Blog do Dresch

17 de abril de 2018

Parlamentar ameaça jornalista de morte

Caberá ao ministro Luís Roberto Barroso relatar a denúncia da procuradora-geral Raquel Dodge pelo crime de ameaça cometido pelo deputado Eduardo Bolsonaro, filho do pré-candidato Jair Bolsonaro. O parlamentar ofendeu incisivamente a jornalista Patrícia de Oliveira Souza Lélis em redes sociais dizendo que ela merecia ter apanhado muito mais para aprender a ficar calada e se arrependeria de ter nascido, pois poderia ir pessoalmente atrás dela. A procuradora quer a condenação do deputado e uma multa de R$ 50 mil.  As ameaças aconteceram no dia 14 de julho de 2017, data em que a jornalista era filiada ao PSC, partido que abrigava Bolsonaro na época. Ele postou no Facebook que estava namorando Patrícia. Ela, porém, negou o relacionamento.

Estimulando a violência 2

A partir deste desentendimento as ameaças teriam começado. Patrícia, que já denunciou o deputado Marcos Feliciano (PSC) por estupro, tirou impressões das mensagens ofensivas de Bolsonaro através do aplicativo Telegram. Nas mensagens Eduardo Bolsonaro proferiu diversos palavrões e ofendeu fortemente a vítima. Em uma das sequências ele diz: “Depois reclama que apanhou. Abusada, merece mesmo. Tinha que ter apanhado mais para aprender a ficar calada, mais uma palavra e acabo com sua vida”. E ainda debochou de um possível processo judicial: “Foda-se. Ninguém vai acreditar em você. Somos fortes. Vai para o inferno, puta. Enfia a justiça no cu”.

 

Dois de cada três votos

A pesquisa Datafolha divulgada no final de semana mostra que dois de cada três eleitores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva votarão em que ele apoiar na próxima eleição, caso fique impedido de participar. O outro um terço afirma não ter opção, preferindo votar em branco ou mesmo anular o voto. Com a ausência de Lula, os pré-candidatos que mais se beneficiam são a ex-senadora Marina Silva (Rede) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) (ambos foram ministros de Lula). Mesmo preso na Polícia Federal do Paraná, Lula continua com grande poder de influência sobre o eleitorado, diz o Datafolha: 30% dizem que certamente votariam em alguém indicado pelo ex-presidente e 16% talvez. Entre os lulistas, 66% votariam no indicado por ele e 21% talvez. Para comparar a força de Lula, se a indicação fosse do presidente Michel Temer, apenas 3% votariam e 9% talvez. E com o apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso 10% votariam e 21% talvez.

INSS convoca beneficiários

Um novo edital publicado no Diário Oficial da União, faz a convocação de 152,2 mil pessoas que recebem auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em Alagoas o número de convocados é de pouco mais de 2 mil pessoas. Este edital faz parte do pente-fino que o governo realiza, desde agosto de 2016 nos benefícios por incapacidade pagos pelo INSS. Agora são convocadas as pessoas que não atenderam a primeira chamada ou não foram localizados pela desatualização dos dados ou de endereço.

INSS convoca beneficiários 2

O programa criado pelo governo para a revisão dos benefícios está na sua segunda etapa. Ao todo o governo pretende realizar 1,2 milhão de avaliações até o final do ano. O último edital no mesmo sentido foi publicado em março e o prazo para agendamento da perícia terminou sexta feira (13). A convocação era para 94 mil pessoas que também não foram localizadas, que recebem auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez. A procura para agendamento foi muito pequena, segundo o INSS. O agendamento para a perícia pode ser feito através do telefone 135.

Advogado se incendeia

Um conhecido advogado norte-americano, David Buckel, ateou fogo ao próprio corpo, no último sábado, no Brooklin Prospect Park, no centro de Nova York. O suicídio, segundo uma carta de despedida encaminhada a imprensa, era uma forma de protesto contra os danos que a humanidade causa ao planeta. “A poluição causa estragos no nosso planeta e espalha a inabitabilidade pelo ar, solo, pela água e pelo clima” escreveu Buckel no documento publicado por vários jornais. “A maioria dos humanos no planeta agora respira ar insalubre com combustíveis fosseis e muitos como consequência morrem prematuramente. Minha morte prematura com um combustível fóssil reflete o que nós estamos fazendo conosco”.

Advogado se incendeia 2

Com 60 anos de idade, David Buckel era um famoso ativista dos direitos dos homossexuais nos Estados Unidos e interveio em famosos casos de discriminação. Ele esteve na vanguarda do movimento para legalizar o casamento gay, agora juridicamente reconhecido em todos os estados do país. Nos últimos anos passou a dedicar-se à defesa intransigente do meio ambiente e da preservação do planeta. “Ter propósitos respeitáveis durante a vida convida a ter propósitos respeitáveis na morte” escreveu o advogado em sua carta.

 

 

  • Com 27 km de extensão o acesso ao município de Belo Monte começa a ter sua pavimentação asfáltica implantada ainda esta semana. A ordem de serviço para a obra foi assinada ontem pelo governador Renan Filho e pelo secretário-executivo de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Alcides Tenório.
  • O acesso vai ligar Belo Monte, na região da Bacia Leiteira ao município de Batalha, através da rodovia Al-125 e faz parte do Programa Pró-Estrada que tem o objetivo de elevar o padrão da malha viária do Estado.
  • Serão investidos cerca de R$ 22 milhões na obra, sendo recursos próprios.
  • Nesta semana, o governador deverá publicar o edital de abertura de licitação para a implantação do acesso à cidade de Pindoba, atingindo dessa forma, todos os municípios de Alagoas com acesso pavimentado.