Blog do Dresch

21 de abril de 2018

Uma candidatura imersa em um mar de dúvidas

Mesmo após ter assinado a ficha de filiação do PSB e de ter participado esta semana de uma reunião da cúpula do partido, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, disse que ainda não sabe se quer ser candidato à Presidência da República.  Ele afirmou que possui dúvidas de caráter pessoal e sinalizou que sua família resistia à ideia. “Há dificuldades dos dois lados. O partido tem sua história e eu tenho minha dificuldade do lado pessoal. Não convenci a mim mesmo que devo ser candidato” justificou Barbosa. Para ele, uma candidatura afeta a vida de uma pessoa e por isso ainda está pensando a respeito. Perguntado se sua família era contra, ele respondeu que “não é a favor”.

Dúvidas de uma candidatura 2

A indecisão do ex-presidente do STF foi usada para não emitir opiniões sobre temas polêmicos. Sobre a reforma da Previdência, alegou que ainda não era candidato para dar uma opinião concreta. Ele deixou claro que ainda não conhece o partido e seus integrantes, mas disse que saiu satisfeito desta reunião porque houve uma “troca de ideias”. Segundo Joaquim Barbosa ainda há bastante tempo para se tomar uma decisão sobre uma eventual candidatura à Presidência. “Os prazos ainda são flexíveis” justificou.

A mesada do pobre Aécio

Em um novo depoimento prestado à Procuradoria-Geral da República, o empresário Joesley Batista afirmou que pagou, durante dois anos, uma mesada de R$ 50 mil para o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Os pagamentos eram feitos através de uma emissora de rádio, da qual o parlamentar era sócio. Segundo o empresário a mesada foi solicitada pelo próprio Aécio que alegou necessidade para custear suas despesas. Joesley entregou a PGR 16 notas fiscais emitidas entre 2015 e 2017 pela rádio Arco Íris, afiliada da Jovem Pan em Belo Horizonte. Os documentos têm como justificativa o patrocínio de um dos programas da emissora. A soma das notas é de R$ 864 mil. O empresário disse desconhecer se a publicidade da JBS foi veiculada pela emissora, mas reforçou que o seu objetivo era atender o pedido de Aécio Neves de garantir a mesada mensal.

Vacina contra a Influenza

Começa nesta segunda feira (23) a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, a gripe que incomoda a cada ano os brasileiros. O Ministério da Saúde pretende imunizar cerca de 54,4 milhões de pessoas, inseridas nos chamados grupos prioritários. A Campanha se estenderá até o dia 1º de junho e em Alagoas a vacinação deve alcançar em torno de 788 mil pessoas. O anúncio da campanha foi feito esta semana pelo Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, que garantiu ainda que foram adquiridas mais de 60 milhões de doses, garantindo a disponibilidade da vacina para todos do grupo prioritário, selecionado segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Vacina contra Influenza 2

O grupo prioritário da campanha são idosos (acima de 60 anos), crianças de seis meses a cinco anos, trabalhadores da área da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), presos e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, além dos funcionários do sistema prisional. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outros em condições clinicas especiais também devem se vacinar, com a condição de apresentarem a prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS, devem ser vacinados nos postos em que estão registrados.

Coalho na Copa do Mundo

A gastronomia nordestina terá um representante a altura na Copa do Mundo da Rússia. Considerado o principal ingrediente do sanduíche batizado de “McBrasil”, o queijo coalho chegou para ocupar seu lugar na culinária mundial. O anúncio da criação do McBrasil foi feito recentemente pela rede McDonalds que também criará outros sanduíches representativos de várias nações que estarão disputando a Copa. Muitos deles já estarão sendo comercializados nesta semana. O representante brasileiro será composto, além do queijo coalho, de dois hambúrgueres, bacon, mix de folhas e maionese verde.

 

 

Canal dobra empregos

As obras do Canal do Sertão exigiram um aumento de 95,5% no número de trabalhadores, passando de 400 em janeiro deste ano para 780 em abril, fortalecendo o mercado de trabalho para operários da construção civil. O canal está concluindo seu trecho IV viabilizando novas interligações a sistemas coletivos de abastecimento, intensificando o combate à seca e garantindo a irrigação de culturas de pequenos e médicos agricultores. Os três primeiros trechos concluídos do Canal totalizando 92,93 km beneficiam diretamente 180 mil alagoanos. O trecho IV está com 75% das suas obras concluídas e vai beneficiar mais 43 mil pessoas dos municípios de Senador Rui Palmeira e São José da Tapera.

 

  • No seu discurso de despedida do comando do governo cubano, o ex-presidente Raúl Castro criticou a prisão do ex-presidente Lula, seu amigo pessoal.
  • “Hoje Lula está submetido à prisão política para impedir que ele participe das próximas eleições presidenciais, já que segundo diferentes pesquisas, se houvesse eleições hoje, ninguém poderia ganhar de Lula” afirmou.
  • Embora tenha deixado oficialmente a chefia do governo e de Estado, Raúl deve manter sua influência junto ao poder em Cuba, uma vez que seguirá como comandante das Forças Armadas Cubanas e na liderança do partido.
  • No discurso, o irmão do lendário Fidel Castro, deu uma série de instruções para seu sucessor Miguel Diaz-Canel, e falou sobre a relação de Cuba com os Estados Unidos e ainda sobre uma reforma constitucional na Ilha.