Flávio Gomes

6 de abril de 2018

Currículo sujo

Cineasta Ipojuca Pontes, no portal “Diário do Poder”, sobre Dias Toffoli, ministro do STF: “O currículo de Dias Toffoli é muito pouco confiável – para se dizer o mínimo. Reprovado duas vezes em simples quesitos de conhecimentos gerais em concurso público para juiz em São Paulo, o ministro nomeado por Lula foi condenado, mais tarde, em dois processos no estado do Amapá. Um das sentenças ordenava que Toffoli teria de devolver aos cofres a importância de setecentos mil reais – dinheiro ‘recebido indevidamente e amoralmente’ por contratos ‘absolutamente ilegais’ celebrados entre o seu escritório de advocacia e o governo do Amapá.   Como norma, em processos que possam condenar integrantes do PT, ele não perde a vez e sempre comparece com ‘pedido de vistas’ para sentar em cima do processo durante longo tempo, até passar a maré adversa (ou não). Por outro lado, ele está sempre concedendo liminares ou soltando presos cavernosos, atolados em denúncias, tais como o reincidente Zé Dirceu, o ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo (marido da senadora Gleise Hoffman, presidente do PT escolhida por Lula), Paulo Salim Maluf, Zé Geraldo (deputado da tropa de choque do PT), além  de empreiteiros corruptos… A participação de Toffoli na votação do julgamento do habeas corpus de Lula é um escândalo sem precedentes nos anais da nossa história judicial.”

À deriva

O PSDB de Alagoas está em frangalhos. E está difícil para Rui Palmeira, presidente regional da legenda, recuperá-lo. O MDB dos Renans já havia levado muitos prefeitos. Com a desistência de duas das maiores lideranças do partido, Téo Vilela e o próprio Rui Palmeira, de concorrer este ano, a situação ficou insustentável.

Explicação

José Thomaz Nonô, presidente regional do DEM, conversou com Renan Filho, mas diz que nunca falou com ele, nem com ninguém, sobre a possibilidade de ser candidato a vice-governador. “Eu estou tratando é da campanha dos candidatos a deputado”, diz, ele próprio pré-candidato a uma vaga na Câmara dos Deputados.

Avanço

Site “Cada Minuto”: “Renan Calheiros é o 10º senador mais influente nas redes sociais, segundo o relatório anual da FSB Comunicação, o FSB Influência Congresso. Calheiros subiu 22 posições em menos de um ano. Em julho do ano passado ele ocupava a 18ª colocação e em outubro passou para a 13ª.”

Acomodação

Candidato ao Senado, o deputado federal Maurício Quintella está transferindo parte das suas bases para o deputado estadual Isnaldo Bulhões, que tentará uma vaga na Câmara. Isnaldo, por sua vez, repassa seus espaços no interior para outros que tentam vaga na Assembleia. É a batalha pela sobrevivência no mundo político.

Oportunidade

Deputados federais e estaduais têm só a até meia-noite de hoje para mudar de partido em tempo de se candidatar na eleição deste ano. É que se encerra a chamada “janela partidária”. Como este ano não haverá eleições municipais, os vereadores não são beneficiados com essa possibilidade da legislação eleitoral.

Autismo

A vereadora Tereza Nelma promove hoje audiência pública na Câmara Municipal de Maceió, 9 horas, pelo Dia Municipal da Síndrome Do Espectro Autista, instituído por iniciativa sua. “Os autistas vivem sim no mesmo mundo que nós, mas com percepções e sensibilidades muito mais aguçadas. Vamos debater isso”, explica.

Sinônimo

De J. R.Guzzo, em “Veja”: “Lula e o PT já reconheceram que o principal erro da sua primeira estadia no poder (salvo, possivelmente, a ideia de transformar Dilma Rousseff em presidente da República), foi não ter criado a censura no Brasil. Não falam ‘censura’, claro. Falam em ‘controle social dos meios de comunicação’.

*Declaração do general da reserva Paulo Chagas, nas redes sociais, antes do julgamento do ex-presidente Lula no STF.“Ministro que muda de opinião é comparsa. Corte que muda de decisão para beneficiar criminoso, não é Corte é quadrilha!”

*O Sindicato dos Policiais Civis realiza hoje assembleia geral, com indicativo de greve, a partir das 13 horas, para tratar da imposição de horário de expediente nas delegacias do interior, cortes de adicional noturno e da verba de alimentação e assédio moral.

*Candidato à reeleição, o comodoro Moacir Albuquerque encabeça chapa única na eleição para a diretoria do Iate Clube Pajussara, que ocorre hoje, das 15 às 18 horas. O vice na chapa “Unidos Venceremos” é o delegado Antônio Teixeira Cavalcante Filho.

*A Secretaria de Educação de Maceió, por meio da Coordenadoria de Educação Especial, inicia hoje a formação continuada de professores e auxiliares que atuam no atendimento a crianças com deficiência e altas habilidades da rede municipal de ensino.

* A Filarmônica de Alagoas se apresenta hoje, a partir das 20 horas, no Teatro Deodoro, mais um concerto da série “Selma Britto”, em homenagem à pianista e incentivadora cultural alagoana. O repertório é recheado de músicas clássicas. Contato: 99381.6666.

* Hoje acontece, em Arapiraca, a primeira etapa das apresentações da 15ª Mostra Alagoana de Dança. Serão mais de 20 grupos, de estilos do clássico ao contemporâneo, de diversos municípios. O evento, gratuito, acontece às 20 horas, no Teatro Sesi.

* Ao ganhar novamente do Coruripe, agora por 3×2, o ASA garantiu o terceiro lugar do Campeonato Alagoano e assegurou vaga na Copa do Brasil 2019, junto com CRB e CSA. Agora, se o CRB for tetracampeão, garantirá vaga também na Copa do Nordeste.

 “Não tem mais valsa. É porrada, é guerra, é luta e venceremos.”

Alexandre Conceição

Dirigente do Movimento Sem Terra