Edmilson Teixeira

3 de maio de 2018

Girau do Ponciano, fim das taipas!  

Na última sexta-feira, o prefeito de Girau do Ponciano, David Barros, assinou um convênio federal, a fim de garantir a construção de 85 casas de alvenaria, visando  substituírem as antigas residências de taipa nos povoados Balanças e Pitubas. Trata-se de uma parceria da Prefeitura com a Caixa Econômica (operadora do Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR). Segundo a Caixa, dos 102 municípios alagoanos, apenas seis foram contemplados este ano com o PNHR; e desses, Girau foi o que teve o maior número de beneficiários, 85 no total.

Girau do Ponciano II

Prefeito David ressalta todo um empenho que foi feito para garantir o PNHR em Girau, sobretudo com o apoio do ex-ministro Marx Beltrão, hoje deputado federal. Advertiu que vai lutar por mais moradia, pois segundo ele, esse é o papel do gestor público que tem  compromisso com a cidadania. “Se o Governo Federal vai liberar ou não; é outra história; o que nós não podemos fazer é pecar por omissão, pois a Prefeitura não faz isso, a Prefeitura trabalha!”, salientou David esperançoso de não se deparar com os entraves da burocracia federal, quanto a liberação de recursos.

Desafio sem fronteira

 

É muito otimismo por parte de Jarbas Omena, o Jarbinha, quanto a sua ousadia de enfrentar uma candidatura visando chegar a Câmara Federal. Tudo essa nossa admiração se ele não renunciasse a Prefeitura de Messias/AL para enfrentar tal desafio. Nesses próximos dois anos e sete meses o município está sendo administrado por seu irmão, Luiz Emílio, na condição de vice-prefeito.  Jarbinhas faz parte dos planos do PRTB, partido que projeta eleger quatro estaduais e lutar para garantir dois federais.

 

Traipu

 

Outro prefeito que renunciou o cargo, a fim de concorrer às eleições deste ano foi Eduardo Tavares. Alega que como deputado federal fará muito mais por Traipu/AL, município que segundo ele, teve o privilégio de organizar a máquina administrativa em 15 meses de trabalho. Tavares também faz parte do PRTB. Na história politica de Alagoas, o único prefeito que teria renunciado uma Prefeitura, foi Renan Filho, então prefeito de Murici. Na ocasião se elegeu para deputado federal.

 

 

Minador do Negrão

 

Gleysson Cardoso prefeito de Minador do Negão, disse que vem equilibrando contas, economizando gastos e investindo em saúde, educação, assistência, agricultura, infraestrutura e diversos outros setores. Revela que o sucesso do seu trabalho resultou numa pesquisa que lhe aponta com mais de 80% de aprovação. Trata-se de uma pesquisa interna encomendada pelo MDB, partido que ele faz parte.

 

São Luiz de Quitunde

 

O ex-prefeito Cícero Cavalcante está confiante no retorno da filha, Flávia para a Assembleia Legislativa. É que existe uma plataforma de trabalho por parte de Cícero Cavalcante e do esposo de Flávia, o vereador e presidente da Câmara de Maceió, Kelmann Vieira, onde visa angariar o maior número de votos possíveis; tanto na região norte como na capital. Flávia que hoje está no PRTB, já ocupou o cargo de deputada durante dois mandatos. Fernanda que é sua irmã é a atual prefeita de São Luiz de Quitunde.

 

Atalaia

 

Prefeito Chico Vigário ainda não colocou nos eixos a administração pública atalaiense. Atribui o descontrole, o fato de quando logo assumiu, teve que arcar com duas folhas de pagamento dos servidores e outras pendências financeiras que teria sido obrigado judicialmente a pagar. “Estamos articulando alguns planos estratégicos, para sair do buraco”, disse.  “No ano passado, tivemos até que demitir centenas de cargos comissionados, a fim de poder atravessar essa crise braba que estamos  vivenciando” disse um assessor.

 

Boca da Mata  

 

Prefeito em exercício Valter Acioli vem acompanhando com sua equipe de trabalho algumas obras que estão sendo executadas no município, sobretudo nas estradas vicinais, afetadas pelas chuvas que vêm caindo no município. Por falar em estrada, Acioli viabilizou junto ao Governo do Estado a presença do DER/AL na região, a fim de recuperar mais de 30 km de rodovia, no trecho que vai da BR 101 até Anadia.

 

Chã Preta

 

No último sábado uma grande mobilização tomou conta de Chã Preta, como parte de uma campanha de vacinação. Pois a ação fez parte de um trabalho articulado pela Secretaria de Saúde, que intensificou a vacinação contra a Influenza (H3N2). O órgão chegou até a colocar  uma equipe extra, a fim de  realizar a vacina porta a porta em muitos pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção. Segundo a prefeita Rita Tenório, essa medida consiste num trabalho, que objetiva  garantir maior comodidade para aqueles que estão impossibilitados de ir até as unidades onde se encontram disponíveis as vacinas. “Esse trabalho será realizado até o fim da campanha; e que aos sábados, também temos um posto de vacinação no Programa Saúde na Feira”  disse. 

 

 

Olho D´água Grande

 

Cuidar, orientar e conscientizar. É com esse intuito, que além da entrega das cestas nutricionais, as futuras mamães e nutrizes cadastradas no Programa de Complementação Alimentar em Olho D´água Grande, participam de oficinas sobre aleitamento materno, alimentação, vacinas, cuidados com o bebê, e até, distribuição de lanches e brindes.

Juntas, as equipes da Secretaria da Saúde e da Assistência Social, por meio do CREAS e CRAS, promovem essas ações que visam garantir mais qualidade de vida, segurança e tranquilidade, para as mamães e seus filhos.

 

Argumento

 

Para a secretária de Saúde, Maria Vieira, o projeto representa um espaço oportuno para que as gestantes possam interagir umas com as outras, compartilhando suas expectativas, anseios e medos em relação à gestação, sempre contando com o acompanhamento de profissionais qualificados. “O nascimento de um filho é algo que muda a vida de uma mulher, que transforma uma família. É um momento especial e ao mesmo tempo repleto de novidades, anseios e dúvidas. Ter o mínimo de estrutura e suporte neste momento faz toda a diferença”, defende a secretária.

 

Advertência

 

Na última sexta, o desembargador José Carlos Malta Marques, do TJ/AL, autorizou instauração de investigação criminal contra os gestores públicos de Boca da Mata, Igreja Nova, Jacaré dos Homens, Matriz de Camaragibe, Pindoba, Quebrangulo e Santana do Mundaú. A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico.

Finalidade

A investigação é para apurar a ocorrência de ilícitos penais com a negação de execução à lei federal e destinação de resíduos sólidos de maneira inadequada; supostamente praticados por gestores públicos de diversos municípios alagoanos. Outros gestores dos municípios, em que inicialmente também foram constatadas irregularidades na destinação de resíduos sólidos, não serão investigados devido à realização de acordo.