Roberto Baia

8 de maio de 2018

PT nas eleições em AL  

 

Em nota distribuída pelo PT de Alagoas, foram anunciadas as diretrizes para as eleições deste ano. Foram apresentadas propostas de várias correntes internas, todas lideradas pelo deputado federal Paulão, defendendo uma frente ampla com alinhamento ao governador Renan Filho (PMDB).

 

Em conversas

 

O presidente estadual da legenda em Alagoas, Ricardo Barbosa, disse que o PT quer articular um palanque amplo de apoio ao ex-presidente Lula, como também viabilizar a eleição de dois deputados estaduais, além da reeleição de Paulão para a Câmara Federal. Foi montada uma chapa proporcional com mais de 35 pré-candidatos à Assembleia Legislativa. Na nota, o partido informa que está ‘conversando’ com o PCdoB.

 

À disposição

 

Paulo Bonfim e Gino Cesar colocaram os nomes à disposição do partido para candidatura ao Senado Federal. A definição sobre candidaturas ao Senado será conversada no próximo Encontro Estadual do PT, que acontece no mês de junho.

 

Reajuste salarial

 

O governador Renan Filho (MDB) envia esta semana à Assembleia Legislativa projeto de lei que propõe reajuste salarial para o funcionalismo público, tomando como base o IPCA de 2017. A reposição deve ficar em torno de 2,95%. A data base do funcionalismo estadual é o mês de maio.

 

O empate do ASA

 

Jogando no Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, o ASA empatou em 3 gols com o Central (PE), neste domingo, pela terceira rodada da Série D. Este foi o terceiro empate em casa.

 

Demanda de leitos

 

Levantamento feito pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo mostra que 1.780 novos leitos de hotéis serão criados em cidades de Alagoas nos próximos dois anos, para dar conta da demanda existente. Esta expansão se dá devido à construção, ampliação e prospecção de novos hotéis nas regiões Norte, Sul, Agreste e Sertão de Alagoas. Nessas localidades, estão em construção oito hotéis, três em ampliação e um em processo avançado de prospecção.

 

Cadastro carcerário

 

Com uma população de 4.600 apenados em regime fechado, Alagoas tem até o dia 30 para concluir o cadastro da população carcerária no Banco Nacional de Mandados de Prisão, exigência do Conselho Nacional de Justiça, que objetiva organizar números que viabilizem um planejamento do sistema carcerário no Brasil.

 

Salão Arapiraca de Artes

 

Um grupo de fazedores culturais se juntou e criou o Salão Arapiraca das Artes e, deste movimento, a vontade de colocar em evidência o que vem sendo feito pela antiga e nova gerações. A abertura da exposição de 14 artistas envolvidos acontecerá nesta terça-feira, 08, na da Casa da Cultura e Biblioteca Municipal Professor Pedro de França Reis, no Centro, a partir das 19h30.

 

LDO em Palmeira

 

A Prefeitura de Palmeira dos Índios convida a população palmeirense para participar da Audiência Pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2019, que acontece nesta quarta-feira, 09, na Câmara de Vereadores. O palmeirense terá a oportunidade de indicar quais ações devem ser prioridade na comunidade e que podem fazer parte do Orçamento do próximo ano.

 

Participação da população

 

A audiência da LDO 2019 segue até o dia 11. A população participa com indicações de ações e, depois de eleitas pela Audiência Pública, serão analisadas por técnicos da prefeitura. Aquelas que forem priorizadas passarão a compor o anexo de prioridades da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2019, que será encaminhada à Câmara Municipal.

 

Sem fugas

 

Com 13 Unidades de Internação e 238 socioeducandos, o Sistema Socioeducativo de Alagoas está há oito meses sem registrar nenhuma fuga. Este resultado é fruto do trabalho de gestão, aprimorado pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência, que vem priorizando ações pedagógicas, de cultura, lazer, esporte e de segurança.

 

Mais humanizado

 

Desde então, as medidas socioeducativas no Estado foram reestruturadas e passaram a ter um olhar mais humanizado e de educação. Priorizamos os aspectos pedagógicos, para proporcionar uma educação para estes adolescentes que, por algum motivo, se envolveram com fatores de violência. A missão é recolocá-los na sociedade com um novo pensamento e um novo futuro”, enfatizou a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt.

 

Inscrições do Enem

 

]Tiveram início, nesta segunda-feira, 07, a inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Para participar, os interessados devem acessar o endereço eletrônico https://goo.gl/1mZd8k. Mais informações sobre a prova podem ser obtidas no site enem.inep.gov.br.

As inscrições prosseguem até o dia 18.

 

 

… As crianças de Pão de Açúcar receberam atenção especial na área da saúde.

 

… De quinta-feira até sábado, todos os postos de saúde da cidade se dedicaram a atender crianças de até sete anos, com vários tipos de consultas nutricionais.

 

… Pão de Açúcar compõe o Programa Primeira Infância, lançado em julho de 2016, em Murici.

 

… O programa prevê o cuidado integral para gestantes e crianças de 0 a 6 anos, fase considerada a mais importante do desenvolvimento humano.

 

Com Cínara Correa