Roberto Baia

28 de Maio de 2018

“Inova Jovem”

Já pensou em abrir o seu próprio negócio, avaliando a realidade de sua localidade e aplicando seu sonho para fora do papel?

Foi isso o que fizeram os moradores da comunidade Pau d’Arco nesta última semana, de 21 a 25 de maio, com as aulas de empreendedorismo do “Inova Jovem” ofertadas pelo programa Inova Jovem, tendo à frente a Secretaria Nacional da Juventude, do Governo Federal, em parceria com a Agência de Fomento Social Besouro, incubadora do Rio Grande do Sul.

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SMCLJ), viabilizou estes encontros e mobilizou duas turmas para que os interessados pudessem aprender mais sobre fluxo de caixa, perfil dos concorrentes de seu negócio, pesquisa dos consumidores, análise financeira, ambiente externo e outros itens.

O Inova Jovem atende a pessoas 18 a 29 anos que estejam em locais de vulnerabilidade social, com foco na juventude negra.

Gratuitas, as aulas aconteceram na sede da Associação de Desenvolvimento dos Moradores da Comunidade Remanescente de Quilombos da Vila Pau d’Arco, zona rural de Arapiraca.

 

Prefeitura de Palmeira decreta situação de emergência

 

prefeito Júlio Cezar decretou hoje (28) situação de emergência, devido à greve nacional dos caminhoneiros e que afeta o abastecimento de combustíveis no país. Em Palmeira dos Índios, os dois postos que abastecem os carros da prefeitura já estão desabastecidos. Por isso, apenas os serviços essenciais como Samu; os carros que transportam pacientes com cirurgias eletivas, consultas e exames marcados para Arapiraca e Maceió; veículo que transporta pessoas que fazem hemodiálise; coleta de lixo; iluminação pública; ambulâncias da área da Saúde que não utilizam gasolina e o transporte das equipes dos PSFs da cidade estão mantidos. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar também estão com a frota sem combustível e o prefeito Júlio Cezar também garantiu o abastecimento destes dois serviços.

 

“FNDE em Ação”

O município de Palmeira dos Índios sediará nesta terça-feira (29), o “FNDE em Ação”, uma iniciativa que leva aos estados e municípios brasileiros assistência técnica por meio de palestras e capacitações sobre os programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), além de atendimento técnico qualificado com soluções para diversas pendências educacionais. A equipe selecionada para participar do evento é composta por técnicos com alto nível de conhecimento em ações e programas no âmbito do FNDE.

O evento, que acontecerá a partir das 8h30, no auditório do Centro Universitário Cesmac de Palmeira, também percorre todos os municípios brasileiros com a finalidade de aproximar os gestores do FNDE, ajudá-los a enfrentar os desafios e dificuldades, resolver impasses e a liberação de recursos pelo Plano de Ações Articuladas (PAR), além de apresentar a linha de investimentos do Fundo para a educação dos municípios. A iniciativa é destinada, especialmente a prefeitos, secretários municipais de Educação e Gerentes Municipais de Convênio.