Flávio Gomes

3 de maio de 2018

A máfia da moradia

Miguel Lucena, Delegado de Polícia Civil do DF, ao site “Diário do Poder”: “Conheci a máfia da moradia realizando investigações na Polícia Civil do Distrito Federal. O esquema criminoso age usando pessoas que não têm mais nada a perder e lucra com isso. No Acampamento Dorothy Stang, em Sobradinho, quem não pagava as taxas que garantiam luxo aos coordenadores era expulso do barraco ou tinha a residência queimada. Traficantes de drogas ganhavam passe livre. Após perceberem que coordenadores do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto estavam enriquecendo, os moradores resolveram criar uma associação legal e rasgar a bandeira da extorsão. Em São Paulo, o incêndio em um prédio público ocupado pelos sem-teto motivou depoimentos reveladores: os moradores, mesmo sem condições, pagavam até R$ 400 aos coordenadores da ocupação, dirigentes de um movimento chamado Luta por Moradia. A fachada de bons moços, preocupados com o drama social dos pobres, escondia uma máfia formada para lucrar com o desespero humano. Que o episódio sirva de lição para que o Estado brasileiro deixe de ser leniente e conivente com o crime organizado, impedindo essa balbúrdia travestida de caridade que se instalou em grandes centros com o apoio da mídia e de quem não acredita que a opção pelas drogas, pela vida errante, pela fuga das responsabilidades familiares e pelo egoísmo individual seja uma escolha de cada um.”

Ansiedade

Rodrigo Cunha (PSDB) promete até amanhã anunciar se sairá candidato a governador. É o terceiro nome de peso do partido a gerar expectativa em relação à disputa de um cargo majoritário. Antes dele Teo Vilela disse que não seria candidato ao Senado e, depois, Rui Palmeira revelou que não disputaria o governo.

Empreitada

A decisão de Rodrigo Cunha é, reconhecidamente, muito difícil de ser tomada. Numa aparentemente confortável situação se quiser concorrer à Câmara dos Deputados, ir para a disputa ao governo seria uma empreitada, até pelo favoritismo de Renan Filho. Só um gesto de desprendimento e ousadia justificaria o desafio.

Faixa própria

Mais um indício do distanciamento político entre o deputado federal Max Beltrão, do PSD, e os Renans Calheiros, do PMDB: nem pai nem filho compareceu à tradicional solenidade de 1º de maio na Cooperativa Pindorama, em Coruripe. Enquanto não toma um rumo político, Beltrão vai administrando a própria situação.

Faz sentido

Senador Renan Calheiros (MDB/AL), sobre o aumento do desemprego no Brasil: “Para o chefe de família desempregado não importa o que a televisão diz; importa é o emprego que ele não encontra, as contas atrasadas que ele não consegue pagar, as dificuldades da família. É a incerteza fazendo parte da vida do trabalhador.”

Constatação

Davi Soares, site “Diário do Poder”: “Inaugurado em dezembro de 2015 e que deveria beneficiar 1.800 pessoas por dia com alimentação de qualidade e baixo custo, o Restaurante Universitário do Campus de Arapiraca da Ufal está abandonado, há mais de dois anos, sem jamais ter servido um prato de comida.”

Creci
O Creci – Conselho Regional de Corretores de Imóveis, secional Alagoas, realiza hoje eleição para escolha dos seus novos dirigentes. Existem duas chapas registradas: uma, encabeçada por Edílson Brasileiro; outra, por Maerval Chaves. Havia uma outra chapa, tendo como presidente Sóstenes Galindo, mas foi impugnada.

Precedentes

Site “Migalhas”: “Só quem não conhece Joaquim Barbosa para achar que ele irá ser candidato à presidência da República. Tirou várias licenças médicas quando ministro no STF, e depois – fato inédito – pediu aposentadoria ainda na presidência do Supremo. Deixou um gabinete com um dos maiores, senão o maior acervo de processo: 13 mil.”

 

*A equipe de educação da SMTT iniciou ontem as ações da edição de 2018 do Maio Amarelo. O mês é considerado um marco no trabalho de conscientização para construir um trânsito melhor e mais seguro. Amanhã haverá ação na Escola Tobias Ganja.

*A Marinha do Brasil abre hoje inscrições para o Concurso Público de Admissão à Escola Naval, até 9 de junho. Inscrição em www.ingressonamarinha.mar.mil.br ou comparecer a um dos postos presenciais em Natal, Fortaleza e Olinda. Serão ofertadas 31 vagas.

*O Sine Municipal passará a funcionar, a partir da próxima semana, no Shopping Popular, que fica na Praça Deodoro, no Centro. O objetivo é melhorar a movimentação do público no local, reduzir custos e incentivar a geração de renda e trabalho em Maceió.

*A Galeria Gamma continua com mostra de fotografias, até 25 de maio. A exposição EOS tem obras de Gabriel Novis, Gustavo Mata, Gustavo Pereira, João Facchinetti, Luna Gavazza, Thiago Laion e Thiago Sobral. A curadoria da mostra é de Roberto Fernandes.

*Até o dia 9 de maio o TRE/Alagoas conta com uma central de atendimento ao eleitor, no Parque Shopping, de 8 às 17 horas, de 2ª a 6ª feiras. Estão disponíveis alistamento, transferência de domicílio, inclusão do nome social e regularização da situação eleitoral.

*O CSA conseguiu grande resultado na Série B do Brasileiro ao ganhar do Criciúma, fora de casa, por 3×1. Já o CRB, na base do sufoco, passou pelo Campinense, também por 3×1, e já se garantiu na disputa da Copa do Nordeste do próximo ano.

 

“Pedir esperança a desempregado é crueldade”

Josias de Souza

Jornalista, sobre a fala do presidente Michel Temer na véspera do Dia do Trabalho