Flávio Gomes

10 de maio de 2018

Eleição se ganha na véspera?

De Claudionor Araújo, ex-vereador e ex-secretário geral do PSDB: “Tenho lido em algumas colunas, blogs e em redes sociais, comentários de ‘analistas’ e entendidos de política, que a disputa eleitoral para o governo do Estado já estaria definida. E que o bloco governista faria 8 ou 9 deputados federais, ou seja, toda a bancada da Câmara. Aviso aos incautos e pretensiosos. Cuidado com a fanfarrada! Nem sempre a matemática eleitoral corresponde aos desejos, pretensões e cálculos de especialistas em resultados eleitorais. Lembro dois exemplos. 1. Em 2006, disputando a única vaga para o Senado, Fernando Collor venceu o bem avaliado e favorito Ronaldo Lessa, em uma campanha relâmpago de apenas 28 dias. 2. Na mesma eleição (2006), João Lyra, apoiado por 94 dos 102 prefeitos alagoanos, e 26 dos 27 deputados estaduais, foi derrotado no primeiro turno por Teotonio Vilela Filho, que teve o apoio de apenas 8 prefeitos e 1 deputado estadual. Vale destacar: na primeira pesquisa realizada no início da campanha, Teotonio tinha 5% as intenções de votos, contra mais de 50% de João Lyra. Portanto, como partida de futebol, que somente se comemora a vitória no apito final do juiz, eleição não se ganha na véspera, e sim ao fim da contagem dos votos colocados nas urnas e o resultado proclamado pela justiça eleitoral. Acautelem-se! A disputa poderá ser em dois tempos!”

Respaldo

Marcelo Bastos, portal “Novo Extra”, defendendo Rodrigo Cunha a governador: “Não sabemos qual será o cenário de 2022. Hoje é o momento certo. Isso por tudo o que estamos vivendo por causa da Lava Jato. Ele seria candidato agora com quatro partidos, com estrutura, tempo de TV. Isso pavimentaria um futuro político diferente.”

Duas frentes

Além de administrar a opção eleitoral feita pelo deputado estadual Rodrigo Cunha o prefeito Rui Palmeira passa a ter outra preocupação, com a paralisação dos servidores públicos municipais. A categoria tem assembleia marcada para hoje de manhã e um dos itens da pauta é exatamente a possibilidade de uma greve.

Quem cala…

O silêncio das partes só faz aumentar os rumores de que Marx Beltrão estaria estudando a possibilidade de recuar na pretensão de concorrer ao Senado para buscar a reeleição ou ser vice de Renanzinho. Qualquer das possibilidades aumenta as chances de Renan Calheiros ser reeleito mais uma vez para o Senado Federal.

A conferir

Há poucos dias, numa reunião em Brasília com políticos alagoanos, Renan Filho teria sugerido ao deputado Marx Beltrão (PSD) que entregasse os cargos que tem no governo estadual. A informação não foi desmentida. Estaria Marx de fato desistindo de disputar o Senado ou teria faltado determinação ao governador?

Agenda

A vereadora Tereza Nelma, de Maceió, recebe hoje da Câmara Municipal de Arapiraca a Comenda Manoel André, fundador do município e que empresta nome à principal honraria concedida a uma personalidade. Arapiraquense, Teresa Nelma está há anos em Maceió. Às 19h30m, no Centro de Referência Integrado de Arapiraca.

Inovação

O jornalista e cineasta Joaquim Alves tentou, em vão, apoio governamental e, por não conseguir, resolveu utilizar o aparelho celular para fazer um filme. O resultado é “Em busca a tronco”, longa que aborda a situação de um padre que contraiu ELA – Esclerose Lateral Amiotrófica. Exibição hoje, 20 horas, no Arte Pajuçara.

Opinião

Luiz Felipe Pondé: “Qualquer um que conheça minimamente os ‘movimentos revolucionários’ do século 19 europeu, e que também conheça o pensamento do próprio Karl Marx (1818-1883), sabe que mentir, inventar fatos que não existem ou contá-los como bem entender fazia parte de qualquer cartilha revolucionária.”

* O advogado Denarcy Souza e Silva Júnior apresenta hoje a palestra “Aspectos Práticos do Recurso Especial e Recurso Extraordinário”, em nova parceria PGE/Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas. A partir das 14 horas, no auditório da PGE.

* A Prefeitura de Maceió hoje, às 9 horas, a nova sede do Sine Maceió, localizada no Shopping Popular, com capacidade de atender até 400 pessoas por dia. O posto funciona de 2ª a 6ª feiras, das 8 às 14 horas, na Rua do Livramento, esquina da Praça Deodoro.

*A Federação das Indústrias de Alagoas, em parceria com Sebrae, governo do Estado e integrantes da Cadeia Produtiva da Química e do Plástico, realiza hoje o III Fórum Regional da Indústria do Plástico. Das 8 às 12h30m, na Casa da Indústria.

*O prefeito Flávio Almeida, de Pão de Açúcar, comanda hoje as atividades em que duas cooperativas iniciam processo de constituição, contemplando trabalhadores de pedreiras e os antigos moradores do lixão. Às 8h30m, na Associação Comunitária Rua Nova.

*Através do projeto “Arte & Transformação”, jovens arapiraquenses realizam hoje a “Super Campanha de Doação de Sangue e Medula”, em comemoração aos 10 anos do grupo. É um trabalho em parceria com o Hemocentro Regional de Arapiraca.

*A banda Catedral volta a se apresentar em Maceió hoje, com o show “Catedral 30 anos e você”. A partir das 20 horas, no Teatro Deodoro, com reapresentação dos melhores momentos da trajetória do grupo ao longo desses 30 anos. Contato: 99176.5124.

*Após duas vitórias consecutivas pela Série B do Campeonato Brasileiro, o CRB volta a campo hoje, às 21h45m, para enfrentar o Ceará, agora pela Copa do Nordeste. Precisa de um bom resultado para encarar, depois, a partida de volta, em Fortaleza.

“Os políticos criaram um sistema político de maneira a beneficiar a eles mesmos”

Joaquim Barbosa

Ex-presidente do STF, que decidiu não concorrer à Presidência da República