Edmilson Teixeira

4 de abril de 2018

Santa Luzia do Norte

Quem aniversaria em grande estilo nesta quarta-feira, é o poeta e cantor de Santa Luzia do Norte, Pedro Soares, o Pedãocomo é conhecido nacionalmente. O cara  que também é um grande comunicador; integra o Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Alagoas e já ocupou diversos mandatos de vereador por sua terra natal. Os comentários dão conta de que um grupo de amigos vem incentivando Pedão a disputar a Prefeitura de Santa Luzia, cujo pleito possivelmente deve ocorrer ainda este ano, por conta do afastamento do prefeito e do vice, ambos no final do ano passado, acusados de praticarem crime eleitoral.

Chã Preta   

Em Chã Preta, onde a parceria de trabalho entre governo do Estado e Prefeitura, as ações não param. A cidade ganhou um verdadeiro banho asfáltico e os programas sociais continuam em alta. “Estamos adotando uma administração focada na cidadania de todos” afirma a prefeita Rita Tenório (PMN) que ontem anunciou  novos nomes para as secretarias de Administração, Assistência Social, Saúde e Esporte. Poliana Vieira assume a Administração; Bruna Coimbra,  Assistência Social; Rosilene Pedrosa Secretária de Saúde e Welington Melo assume secretaria de Esporte.

Estrela de alagoas

No mês passado, a farra sobre o aumento salarial dos políticos do pacato município de Estrela de Alagoas, findou no TJ/AL. É que os desembargadores da 3ª Câmara Cível do órgão suspenderam, por unanimidade, as leis municipais que autorizavam aumento no pagamento de subsídios ao prefeito, vice-prefeito, vereadores e secretários municipais, aprovados no final de 2016. O julgamento aconteceu em sessão do dia 22.

Justificativa

De acordo com o Ministério Público de Alagoas (MP/AL), as leis municipais nº 282/2016 e 283/2016 são inconstitucionais, por implantar um aumento indevido nos subsídios dos agentes políticos do município sem a antecedência mínima legal seis meses  anteriores ao final do mandato, o que violaria os princípios constitucionais da Administração Pública e a lei de responsabilidade fiscal.

Água de qualidade

Neste final de semana a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) estará de quinta a domingo inaugurando obras de poços artesianos em diversos municípios agrestinos. A ação faz parte da IX edição do Governo Presente. É que parte das obras conta com serviço de dessalinização, como parte do projeto Água Doce.

Delmiro Gouveia

O grau de rejeição por parte da administração pública de Delmiro Gouveia subiu consideravelmente diante da pessoa do prefeito Eraldo Cordeiro, sobretudo depois que esse viabilizou a aprovação de um projeto que aumenta a taxa de iluminação pública. O projeto criou o maior rebu na cidade. Segundo o blogueiro do Correio Notícias, Bruno Mafra, o prefeito já acumula hoje,  91% de rejeição, um fato histórico na área politica local.

Inhapi

Beto Malta (MDB) foi empossado como novo vereador de Inhapi, lá no alto sertão de Alagoas. Malta que obteve 304 votos em 2016, não se elegendo depois de três mandatos seguidos como vereador, pode dizer agora que entra para o seu quarto, visto que a Justiça afastou no mês passado Valter Elias (MDB), eleito com 469 votos. O processo que resultou na cassação foi movido pelo próprio suplente que dedurou seu correligionário de “ficha surja”.

Embolada

 

Na verdade Valter Elias é acusado de crime de homicídio. É que em 2016, ninguém sabe como ele conseguiu uma Certidão Negativa, onde não constava crime algum. Elias que estava em seu terceiro mandato disse que vai recorrer junto ao TRE/AL, já que sua condenação partiu do juiz  Filipe Ferreira Munguba da 39ª zona eleitoral, sediada em Mata Grande. Já o novo vereador é filho do ex-prefeito Paulo Malta.

Taquarana

Está previsto para o final do ano na cidade de Taquarana, a conclusão de um  avançado prédio da Justiça. Orçada em R$ 2.134.000,00 a obra será construída pela construtora Nobre Engenharia, vencedora da licitação. Para isso, foi que na terça-feira da semana passada, que o presidente do TJ/AL, Otávio Praxedes, assinou a ordem de serviço. Trata-se do novo Fórum de Taquarana.

Santana do Ipanema

Está previsto para ser inaugurada na manhã desta quarta-feira em Santana do Ipanema, a Casa do Estudante. Trata-se de um produto do Campus II da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). A residência tem capacidade para abrigar inicialmente vinte e quatro estudantes. As acomodações são separadas entre homens e mulheres, distribuídas igualmente. A cerimônia oficial de inauguração está agendada para às 10h, com a presença do governador Renan Filho e do reitor da Uneal, Jairo Campos.

Eleição 2018

Lideranças da capital e do interior de Alagoas marcaram presença na segunda-feira à noite na Câmara de Dirigentes Lojistas de Maceió, a fim de prestigiar o novo diretório do partido Avante, antigo PT do B.  O evento teve o comando do deputado federal Gilvaldo Carimbão, que é presidente da agremiação. Na ocasião foram destacados os possíveis pré-candidatos, montado a partir de amigos, aliados e de suas bases.

Estratégia

O novo diretório do partido composto por Givaldo Carimbão (presidente), Marcos Toledo (presidente de honra), o deputado estadual Carimbão Júnior, (vice-presidente) e Álvaro Guimarães (secretário geral), está montando a  chapa dos “lisos”, que seria capaz de garantir vagas na Assembleia Legislativa de Alagoas para candidatos com potencial entre 5 mil e 10 mil votos.