Edmilson Teixeira

17 de maio de 2018

Santana do Mundaú

Por conta de uma nota publicada na terça-feira nesta Coluna, onde o vereador Ivan Ferreira (PMN) criticou a atitude do prefeito Arthur Moraes (MDB) por se promover individualmente pelo fato de decretar o fim do lixão na cidade, a assessoria do prefeito rebate: “Esse vereador é quem vai pagar os custos para coletar o lixo e enviar ao CTR de Pilar? Tão baratinha cada viagem… sai do bolso de quem senão da Prefeitura? Óbvio que o objetivo é cumprir a lei – se não fosse ela, quase ou nenhum município acabaria com os lixões” disse, afirmando que o esforço financeiro fica por conta da administração, isso é inquestionável!

 

Olho d’Água do Casado

A agricultura do município de Olho D´água Grande recebeu um importante reforço nesta terça-feira, com a entrega de um novo trator agrícola. Acompanhado da secretária de agricultura, Josane Luiz, o prefeito Zé Adelson esteve nas solenidades em comemoração aos 126 anos de Igreja Nova, onde recebeu das mãos do governador Renan Filho, as chaves do equipamento.

Planos

Para o prefeito, com o novo veículo, será possível atender aos agricultores em um espaço menor de tempo, possibilitando um atendimento mais ágil e de qualidade. “Os tratores são muito utilizados, principalmente durante a preparação da terra para o plantio. Nosso município agradece o olhar sempre atento do governador para as nossas demandas, e desta vez, contribuindo ainda mais para o fortalecimento da agricultura local, com a entrega deste veículo que representa um importante reforço ao trabalho que já realizamos junto aos produtores rurais” destacou Zé Adelson.

Igreja Nova/ Penedo

Por meio do Pró-Estrada, Renan Filho garantiu a entrega do acesso a Igreja Nova nos próximos 10 dias e assegurou que o programa fez uma grande mudança no município. “A obra dá acesso à cidade e liga também a BR-101 à AL-110. É uma obra fundamental, de maneira que nós empreendemos todos os nossos esforços; não foi uma obra simples e nem barata”, reforçou. Com investimento de R$ 17 milhões, recursos próprios do Estado, a obra vai encurtar distâncias, aproximando as pessoas de Penedo a Igreja Nova.

 

Agricultura

Também na terça-feira em Igreja Nova, Rena Filho fez a entrega de tratores para os municípios de Igreja Nova, Porto Real do Colégio, São Braz, Olho D’Água Grande, São Sebastião, Feira Grande, Lagoa da Canoa, Coite do Noia, Igaci e Craíbas, beneficiando os pequenos agricultores familiares, por meio do Programa de Mecanização Agrícola.

Maratona

Dentro de sua maratona pelos municípios alagoanos no transcorrer desta semana, ontem o governador Renan Filho foi prestigiar as comemorações alusivas à emancipação política dos municípios de Murici, no Vale do Mundaú, e de São Luís do Quitunde, na região Norte. Na sua terra natal onde até foi prefeito (Murici), Renan Filho fez a entrega de um trator equipado com grade aradora. Já em São Luiz, o governador entregou  tratores aos municípios de Japaratinga, São Miguel dos Milagres e de Novo Lino, além de São Luís e claro!

 

Eventos

Agora em maio, tido como o  “Mês do Meio Ambiente” o IMA segue com uma série de ações que acontece por todo o Estado. Entre os municípios de Maceió, Anadia, Tanque D’Arca, Barra de Santo Antônio, Satuba, Rio Largo, Penedo, Arapiraca, Marechal Deodoro, Japaratinga, Campo Alegre, Coruripe, Viçosa e Satuba suas equipes se dividem entre as mais diversas atividades, todas voltadas para promover e incentivar a preservação do meio ambiente.

Delmiro Gouveia

Professores da rede municipal de Delmiro Gouveia rejeitaram a proposta dada pelo Governo Municipal de 4% divido em duas vezes. O acordo previa um aumento de 2% em junho e o restante em outubro. A decisão de rejeitar a proposta foi decidida na terça-feira, durante Assembleia na sede do Sinteal.

Situação

Pelo que se sabe, conforme o Sinteal, Delmiro tem um déficit relacionado ao piso nacional de 31,82% para professores de 18% para o setor de apoio. Pois é diante de tal situação, que o sindicato planeja uma paralisação para os dias 22 e 30 deste mês.

Piranhas

Na noite de segunda-feira, o povo de Piranhas promoveu um grande manifesto na cidade, por conta do elevado índice de violência que tem se alastrado por toda parte da região. O ato teve apoio do setor empresarial, que mais tem sofrido com a onda de assaltos de bandidos que atravessam o rio São Francisco, oriundos do Estado de Sergipe, para praticarem roubo e assaltos.

Piranhas -argumento

Em Piranhas, os comentários dão conta de que desde a saída da Companhia de Operações Policiais Especiais do Sertão (COPES-CAATINGA), para a cidade de Batalha; o município  vem sofrendo com a situação de insegurança. “O município de Piranhas é um dos mais procurados por turistas, os bancos que existiam na cidade estão sendo explodidos; a economia sofre e estamos assustados!” Destacou um comerciante local.

Histórico

Moradores contabilizam que desde dezembro do ano passado, a COPES foi enviada para Batalha, onde naquele município dois vereadores foram assassinados. Atualmente os policiais ficam fixos e são impedidos de circularem fazendo ronda. Enquanto isso, a cidade de Piranhas registrou duas explosões a Banco, o primeiro foi o do Brasil e o mais recente o Bradesco. As ações criminosas aconteceram em menos de 40 dias.