Flávio Gomes

26 de abril de 2018

O ódio ao PT

Do jornal “O Sul”: “Os petistas reclamam o tempo todo que são vítimas do ódio das elites. Nas elites, eles incluem os que, simplesmente, não simpatizam com o seu discurso, os seus métodos de atuação, as suas práticas políticas. Não vislumbram senão um ódio gratuito, pelo que nunca fizeram, pelos erros que nunca cometeram: são odiados – vejam só – pelo bem que fizeram aos pobres e excluídos deste país. Este é um dos mitos mais obscuros e mais sórdidos, dos tantos que alimentam o imaginário lulopetista. Este é um aspecto crucial do desgosto, da ojeriza que o PT provoca em amplos contingentes da população, mesmo aqueles que não são de direita, não votam em Bolsonaro e não querem a volta do regime militar. Ao generalizar, ao classificar todos os eleitores que não votam em Lula, Dilma e no PT, de pessoas egoístas e preconceituosas, o lulopetismo afastou de si uma parcela significativa de brasileiros – às vezes sequer interessada em política partidária – que só quer viver sua própria vida, estudar, produzir, prosperar, independente de quem governa o país. Esses concidadãos, numerosos, alfabetizados e influentes, não odeiam ninguém. Mas se sentem injuriados pela baixaria, que equivale a dizer que eles são pessoas péssimas, capazes de detestar um semelhante só porque é pobre, e – a que ponto chega a maldade! – capazes de ficar incomodados quando esses pobres prosperam e melhoram de vida.”

Explicação

Alfredo Gaspar de Mendonça, Procurador Geral de Justiça, e o episódio envolvendo a jornalista Maria Aparecida de Oliveira: “Apenas quis mostrar a minha irresignação. Outra grande dúvida que tenho é se ela é jornalista, o que não acredito. Mas isso é para mim de menos importância. Só queria pontuar que aqueles fatos eram caluniosos.

Na mira

O Superior Tribunal de Justiça vai apurar a responsabilidade de nove governadores delatados por 78 executivos e ex-executivos da Odebrecht. Outros três serão investigados em inquéritos no STF: os de Alagoas, Renan Filho (PMDB); do Acre, Tião Viana (PT); e do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD).

Mensagem

Do jornalista Pedro Carvalho, em “Veja”: “Os senadores que estiveram com Lula na semana passada interpretaram o abraço de Lula ao senador Renan Calheiros como um recado. A avaliação é que Gleisi Hoffmann, como presidente do PT, não tem estratégia frente a prisão do ex-presidente. O partido está apático.”

Mercado

O prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, recebeu o superintendente do Arapiraca Garden Shopping, Fábio Sirkis, que anunciou para sábado a inauguração da Loja União, 50ª do Brasil e única do Nordeste, que ocupará área de 1.200m². O JÁ Estadual, que funciona no centro da cidade, também irá ser transferido para o shopping.

Pesar

Por iniciativa do vereador Eduardo Canuto (PSDB), a Câmara de Vereadores de Maceió aprovou ontem Moção de Pesar pelo falecimento de Rubens Viana, o “Rubão”, aos 71 anos de idade. “Rubão” atuou 41 anos no Colégio Marista como professor de Educação Física. Seu sepultamento foi ontem, no Parque das Flores.

Agenda

Tomam posse hoje os novos dirigentes da Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas, em solenidade, a partir das 16 horas, no auditório da Procuradoria Geral do Estado. No mesmo evento haverá o lançamento do livro “Antologia Prospectiva”, do procurador José Casado. Às 18 horas será servido um coquetel.

Opinião
“Diário do Poder”: “O Conselho de Ética do Senado, que não julga malfeitorias de senadores há anos, terá de examinar representação por quebra de decoro do José Medeiros (Pode-MT) contra a colega Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT, em razão do vídeo enviado pela senadora à TV Al-Jazira na qual ela diz que a prisão de Lula seria ‘política’ e pede ajuda do ‘mundo árabe’.

*O presidente da Anatel, Juarez Quadros, estará em Maceió para informar a população sobre o desligamento do sinal analógico de televisão. Às 10h30m ele dará entrevista coletiva na unidade operacional da Anatel – Rua Antônio Gerbase, 58, Pitanguinha.

*A Ordem dos Advogados do Brasil, seção Alagoas, encerra hoje o V Encontro Nacional de Prerrogativas, que acontece em sua sede, no bairro de Jacarecica. Durante todo o dia haverá debates sobre a questão e a apresentação de projetos das secionais.

*A Alagoas Previdência aderiu oficialmente, esta semana, ao Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (Pró-Gestão RPPS).

*A Oculum inaugura hoje a primeira loja em Maceió, no Parque Shopping. Com sede em Recife, a rede, que possui 14 lojas físicas nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Bahia, aposta forte em Alagoas. A partir das 19 horas.

* A Pinacoteca Universitária apresenta hoje, às 20 horas, a exposição Perspectiva de Mim, de Rosa Maria Piatti. A artista, convidada para dar início à pauta anual de exposições, traz pela primeira vez uma mostra individual aos salões da pinacoteca.

*A Festa DUK7 está de volta à Middô. Agora antecipada para a 6ª feira, 4 de maio, quando então o DJ Peixe reviverá os melhores Hit´s dos anos 80 e 90. E tem ainda um show em homenagem a Cazuza, com o cover Valério Araújo. Contato: 9 9981 4018

*O CRB voltou a decepcionar, ao completar a sua 5a derrota seguida (3×1 para o Fortaleza), no 3º jogo pela Série B do Brasileiro. Embora esteja ainda no começo da competição, a situação é difícil. O clube nunca teve um início tão ruim no Brasileiro.

“Eu não posso brigar com a cadeia, nem me render; vou ler, estudar e fazer política.”

José Dirceu

Antigo todo poderoso do PT, na iminência de voltar à cadeia