Flávio Gomes

17 de maio de 2018

Argumentos de Téo Vilela

Do ex-governador, ex-senador e ex-presidente nacional do PSDB, Teotonio Vilela Filho: “Tenho conversado muito com o presidente nacional do meu partido, Geraldo Alckmin, pré-candidato à presidência da República, e confio que o Brasil conhecerá Alckmin e verá que ele preenche todos os anseios da Nação. Aqui em Alagoas o PSDB se mantém unido, e eu e o nosso presidente Rui Palmeira estamos dialogando com os partidos aliados na construção de um palanque majoritário de oposição, que já tem como pré-candidato ao Senado o deputado Rodrigo Cunha. A propósito, a decisão de Rodrigo, que poderia ter optado por disputar o Governo do Estado, foi fruto de uma reflexão feita por ele, sem qualquer direcionamento do nosso partido ou de qualquer pessoa da executiva do PSDB isoladamente. Rodrigo é um político firme, íntegro, sério, competente e capaz de tomar por si só os passos que acredita ser os melhores para ele e para o povo alagoano. Seguimos também trabalhando na formação das coligações proporcionais, de forma democrática e compromissada com a excelência da política de Alagoas.”

Prudência

Prudentemente, o governador Renan Filho tem evitado comentários políticos, em meio ao reboliço dos grupos de oposição. Bem avaliado, principalmente pelo apoio dado aos prefeitos através de obras e ações, melhor para ele, cada vez mais favorito à reeleição, é observar a movimentação dos adversários à distância.

Licença

Hoje Renan Filho tira licença de 10 dias. À disposição para eventual candidatura, o vice Luciano Barbosa também não assumirá. O presidente da ALE, Luiz Dantas, não quis assumir. O desembargador Otávio Praxedes, presidente do Tribunal de Justiça, é quem vai responder pelo governo. Toma posse hoje, às 10 horas.

Articulação

Vanessa Alencar: “O deputado federal Arthur Lira (PP) e o deputado estadual Bruno Toledo (PROS) reafirmaram que o bloco da oposição segue unido. ‘Os partidos continuam juntos! Chapa de estadual formada, de federal formada, e dois senadores, vamos continuar conversando e vamos ter candidatura de governo’, garantiu Lira.”

Adesões

Embora não fosse surpresa, por declarações anteriores, é relevante o apoio público de Heloísa Helena à candidatura de Rodrigo Cunha ao Senado. Candidata a deputada federal pela Rede, ela passa a ter um parceiro na majoritária. Basile Christopoulos, candidato do PSOL ao governo, é outro que pode aderir a Rodrigo.

Argumento

Na entrevista que concedeu ao programa “Conjuntura”, da TV Mar, na última 2ª feira, Rodrigo Cunha confirmou ser candidato ao Senado e pediu compreensão àqueles que torciam pela sua candidatura ao governo: “Só sou um. Não posso ocupar dois espaços ao mesmo tempo. Não poderia disputar o governo e o Senado.”

Podemos

O advogado Richard Manso é mais um pré-candidato ao governo do Estado, pelo partido Podemos. Ao fazer o anúncio, o vice-presidente da legenda, também advogado Omar Coêlho, confirmou ser ele próprio candidato ao Senado. Para a proporcional, até agora o Podemos tem como certo o empresário Álvaro Vasconcelos.

Opinião

Site “O Antagonista”: “Os petistas ficaram contentinhos com as assinaturas de François Hollande e José Luis Rodríguez Zapatero em texto que pede a libertação de Lula e sua candidatura nas eleições. Além de desconhecerem a lei brasileira, o ex-presidente francês e o ex-premiê espanhol têm um histórico de derrotas acachapantes.”

*O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região apresenta, até o final de maio, a exposição “Memórias: Modos de Vida e Trabalho – Redescobrindo o passado através dos processos trabalhistas”. A mostra pode ser visitada de 2ª a 6ª, das 7h45m às 14h30m.

*Encerra-se hoje a Semana da Luta Antimanicomial da Uncisal, com o tema “A Liberdade Cuida, o Cuidado Liberta”. A programação inclui rodas de conversa, exposição, oficinas e apresentação do Teatro do Oprimido. Contato: 99607.7779.

*O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore participa da 16ª Semana Nacional de Museus. O 5º Encontro de Pesquisadores do MTB integra a programação. O tema do evento nacional é Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos.

*São Paulo, Bahia, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Alagoas. Desses Estados sairão os maiores e melhores criadores de ovinos Dorper e White Dorper, durante a Expoalagoas Genética. Hoje é último dia de julgamento, no Parque da Pecuária.

*As inscrições continuam abertas para o 14º Fórum Municipal de Assistência Social, que acontece hoje, no Planetário Digital e Casa da Ciência, no Lago da Perucaba, bairro Zélia Barbosa Rocha, na cidade de Arapiraca, a partir das 8 horas.

*O ensaio aberto do Clube do Jazz desta semana recebe hoje um convidado especial: o saxofonista Anderson Pessoa. No Complexo Cultural Teatro Deodoro, a partir das 10 horas. Às 21 horas, o Clube do Jazz promove uma Jam Session no Rex Jazz Bar.

*Vergonha! Desastre! Apagão! Não faltaram explicações para a goleada histórica que o CRB sofreu do Avaí, em pleno Trapichão. O clube alagoano começou bem, mas logo se desarticulou e agora amarga uma derrota para não esquecer: 4×0.

“O PT vai manter a candidatura de Lula até onde der”

Carlos Siqueira

Presidente nacional do PSB