capela

Hoje pela manhã, esse colunista estará recebendo em Capela, minha terra natal, uma homenagem prestada pela Câmara de Vereadores, por meio do vereador Fernando Malta (PSC). “Estamos fazendo jus a um grande conterrâneo, que ao longo de sua vida profissional sempre procurou colocar as ações de Capela em evidência, sobretudo no cenário da comunicação de forma espontânea e gratificante para todos nós. Pois nesta quarta ele receberá o título de Moção de Congratulação”, comentou Fenando Malta.

Arapiraca

O PV alagoano conta com uma grande representante no agreste, na luta por uma vaga na Assembleia Legislativa. Trata-se de Valquíria Valentim, esposa do ex-deputado Cícero Valentim da região de Arapiraca. “Valquíria é empresária e lida com grupos de evangélicos, sobretudo desenvolvendo ações sociais junto com as camadas carentes”, afirma um integrante de seu grupo.

Penedo

Uma vasta programação foi preparada pela Diocese de Penedo para celebrar o Dia de Corpus Christi na cidade ribeirinha. Coroação, celebração eucarística, pregação, terço e procissão são algumas das ações previstas para acontecer nesta data. A especial terá início às 19 horas desta quarta-feira, com a coroação de Nossa Senhora na Catedral. Trata-se do momento em que católicos e não católicos manifestam sua devoção e respeito à santa.

Penedo II

Já na quinta, as celebrações terão início às 14 horas, onde os fiéis deverão participar de uma pregação. Posteriormente, por volta das 15 horas, acontecerá o Terço Mariano. Após um intervalo haverá, às 16 horas, uma reflexão sobre a Santíssima Eucaristia e adoração ao Santíssimo Sacramento. Depois a imagem do Corpo de Cristo será conduzida em carro aberto com destino a Igreja Matriz, local onde o bispo Dom Valério Brêda fará o encerramento do ato religioso.

Precatórios

Aos professores de vários municípios que na última segunda-feira estiveram fazendo protesto em Maceió, vale salientar que na última sexta-feira, o Ministério Público Federal do Estado de Alagoas emitiu nota de esclarecimento sobre os precatórios do Fundef. A nota tem como objetivo declarar falsa a qualquer notícia no sentido de que o MPF/AL concorda com o rateio do Fundef proveniente dos precatórios entre os professores. A nota ainda destaca que tais notícias podem estar sendo maliciosamente utilizada com fins políticos e eleitorais.

Atalaia

Em Atalaia, por exemplo, o MPF/AL e Prefeitura firmaram Termo de Acordo Judicial no dia 22 de março deste ano, onde foi apresentado um cronograma de execução do plano de aplicação para esses recursos oriundos dos Precatórios do Fundef, “destacando a aplicação na íntegra, exclusivamente na Educação”, conforme informa o documento.

Atalaia II

Segundo o documento, para Atalaia está previsto um valor de R$ 23.070.279,14, que deverão ser usados em várias especificações na área educacional, a exemplo do pagamento do débito da folha de pessoal (proventos, 13º, 1/3 de férias), referente ao mês de setembro de 2014, que não foram pagos pelo ex-prefeito, que assumiu a Prefeitura neste período. Também está prevista reformas e ampliação de creches e escolas, construção de duas novas creches, construção de uma escola, capacitação dos profissionais, aquisição de transporte escolar, aquisição de materiais para implantar nas escolas laboratórios de ciência e de robótica, entre outros.

Argumento

Por entender que a vultosa quantia poderia ser indevidamente destinada ao custeio de gastos outros que não a educação, o MPF requereu ao Poder Judiciário a indisponibilidade liminar dos valores dos precatórios, tendo obtido êxito na maioria dos casos. Ressalte-se que o objetivo do MPF é garantir que os referidos recursos sejam destinados à sua finalidade original, isto é, a educação de cada município beneficiado.