Edmilson Teixeira

10 de abril de 2018

Despedida com os prefeitos  

Maurício Quintela e Marx Beltrão que estão  reassumindo esta semana seus cargos de deputado federal, depois de pouco mais de dois anos à frente dos Ministérios dos Transportes e Turismo respectivamente, palestraram nesta segunda-feira pela manha na sede da AMA, com os prefeitos alagoanos. Apresentaram uma espécie de balanço sobre seus trabalhos, sobretudo destacando as obras estruturantes investidas em Alagoas; e o que ficou de recursos  para serem aplicados em projetos que ainda estão para começar.

Rodovia

Maurício Quintela afirmou que a construção do anel viário de Maceió, compreende também a duplicação da BR 316, partindo do Benedito Bentes, onde vai corta os municípios de Satuba e Pilar, findando no entroncamento da BR 101, na Chã do Pilar. Disse que deixou o Ministério do Transporte, mas a grana  para essa obra já foi depositada no caixa do governo do Estado.

Boca da Mata

Valter Acioli, o vice-prefeito de Boca da Mata, que está no comando da Prefeitura, devido uma licença tirada pelo titular, Gustavo Feijó, disse que com apoio do governo alagoano está conseguindo levar o DER/AL para um serviço de recuperação da Rodovia AL/215, que liga a BR 101 até o centro da cidade. Pois, segundo o gestor, a estrada precisa de uma operação tapa-buraco, sinalização, limpeza de acostamento e outros. A definição foi dada pelo presidente do próprio DER/AL, Helder Gazzaneo Gomes, que prometeu esticar os serviços até a cidade de Anadia.

Porto Calvo

David Pedrosa (MDB) figura politica que já desponta como uma das lideranças da região norte do Estado, fez questão de marcar presença no último sábado à tarde em Maceió (Hotel Ponta Verde), a fim de prestigiar o ingresso do deputado Sérgio Toledo no PR. O evento foi presidido pelo comandante do partido em Alagoas, o ex-ministro dos Transportes, Maurício Quintela. Pedrosa garantiu apoio a Sérgio Toledo, que depois de cinco mandatos consecutivos de deputado estadual, agora vai para federal.

Porto Calvo II

Em fevereiro do ano passado, David Pedrosa teria sido eleito por unanimidade na sede da AMA, como presidente do Conorte/AL, que é o consórcio municipal que agrega os 10  municípios da região norte de Alagoas. David que fica no mandato desse órgão até o final do ano em curso, tem como meta principal acabar com os lixões das cidades daquela área. Para tanto, uma estação de transbordo está sendo construída  em Porto Calvo, cujo material coletado será conduzido para o Centro  de Tratamento de Resíduos Sólidos da região metropolitana de Maceió, localizado no município do Pilar/AL.

Messias   

Jarbinhas, o homem que renunciou o cargo de prefeito do município de Messias na última sexta-feira, com o propósito de concorrer a uma vaga  de deputado federal pelo PRTB, foi bastante cumprimentado nesta segunda-feira pela manhã na sede de AMA; por prefeitos e outros políticos que se faziam presentes. Jarbinhas já foi presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, razão de sonhar agora, ocupar o cargo de parlamentar, sobretudo com projetos municipalistas em defesa dos municípios brasileiros.

São José da Laje

Por falar em candidatos, nem o prefeito de São José da Laje, Rodrigo Valença; nem o ex-prefeito, Paulo Roberto o Neno que é seu pai, vão concorrer o pleito deste ano. Uma ampla costurada política foi articulada no mês passado, para que o filho renunciasse a Prefeitura, a fim de disputar uma vaga de deputado federal. O garoto abriu da parada, assim como seu pai que não aceitou sair como plano B. Será que o Neno abriu por está enquadrado da lei da “Ficha Limpa?”

União dos Palmares

O vice-prefeito de União dos Palmares, Zé Alfredo está anunciando sua candidatura de deputado estadual. Fará parte do Avante, que é o novo partido brasileiro que surgiu para substituir o PT do B.  Na eleição de 2014, o atual prefeito, Kil, resolveu concorrer ao cargo de deputado estadual, pelo então PMDB. Resultado: obteve 8.409 votos, ficou na 46ª posição entre todos que disputaram.

Do DEM para o PRTB

Jornalista e radialista Jeferson Moraes está anunciando seu retorno ao mundo político. Para tanto resolveu deixar o DEM, depois de 15 anos de filiação e amizade junto a José Tomás Nonô. Moraes faz parte agora do PRTB e pronto para chegar mais uma vez a Assembleia Legislativa como deputado estadual, cargo que já ocupou por um mandato e meio.

Dados históricos

A  última eleição de Jeferson foi há quatro anos, quando alcançou para estadual 11.383 votos. Mas, em 2012, o DEM chegou a colocá-lo na disputar pela Prefeitura de Maceió, oportunidade em que oito candidatos brigavam pela cadeira. Na ocasião Rui foi eleito e Moraes ficou em quarto lugar.

Chã Preta

Olivia Coimbra, filha da prefeita de Chã Preta, Rita Tenório é a candidata apontada pelo PMN para disputar o cargo de deputada federal. A indicação foi do pai, deputado estadual Francisco Tenório, que em Alagoas preside a sigla partidária. “Foi uma boa opção de partido em escolher uma jovem capacitada, sobretudo para defender um projeto de trabalho a altura da modernidade”, disse a mãe.

Quebrangulo

Prefeito Marcelo Lima estava nesta segunda-feira na sede da AMA, acompanhado do filho, David Maia, o garoto que na última sexta-feira, entregou o cargo de secretário municipal de Maceió, a fim de concorrer às eleições deste ano. Filiado ao DEM, David vai disputar o cargo de deputado estadual. Espera arrancar voto além de Maceió, em todo o Vale do Paraíba.