Roberto Baia

24 de abril de 2018

Improbidade na Canoa

Uma denúncia feita pelo Ministério Público Federal, com mais de 100 páginas, aponta diversas irregularidades ocorridas no município de Lagoa da Canoa durantes as gestões do ex-prefeito Jairzinho Lira, entre elas, um prejuízo superior a R$ 4 milhões ao erário municipal.

 

Chamou atenção

Um dos pontos que chamou atenção do Ministério Público Federal foi à rapidez com que foi realizada uma das obras até o primeiro pagamento, tendo em vista que 25,72% do total da obra, conforme boletins de medição, foram executados em apenas um dia após a assinatura do contrato, contrariando, inclusive, o cronograma previsto no edital.

 

Servidores

Entre outras questões levantadas, têm-se que “o gestor do município (Jairzinho Lira) de Lagoa da Canoa/AL, durante os seus dois mandatos, readmitiu servidores sem nenhum processo judicial e implantou na folha do pessoal da educação alguns servidores que haviam pedido exoneração dos seus cargos a mais de 05 (cinco) anos e outros demitidos por abandono de cargo”.

 

 

Outro lado

O deputado estadual Jair Lira esclareceu que o recebimento da denúncia ofertada pelo Ministério Público Federal não resolveu os incontáveis temas suscitados por sua defesa, porquanto estes, nas palavras do próprio desembargador federal relator do caso, “somente poderão ser devidamente esclarecidos ao término da instrução processual, depois de submetidos ao crivo dos princípios do contraditório e da ampla defesa”.

 

Processo

O recebimento da denúncia contra o deputado e seus familiares era uma etapa natural da tramitação do processo, não se confundindo com juízo prévio de condenação sobre quem quer que seja. Cuidou-se, em verdade, de exame meramente formal, limitado a aspectos objetivos da imputação, assim não levando em consideração as explicações dos acusados, a serem examinadas em em momento oportuno.

 

Defesa dos acusados

Ainda em sua defesa, o deputado afirmou que o fato de as instituições republicanas estarem funcionando normalmente (garantindo a formação do processo, mas assegurando o pleno direito de defesa dos acusados) é sinal da vitalidade da democracia brasileira, vivida e experimentada também em ambiente judicial, no qual jamais vicejarão condenações precipitadas e, sobretudo, injustas.

 

Confiante

O deputado estadual Jair Lira, finalmente, mantém confiança inabalável na futura absolvição sua e de seus familiares, seja porque conhece a fragilidade das acusações formuladas pelo Ministério Público Federal, seja – mais importante – porque jamais transigiu com a legalidade, quer com prefeito municipal de Lagoa da Canoa (AL), quer como deputado estadual.

 

 

Saiu em defesa

 

Diante das notícias que circularam essa semana envolvendo o nome do prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo (PSDB), e o Ministério Público Estadual, o pré-candidato a deputado estadual pelo PRTB, Breno Albuquerque, afirmou que acredita na administração do tucano.

Breno disse conhece o caráter de honradez de Rogério e de seus pais, Moacir e Tereza. “Não tenho a menor dúvida que com as devidas apurações a sociedade alagoana vai ter conhecimento da verdade e confirmar o quanto sério é o nosso prefeito”.

 

Rodrigo Cunha

Único nome do PSDB como pré-candidato ao governo estadual, o Palmeira, o deputado estadual Rodrigo Cunha disse que vai decidir, até o início de maio, se aceita o convite. O parlamentar está analisando possíveis coligações, mas  já adiantou que não irá aceitar qualquer tipo de imposição.

 

Chá de Memória

O Governo de Alagoas promoveu na sexta-feira (20) uma edição especial do Projeto Chá de Memória, em comemoração aos 382 anos de Emancipação Política de Penedo, no Litoral Sul do Estado. Coordenado pelo Gabinete Civil, por meio do Arquivo Público estadual, o evento teve como tema “Penedo, 382 anos de Elevação à Vila, sua Importância na Emancipação Política de Alagoas, com palestra do professor e historiador Douglas Apprato Tenório e lotou as dependências da Casa do Penedo, com a participação de mais de 80 alunos das redes de ensino do município. O evento teve parceria com o Centro Universitário Cesmac.

 

 

… Palmeira dos Índios tem sido umas das rotas mais procuradas de Alagoas para quem quer praticar esportes e o turismo de aventura.

 

… No último sábado, 21, na Serra das Espias, zona rural do município que faz a divisa com Pernambuco, pilotos de Rally das categorias UTV, moto, carro e quadriciclo participaram de testes na nova pista, feita especialmente para a prática esportiva.

 

… O percurso tem 10 quilômetros de extensão e foi experimentado por pilotos alagoanos do grupo Rally Prime, pernambucanos e sergipanos. A intenção das equipes é realizar, ainda este ano, uma competição Norte-Nordeste em Palmeira.

 

… A cidade de Palmeira dos Índios em reportagem veiculada no jornal Folha de São Paulo, nas versões impressa e digital. A matéria o projeto do primeiro trem turístico regular do Nordeste.

 

… O chão onde Graciliano Ramos nasceu, escreveu obras e também foi o maior prefeito de Alagoas, poderá ser visitado por turistas do mundo inteiro de uma maneira inovadora, a partir do trem “Caminhos de Graciliano”.