Flávio Gomes

14 de abril de 2018

Manipulação populista

Suely Caldas, “O Globo”: “Enquanto na Europa o populismo de direita dispara com odiosa rejeição a imigrantes e um separatismo sem rumo, na América Latina o populismo de esquerda definha. O que fascina políticos como Maduro não é direcionar a economia para gerar empregos e salários. É distribuir dinheiro à população pobre, gastar em programas sociais de vida curta que produzam resultados rápidos em apoio político e votos na próxima eleição. Os pobres são o alvo preferencial por dois desonestos motivos. Primeiro, eles constituem a maioria dos eleitores; segundo são fáceis de manipular, enganar, explorar seu nível precário de escolaridade e informação. No Brasil o populismo de Lula produziu bons resultados, mas durou pouco e deixou uma herança amarga para a sucessora. Dilma Rousseff pôs mais lenha na fogueira. Aprofundou os erros de Lula, criando mais e mais programas sociais insustentáveis e que levaram o país à falência e à pior recessão econômica de sua história. Programas focados na pobreza, como o Bolsa Família, são bem-vindos, mas é preciso garantir suporte financeiro que lhes dê longa vida.”

Barata tonta
No dizer de um correligonário, o PSDB está desnorteado. A situação se aproxima bastante da de uma derrocada. O impacto do anúncio de que de Téo Vilela não seria candidato ganhou ares de drama quando Rui Palmeira também disse que não iria mais concorrer ao governo. Aí, a coisa complicou de vez.

Risco
A prisão do lobista Mílton Lyra pode complicar a vida do senador Renan Calheiros. O problema maior é o que ele possa dizer, na hipótese de uma delação premiada. E tudo o que o senador não quer, em plena campanha de reeleição, é uma complicação nesse nível, próxima do tipo “afasta de mim esse cálice”.

Despedida
Deputado estadual João Beltrão, ao se despedir da vida pública, aos 63 anos de idade: “Enfrentei muitos desafios ao longo dessas mais de três décadas de vida pública. Carrego a experiência e aprovação do eleitor por seis mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa. Agora estou no momento que requer cuidados.”

Ao largo
Deputado federal Marx Beltrão, ao anunciar o seu ingresso PSD: “Sigo à disposição de todos, sempre na luta por justiça, inclusão social, geração de emprego e renda, além de melhores oportunidades de vida para todos”. Nenhuma palavra a respeito da sua posição equidistante do senador Renan Calheiros.

Bola fora
Beira ao rídiculo a atitude de parlamentares federais de incluírem no sobrenome a palavra Lula. É uma manifestação expressa de subserviência em favor de uma pessoa que, por mais que digam o contrário, é simplesmente um condenado da justiça. E não é um condenado qualquer: responde por corrupção em alto nível.

Mutação
Em apenas seis meses o conterrâneo Aldo Rebelo mudou de partido três vezes: saiu do PC do B, foi para o PSB e agora aporta no Solidariedade. Uma guinada e tanto, para quem passou cerca de 30 anos nas hostes comunistas. Pelo PC do B foi vereador e deputado federal por São Paulo e chegou à presidência da Câmara dos Deputados.

Opinião
Anitza Freitez Landeata, da Universidade Católica Andrés Bello, sobre a Venezuela: “A pobreza disparou e praticamente toda a população está classificada como pobre. Maduro tenta concentrar sua política social na distribuição de alimentos porque, neste momento, é a necessidade básica e a que ainda produz rendimento político.”

*  O Detran/AL funciona neste sábado, das 8 às 14 horas, para atender usuários que desejam resolver pendências junto ao órgão. Além da sede, servidores estarão à disposição do público nos postos de atendimento avançados localizados nos SACs.
*  Iniciativa do Governo de Alagoas, o MindTalk vai reunir, domingo e 2a feira, diversas instituições e órgãos renomados em uma conferência que busca movimentar o cenário local com soluções inovadoras. No Centro de Convenções de Maceió.
*  Com a chegada do mês de abril, começa a contagem regressiva para a entrega do Imposto de Renda Pessoa Física. Por isso, alunos e professores do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Estácio estarão no Maceió Shopping, a partir deste domingo.
*  O Senac está projovendo, aos sábados, seminários sobre a NR 17 – Ergonomia (Trabalho em Teleatendimento/ Telemarketing e Gestão em Ergonomia) e a NR 32 – Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde/ Proteção Radiológica).
*  O programa “Aplauso” deste fim de semana aborda carreira da cantora, compositora, arranjadora e instrumentista Joyce. No sábado, o programa vai ao ar das 15 às 17 horas; no domingo, das 10 horas ao meio-dia. Produção de Givaldo Kleber.
*  Neste sábado, a Pestalozzi Arapiraca realiza a 3a edição da Corrida Azul. O evento terá provas de 4km e 6km e acontece no Bosque das Arapiracas, a partir das 16 horas. A concentração será às 15 horas. Contato: www.contimeassessoria.com.br.
*  Prenúncio de casa cheia para o jogo deste sábado, entre CSA e Goiás, pela abertuira da Série B do Campeoanto Brasileiro. O time alagoano está motivado pela conquista do título alagoano e, principalmente, pelo Brasileiro da Série B.

“STF é co-responsável pelo destino frustrado da Constituição. Ou pelo abismo à vista.”
Janio de Freitas
Jornalista