Flávio Gomes

29 de março de 2018

Casa de interesses

Jorge Oliveira: “Se um extraterrestre desavisado desembarcasse em Brasília ficaria doidão se fosse lhe dado a oportunidade de conhecer como funcionam atualmente os três poderes na terra dos tupiniquins. Deixaria o nosso planeta levando má impressão dos homens públicos que compõem o Legislativo, o Judiciário e o Executivo. Por exemplo: o ET não entenderia como um ministro iria se retirar do plenário do tribunal para atender uma agenda no Rio de Janeiro deixando para trás um julgamento que mexe com a estabilidade do país. Ficaria perplexo ao saber que outro ministro pretende estar ausente da próxima sessão para cumprir uma agenda em Portugal de um instituto privado que ele dirige. O ET – que estaria igual biruta no plenário – iria atrás de gente ilustrada para entender melhor o que se passa no tribunal. Saberia, afinal, que o STF, que em tese deveria defender a Constituição do país, jogou a Carta Magna no lixo por conveniências de seus integrantes. Ou seja: o que se decide hoje ali, amanhã não vale mais nada, pois seus ministros não estão dispostos a contrariar seus interesses pessoais. Eles, portanto, mudam tão facilmente de opinião que parece que a Constituição foi aprovada numa assembleia de pipoqueiros.”

Balanço positivo

No evento que marcou a sua despedida do cargo de Ministro do Turismo, o deputado federal Marx Beltrão trocou elogios com o governador Renan Filho. E explicou que graças a parcerias com o Estado e os municípios nos seus cerca de dois anos no cargo conseguiu trazer para Alagoas R$ 757 milhões em obras e ações.

Emoção

Marx Beltrão ressaltou que quando foi convidado para o cargo deixou claro ao presidente Michel Temer que como Ministro do Turismo traria o máximo para o seu Estado, o que de fato ocorreu. Quando estava encerrando o discurso foi às lágrimas, ao ver seu pai, deputado João Beltrão, ingressar no salão do Hotel Ritz.

Grandeza

Da ex-vereadora e ex-senadora Heloísa Helena, nas redes sociais, sobre o deputado Rodrigo Cunha: “Um homem honrado e um parlamentar exemplar, que é admirado por pessoas – como eu – que estão distantes da sua relação partidária e eleitoral”. O valor maior do elogio é que ambos podem concorrer a deputado federal.

À campanha

José Thomaz Nonô marcou para 6 de abril, com a entrega de obras, sua saída da Secretaria de Saúde de Maceió. E tem substituto definido: o seu fiel escudeiro Edvaldo Neiva Pires. Nonô, presidente estadual do DEM, passará a se dedicar à articulação da campanha de deputado federal, cargo que já exerceu por seis vezes consecutivas.

Revelação

Jornalista Davi Soares, no portal “Diário do Poder”: “Os nomes de Rodrigo Cunha, para o governo, e de Alfredo Gaspar, para o Senado, estão pacificados entre a maioria dos líderes partidários da base que foi surpreendida pelo aborto da gestação da pré-candidatura do prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB)”.

Agenda

O presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, e a diretora comercial da Equipotel, Camila Moretti, lançam hoje em Maceió a 60ª edição do Congresso Nacional de Hotéis – Conotel 2018 e a Equipotel Regional – de 16 a 18 de maio, em Fortaleza. O evento vai se iniciar às 15 horas, no Best Western Premier, na orla de Pajuçara.

Opinião

Site “Migalhas”, sugerindo à ministra Cármen Lúcia como recuperar a imagem do STF: “Convocar sessão extraordinária para a manhã do dia 4, pautando para este dia as ADCs que questionam a jurisprudência acerca da prisão em 2ª instância. Decidir o caso Lula, extraordinariamente, está sendo péssimo para a imagem do Judiciário.”

*Do poeta e escritor Olavo Bilac: “O tribunal divino é decerto muito respeitável e muito venerável; mas os tribunais da terra também valem alguma coisa. E a gente enquanto vive neste vale de lágrimas é obrigado a saber que eles existem e têm força”.

*A Prefeitura de Maceió paga hoje os salários de março a todos os servidores efetivos e aposentados.  Já o governo estadual anuncia para hoje o pagamento dos salários de março aos servidores que ganham até R$ 2.340,00 – os demais, somente no dia 11 de abril.

*Comércio, bancos e supermercados têm expediente normal hoje para atendimento ao público, apesar de ser 5ª feira da Semana Santa, mas fecham amanhã. As repartições públicas é que não funcionam, nem hoje nem amanhã, em todo o Brasil.

*Neste feriadão da Semana Santa uma opção é o Parque Municipal de Maceió, no bairro de Bebedouro, para visitas, trilhas e caminhadas no Parque Municipal de Maceió. Neste feriado o parque estará aberto ao público hoje e domingo, sempre das 8 às 17 horas.

*Somente até hoje é possível ter acesso à exposição “Carnelevarium Prazeres da Carne”, das 14 às 17 horas, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, com obras em esculturas, pinturas, desenhos, fotografias e instalações de diversos artistas plásticos.

*O primeiro concerto da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Alagoas neste ano será hoje, a partir das 20 horas, no Teatro Deodoro, com entrada gratuita. Interessados em obter os convites devem se dirigir à bilheteria do teatro a partir das 14 horas.

*O cantor e compositor paraibano Zé Ramalho, através de interpretações de Dinha Soares e sua banda, é atração hoje do projeto “Quintas no Poço”, que reverencia grandes nomes da MPB, através de interpretações de Dinha Soares e sua banda. Sesc Poço, 19 horas.

“O Supremo às vezes tem que ser contramajoritário, desde que siga o que está na lei e na Constituição”

Marco Aurélio Mello

Ministro do STF