Roberto Baia

10 de abril de 2018

Novo reitor

O reitor da Uneal, Clebio Correia de Araújo, que assumiu a reitoria, na última sexta, após o pedido de exoneração do professor Jairo Campos, que vai disputar o pleito eleitoral deste ano teve vários compromissos na segunda (9), em Maceió.

O primeiro encontro é com o presidente da Fapeal, Fabio Guedes, para tratar dos financiamentos de pesquisa para 2018. Em seguida, o reitor e integrantes do SindUneal, terão uma reunião com o  vice-governador, Luciano Barbosa, para discutir a incorporação da bolsa-auxilio no salário dos servidores. O último compromisso do reitor na capital foi na ALE para discutir com o líder do governo, deputado Ronaldo Medeiros, a consolidação do PCCs do servidores da Uneal.

 

Homenagem em Arapiraca

Visando difundir uma programação cultural e artística para a valorização da leitura, o Sesc promove a Semana Livro homenageando o cartunista Mauricio de Souza. O evento irá acontecer no período de 16 a 20 de abril, de 9h às 11h, e das 14h às 16h, na Unidade do Sesc Arapiraca.

 

Programação

Na programação as crianças irão ter contato direto por meio de um bate-papo com escritores alagoanos compartilhando tudo sobre suas obras publicadas na Imprensa Oficial Graciliano Ramos, além de narração de história, cinema, visitação à biblioteca, piquenique literário, oficina de ilustração e literária, e muitas palestras.

 

Coco de Roda

O evento contará com a participação da Coleção Coco de Roda, Narração de Histórias com a Mônica Meireles (Trupe Gogó da Ema), Joesile Cordeiro (Coletivo Hetéaçã), e com a Tia Bolinha, além da jornalista e escritora Fabiana Freitas, do autor Luiz Antonio Caldas Filho, tendo como mediador Guilherme Ramos, analista em literatura do Sesc e também escritor.

 

Autor homenageado

Maurício de Sousa, cartunista e empresário brasileiro, nascido no dia 27 de outubro de 1935, na pequena cidade de Santa Isabel, no estado de São Paulo. Filho do poeta Antônio Mauricio de Sousa e da poetisa Petronilha Araújo de Sousa, Mauricio de Sousa é o mais famoso e premiado autor brasileiro de história em quadrinhos, pai da “Turma da Mônica” e de vários outros personagens.

 

Saúde para todos

Para comemorar o Dia Mundial da Saúde, celebrado no último sábado (7), data criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a Prefeitura de Arapiraca preparou uma programação especial oferecida gratuitamente  à população, na praça Luiz Pereira Lima, Centro, na manhã de segunda-feira (9).

 

Serviços                             

Com o tema “Saúde para todos”, uma série de serviços foram apresentados,  simultaneamente, em tendas espalhadas pela praça. O objetivo da ação foi de conscientizar a população sobre a importância da promoção e prevenção à saúde e, ao mesmo tempo,  dispor  serviços já prestados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros Especializados do município.

 

Unidades de Saúde

 

“Hoje trouxemos para a praça uma amostra dos serviços que estão disponíveis para  a população, nas unidades de saúde de Arapiraca. Além disso, também contamos com a parceria de outras secretarias, a exemplo da Agricultura, órgãos municipais, estaduais e empresas privadas. O que representa a credibilidade no trabalho desenvolvido pelo município”, destacou Aurélia Fernandes, secretária Municipal de Saúde.

 

Orientações

Exame de rastreamento de câncer bucal, aferição de pressão arterial, testes rápidos de HIV / Sífilis, glicemia,  Índice de Massa Corporal (IMC) e aplicação de vacinas, estavam na lista de serviços ofertados à população. Além disso, orientações sobre hábitos alimentares saudáveis,  primeiros socorros e outros diversos temas da saúde.

 

Parceiros

De acordo com Fátima Ramalho, coordenadora de Promoção à Saúde, a ação contou com a parceria da Secretaria de Agricultura, CCZ, CTA, Cerest, SMTT, as coordenações de Saúde da Mulher e da Criança, Doenças Crônicas, DANTs, Saúde Bucal, Tabagismo, PSE, Caps AD, Ceproal, Escola Santa Bárbara, Sesc, Detran,  5ª GERE e Samu.

 

Agradeceu

Em nota oficial, a Prefeitura dePalmeira dos Índios agradece honrosamente os serviços prestados por Luciano Monteiro, ex-secretário municipal de Irrigação e Desenvolvimento Sustentável, durante os meses em que ocupou a pasta em destacada atuação. Ele prestou relevantes serviços em defesa do município, sempre com a visão de fortalecer a economia e o desenvolvimento de Palmeira.

 

… Desta forma, o Governo Municipal deseja ao ex-secretário Luciano Monteiro, que neste momento se desincompatibiliza da titularidade da pasta, pleno êxito na nova jornada.

 

… Segundo a mídia local, Luciano deixa a Secretaria para concorrer ao pleito de 2018 a uma vaga na Assembleia Legislativa de Alagoas.

 

… “Agradecemos ao secretário Luciano Monteiro por toda a luta durante os meses em que permaneceu no nosso governo, principalmente pelo trabalho prestado ao nosso povo. A ele, os nossos agradecimentos, com sinceros desejos de vitória no novo caminho que percorrerá”, disse o prefeito Júlio Cezar.