Flávio Gomes

8 de maio de 2018

A rotina de Lula

A reportagem da revista “Veja” desta semana é resultado de trabalho do jornalista Thiago Bronzatto. Eis uma síntese: “Na tarde da sexta-feira 27, VEJA teve acesso com exclusividade ao local onde o petista está detido e reconstituiu o cotidiano de seu primeiro mês na prisão — uma rotina diferente da dos outros 22 presos na carceragem da PF em Curitiba. O ex-presidente não tem hora para acordar ou dormir, não tem hora para o banho de sol, pode receber os advogados quando desejar, as visitas não passam pela revista íntima e a cela, confortável se comparada às demais, não fica trancada. Normalmente, a porta permanece apenas fechada. Mesmo sem horários rígidos, o dia de Lula na prisão começa por volta das 7 horas — e segue uma rotina especial. Após pular da cama, Lula tem o hábito de ligar a televisão para acompanhar o noticiário da manhã. O desjejum é servido por volta das 7h30. O cardápio é frugal e o mesmo dos demais presos: café preto e pão com manteiga. Em deferência ao prisioneiro, o encarregado de servir a refeição bate na porta antes de abri-la. Entra, coloca a marmita sobre a mesa redonda e aplica uma dose de insulina no ex-presidente, necessária para o tratamento do diabetes.”

Hora de decisão

Está previsto para hoje o anúncio do deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB) sobre se será ou não candidato ao governo. Cunha está entre o desafio de enfrentar Renan Filho ou tentar vaga na Câmara dos Deputados. Não é uma decisão fácil. Porisso mesmo, qualquer que seja a decisão terá desdobramentos importantes.

Determinado

Maurício Quintella, deputado federal do PR e candidato ao Senado, participou ontem do programa “Conjuntura”, na TV Mar. Deixou claro que não será obstáculo para Rui Palmeira, caso o prefeito faça opção por um candidato que não seja Renan Filho. Traduzindo: entregará as duas secretarias que tem na prefeitura.

Por cima

O deputado federal Paulão (PT/AL) se deu bem no Congresso Estadual de Tática Eleitoral, realizado sábado passado pelo partido: conseguiu ele próprio ser candidato único à reeleição e, além disso, o PT fechou apoio à reeleição de Renan Filho. No mais, o partido insiste na candidatura do ex-presidente Lula.

Limite

Amanhã é o último dia do prazo para que os eleitores façam seu alistamento eleitoral, transferência de domicílio ou qualquer alteração no cadastro da Justiça Eleitoral. Como sempre, as pessoas deixaram para a última hora. “Não teremos como evitar filas”, alerta o presidente do TER/AL, desembargador José Carlos Malta Marques.

“Pendura”

A Sociedade Pestalozzi tem cerca de R$ 2 milhões a receber do Governo do Estado. A vereadora Teresa Nelma, que dirige a instituição, tenta conseguir o repasse desde o ano passado e não consegue. Uma das suas preocupações: a Pestalozzi tem cerca de 400 funcionários, que com o atraso tendem a ser demitidos.

Agenda

O Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Maceió (Sindspref) marcou para a próxima 5ª feira assembleia geral, no auditório do Sindicato dos Bancários. A pauta prevê debate sobre a data-base e possibilidade de greve geral. O prefeito Rui Palmeira tem dito que a baixa arrecadação impede um reajuste salarial.

Opinião
Raymundo Costa, “Valor Econômico”: “Todo cuidado é pouco, hoje, quando se fala da fogueira de vaidades em que se transformou o STF. Teve ministro dizendo que habeas corpus eram concedidos na ditadura para crimes de opinião. Não se aplicavam a crimes do colarinho branco. Bobagem. O HC protege o direito de ir e vir do cidadão.”

 

*As empresas alagoanas Norvinco e Prisco, que participaram do programa de Gestão da Inovação da Federação das Indústrias de Alagoas e são finalistas no Prêmio Nacional de Inovação, vão ser divulgadas na publicação “Casos de Sucesso em Inovação”, da CNI.

*A Cooperativa de Ressocialização para Dependentes Químicos em Recuperação exibe hoje o filme “Corrente do Bem”, sucesso no ano 2000. A partir das 20 horas, no Cine Arte Pajuçara, localizado na Av. Dr. Antônio Gouveia, nº 1113, bairro de Pajuçara.

*O projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras traz para Alagoas o Circuito de Autores (hoje, amanhã e depois) e o Circuito de Oralidades (14, 15 e 16 de maio). Às 19 horas, na Sala de Estudos do Complexo Cultural Teatro Deodoro.

*O festival “Em Cantos de Alagoas”, dedicado à música genuinamente alagoana, inicia hoje a sua terceira edição. O projeto visa descobrir novos talentos e valorizar os artistas locais.  A partir das 19 horas, no Teatro Gustavo Leite, do Centro de Convenções.

*A equipe de educação da SMTT continuará hoje com as ações do Maio Amarelo, com orientações aos taxistas. Além de palestras sobre conduta no trânsito, eles também participarão de um circuito saúde do Sest Senat. As ações ocorrem na sede da SMTT.

*Coordenadora do Setor de Nutrição e Alimentação da Secretaria Municipal de Eduação, Anna Carla Luna, representará a gestão dias 14 e 16 de maio, no Panamá, no Encontro Regional para a Consolidação de Programas de Alimentação Escolar.

* A Ufal assinou, por meio da Pró-reitoria de Graduação, termo aditivo que permite aos estudantes de Medicina do Campus Arapiraca realizar atividades práticas e de estágio na rede pública de saúde local. É uma parceria com a secretaria estadual de Saúde.

“O próprio Lula, que é um animal político, sabe que sua candidatura é inviável”

Gilmar Mendes

Ministro do Supremo Tribunal Federal, em entrevista a José Datena, da Band