Roberto Baia

21 de maio de 2018

Mais Alfabetização

A Educação, para chegar até a outra ponta, precisa de uma série de fatores que garantam a transversalidade e todo um contexto interdisciplinar. E é no processo de aprender a escrever e a ler – sobretudo, o mundo à nossa volta – que isso deve ser ainda mais enfocado.

Por isso, a comissão responsável pela implantação do programa Mais Alfabetização em Arapiraca tem trabalho com toda a cautela, fazendo a análise dos candidatos inscritos.

Nesta segunda-feira (21), a Prefeitura divulgou o resultado preliminar do processo seletivo para assistentes de alfabetização.

Quem desejar recorrer, terá até as 14h desta terça (22) para apresentar o recurso na Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, no Centro Administrativo, bairro Santa Edwiges.

Confira o resultado preliminar: http://web.arapiraca.al.gov.br/wp-content/uploads/2018/05/RESULTADOPRELIMINARDOPROGRAMAMAISALFABETIZAO.pdf

 

Semana Literária

O lugar de fala, de fato, tem sido cada vez mais aberto na nossa cidade depois que o grupo literário Leia Mulheres Arapiraca resolveu conversar sobre o fazer feminino no universo das letras.

Assim, durante a Semana de Estudos Literários (Semali) da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), o grupo vai realizar diversos encontros para debater livros, filmes e a proposta em si do Leia Mulheres, além de haver apresentação teatral, troca de obras literárias e leitura de contos e poesias.

Este ano, a Semali está chegando à sua 5ª edição, desta vez homenageando o saudoso mestre do coco de roda, Nelson Rosa.

Dentro da programação, o Leia Mulheres vai conversar nesta quinta-feira (24) a partir das 17h30 sobre o livro “Persépolis”, um romance gráfico autobiográfico escrito por Marjane Satrapi. Estes encontros analisando um livro por vez são mensais.

Os eventos estão acontecendo sempre às 17h30 na “sala do mestrado” na Uneal, situada no bairro Alto do Cruzeiro. Confira:

21/05 – Apresentação do grupo Leia Mulheres e debate sobre experiências literárias;

22/05 – Apresentação teatral com Vivi Baroli;

23/05 – Troca de livros e microfone aberto para leitura de trechos de livros, contos e poesia;

24/05 – Reunião sobre o livro “Persépolis”; e

25/05 – Exibição do filme “Persépolis”.

 

São João 2018

Os festejos juninos se aproximam. E com eles, as definições das atrações que vão encantar os nossos polos de arrasta-pé pela cidade.

Nesta segunda-feira (21), a Prefeitura de Arapiraca está divulgando o resultado preliminar de três dos quatro editais lançados este ano (confira: http://web.arapiraca.al.gov.br/editais/sao-joao-2018-editais/).

Para os Artistas e Bandas Locais, foram habilitados Jordão e Banda; Quiçaça em Forrozão do Mago Véio; Pascoal; Bastinho da Sanfona e Xamego e Xodó; Milena Araújo; e Coco dos Gomes.

Já para as Quadrilhas Estilizadas, a Dona Ciça; Lengo Tengo; Renascer do Sertão; Canarraiá; e Mandacaru.

E para os Arraiás Comunitários, são eles o Arraiá Baile na Roça; Arraiá Gonzagão; Arraiá Balança Mas Não Cai; Arraiá Canarraiá; Arraiá LengoTengo; Arraiá Caxi na Roça; Arraiá Vila Contente; Arraiá Matuto Macho; Arraiá Capiatã; Arraiá Ritmo Quente; Arraiá Vila São José; e Arraiá Mandacaru Junino.