Edmilson Teixeira

26 de abril de 2018

Palmeira dos Índios, censura fora da lei!   

Em Palmeira dos Índios vez por outra o site Estadão Alagoas está sendo censurado por alguns magistrados, que não admitem a livre expressão de imprensa, sobretudo quando se trata de fatos de roubalheira. Desta vez, o juiz Jairo Xavier aparece como  protagonista. Pois ele que teve a “decência” de mandar retirar do ar uma matéria sobre a sessão extraordinária que instituiu as comissões processantes que investiga suposto desvio de verba da Câmara de Vereadores relativo ao repasse do INSS.

Manifesto

Sobre a atitude grosseira do juiz Jairo Xavier, a 1ª Promotoria de Justiça de Palmeira dos Índios contesta o fato de o magistrado ter determinado a exclusão de uma matéria jornalística publicada no portal “estadaoalagoas.com.br”, noticiando a abertura da investigação, em matéria intitulada “Palmeira: vereadores aprovam comissões para apurar denúncia contra Júnior Miranda e Fabiano Gomes”.

Ponto de vista

“A referida matéria veicula informações de interesse público, sobre autoridades públicas, o que amplia, por si só, o direito à liberdade de expressão, por envolver, além do caráter informativo, o direito de fiscalização e monitoramento do uso do dinheiro público por parte dos cidadãos, o que é salutar no Estado Democrático de Direito. Queremos que a reportagem seja liberada novamente e que a Comissão Parlamentar de Inquérito possa realizar seus trabalhos normalmente”, argumentou o promotor de Justiça Thiago Chacon.

Mata Grande

Com apenas 33 votos obtido nas urnas na eleição passada, Izildo Brandão (PP) na qualidade de suplente assumiu nesta quarta-feira o cargo de vereador por Mata Grande/AL. Está ocupando a brecha deixada pela titular, vereadora Josivânia (PSB) afastada do cargo por se envolver no ano passado no recebimento de propina do prefeito Erivaldo Mandu. Detalhe: Izildo é um paulista de 61 anos, que já disputou as últimas quatro eleições naquela cidade, mas, sem vencer nenhuma.

Histórico

Na eleição de 2004, Izildo Brandão teve 229 votos, em 2008, teve 292 votos, e em 2012, 113 votos; e no pleito de 2016, teve apenas 33 votos. Pois bem; é justamente com a menor votação de sua carreira política, que agora ele assumiu pela primeira vez o cargo tão desejado. Também nesta quarta-feira, tomou posse Luzia de Caíca (PP), ocupando a vaga de Dina Brandão, afastada pela mesma prática criminosa da Josivânia.

Rio Largo

Sobre a polêmica  em Rio Largo referente a absurda taxa de iluminação pública que foi implantada , sobretudo em relação às classes Comercial, Industrial e Poder Público, com consumo a partir de 1001kwh/m, a diretoria do Consórcio Público para Gestão de Energia Elétrica e Serviços Públicos (CIGIP), informa que se reuniu, na última terça-feira , com representantes da Eletrobras|AL, a fim de alinhar procedimento destinado a resolução do problema.

Acordo

Ficou acordado que a Prefeitura de Rio Largo expedirá decreto regulamentando a lei Municipal n. 1.786/2018, com o objetivo de devolução de valores (se houve pagamento) ou novo faturamento, no caso de não ter sido adimplido a fatura de energia. Assim, a resolução definitiva do caso depende da publicação do decreto que já se encontra sob análise do prefeito Gilberto Gonçalves.

Boca da Mata

A comunidade de Boca da Mata apela para que o DER/AL, comece tão logo os trabalhos de recuperação da rodovia que liga a cidade até a BR/101; conforme estava previsto para a última semana. O trecho está insuportável, sobretudo na parte do acostamento, que praticamente não existe. “A situação é de causar pânico e medo para que trafega na região. Pois as condições são favoráveis somente para os bandidos que tiram proveito para assaltar a qualquer momento”, comentou um proprietário de carro de lotação.

Jequiá da Praia

A  implantação do Prontuário Eletrônico Cidadão do município de Jequiá da Praia é modelo de excelência no Encontro Estadual para o Fortalecimento da Atenção Básica promovido pelo Ministério da Saúde (MS). O evento teve início na segunda-feira e foi a até a terça, com o objetivo de fortalecer coletivamente a Atenção Básica no âmbito dos municípios alagoanos. Presente no encontro, técnicos da Sesau e dos 102 municípios do Estado.

 Praticidade

“Fomos convidados para compartilhar a experiência exitosa com prontuário eletrônico e tabletes com agentes de saúde. A informatização do trabalho confere agilidade a todos que compõem o quadro da saúde. Os agentes comunitários não precisam mais andar com papéis dando maior agilidade, segurança nas informações e planejamento com as informações precisas. Gera economia e rapidez nas ações”, disse a secretária de Saúde Patrícia Cavalcante.

Estrela de Alagoas

Prefeito de Estrela, Arlindo Garrote esteve  nesta quarta-feira com a  Secretária de Cultura do Estado , Melina Freitas. Foi reivindicar  apoio cultural do Governo para a realização do tradicional São João – Forró das Estrelas – que será realizado nos dias 12 e 13 de Junho.

 

Satisfação

“Já adianto que foi uma conversa muito gratificante. Só tenho a agradecer a todos os secretários do Governo do Estado e agradeço em especial o governador Renan Filho, pois o município de Estrela de Alagoas tem sido beneficiado sempre que solicitado em diversas áreas, agradeço imensamente o interesse e carinho dedicado aos estrelenses” comentou o prefeito Alindo.