Flávio Gomes

21 de abril de 2018

Ponto nos is

Do jornalista Arthur Gondim: “Desde 2014, a imprensa de uma forma geral vem publicando reportagens sobre políticos envolvidos na Operação Lava Jato. Benedito de Lira tem sido listado ao lado de outros senadores com ‘contas a acertar com a justiça ou que devem explicações à polícia’. A Justiça e a Polícia Federal inocentaram o senador Benedito de Lira de todas as acusações e o ministro Edson Facchin, nesta quinta-feira, 19 de abril, mandou arquivar a última denúncia que restava. Essa decisão é um alívio para todos nós. Embora em paz com sua consciência, o senador Benedito de Lira passou por enorme desgaste político e pessoal. A injusta acusação, replicada nas mídias sociais, descambou para o anedotário, colocando-o definitivamente ao lado de réus efetivamente ‘com contas a acertar com a Justiça’. É esse mesmo anedotário que diz que, com os três senadores envolvidos na Lava-Jato, o povo de Alagoas já podia pedir música no Fantástico. Não estou invocando direito de resposta, mas penso que, considerando a influência do seu veículo, o senador Benedito de Lira merece uma reparação.”

Argumento

Senador Renan Calheiros, ainda sobre a prisão de Lula: “O foco agora é sabermos se alguém pode se colocar acima da Constituição, se o STF vai ou não garantir a Constituição. Façam como Sobral Pinto, que evocou a lei de proteção dos animais na defesa de perseguidos e presos políticos durante o Estado Novo”.

Perfil
Como se não bastasse ser favoritíssimo na disputa pela reeleição, o governador Renan Filho tem duas características bem próprias: transmite uma imagem de bom gestor e de muita simpatia. O que é importante num embate eleitoral. Seu trabalho a partir de agora é administrar a inegável vantagem. Surpresa parece difícil.

Risco

O alto índice de rejeição de Michel Temer é um dos obstáculos para o presidente vir a Alagoas nesta campanha eleitoral. Há pelo menos quatro candidatos interessados em trazê-lo: o senador Benedito de Lira e os deputados federais Arthur Lira, Marx Beltrão e Maurício Quintela. Vale saber o quanto esse interesse é real.

Chances

Analisando friamente o grupo de oposição, aparentemente dá para fazer pelo menos dois deputados federais, que seriam, hipoteticamente, Arthur Lira, Pedro Vilela e José Thomaz Nonô. Isso se Rodrigo Cunha decidir realmente disputar a majoritária. A soma de PP, PSDB. DEM e Prona daria para pensar em tal possibilidade.

Prazo

Termina em 9 de maio o prazo para alistamento eleitoral, transferência de domicílio, alterações no cadastro e inclusão de nome social. Em Maceió o atendimento é no Fórum Eleitoral, na Central Já do Maceió Shopping e no posto do Parque Shopping Maceió. O horário funcionamento é das 7h30m às 13h30m, de 2ª a 6ª feiras.

Conversa mole

É até redundante falar que o ex-presidente Lula não tem nada de preso político. É apenas mais um preso comum, dentre tantos que existem nas prisões brasileiras. Importante falar sobre isso, até porque ele foi condenado em várias instâncias, em quase todas de forma unânime, e ainda insistem e contestar o óbvio aparente.

Esperneio

Do ex-presidente Lula: “Continuo desafiando a Polícia Federal da Lava Jato, o Ministério Público da Lava Jato, o Moro e a segunda instância a provarem o crime que alegam que eu cometi. Continuo acreditando na Justiça e por isso estou tranquilo, mas indignado como todo inocente fica indignado quando é injustiçado”.

*Tiradentes, Mártir da Independência, lutou contra carga tributária de 20%. Hoje nós pagamos 56% de impostos, de modo geral, e demonstramos resignação. É realmente triste constatarmos que vivemos num país com a carga tributária mais injusta do mundo.

* O Departamento Estadual de Trânsito, prefeitos, a secretaria estadual de Educação e outras entidades vão participar de uma audiência pública, na próxima 2ª feira, às 9h30m, para discutir sobre o Transporte Escolar. A audiência acontece na sede do Detran.

*O Programa Nacional de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde, promove a partir de 2ª feira, até 1º de junho, a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, nas unidades de saúde de Maceió. A mobilização nacional acontece em 12 de maio.

*A evolução da literatura de cordel no Brasil será tema da próxima edição do projeto “Papo de Mestre”, com objetivo de expandir e disseminar a cultura alagoana. O projeto acontece na 2ª feira, às 14 horas, na Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos.

O projeto Café Filosófico chega à sua 2ª edição. O encontro, que visa bater um papo sobre um tema provocador, será neste sábado, a partir das 14 horas. Tema: “A Influência do Cristianismo na Sociedade Ocidental”. No Café São Braz. Grátis.

*Neste final de semana o programa “Aplauso” abordará a vida e a carreira de Dona Ivone Lara, a “Dama do Samba”, falecida esta semana, aos 97 anos. Neste sábado, das 15 às 17 horas, na Difusora AM; domingo, das 10 horas ao meio-dia, na Educativa FM.

*O CRB, que não vence nem faz gol há duas semanas, precisa desesperadamente de uma vitória hoje, contra o Vila Nova/GO. O jogo está programado para as 16h30m, no Estádio Rei Pelé. Pela Série D, o ASA joga às 16 horas, no Batistão, contra o Sergipe.

“Fiz da minha vida o Lula. Para ele, o pior aconteceu”.

José Dirceu

Ex-ministro do ex-presidente Lula