Flávio Gomes

24 de março de 2018

Uma visão do inferno

Percival Puggina: “Aos olhos escandalizados da nação, o STF testemunhou contra si mesmo. Falou aos trancos com o ‘humanitário’ Gilmar Mendes. Soprou vaidade e ironia matreira com Marco Aurélio Mello. Tartamudeou e olhou assustado com Rosa Weber. Perdeu resquícios de pudor militante e se fantasiou de amor ao próximo com Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli. Deu razão a Saulo Ramos com os floreios monocórdios de Celso de Mello. Enquanto confessavam suas culpas e exaltavam a impunidade, viralizava o crime, a corrupção e o pandemônio moral. Suas palavras nos aprisionavam ainda mais, corroendo esperanças que juízes de verdade haviam plantado em nossas almas. Acabamos o dia numa cidadania vã, sugados feito bagaço, desprovidos de qualquer poder e capturados pelo mecanismo que nos tomou como servos submissos, pagadores das contas que não cessam de nos impor. Ironicamente, queriam convencer-nos de que era tudo para o nosso bem! Ora, isso é tão ridículo que não prosperará! Reconheço. Assim como, em Cuba, tive medo do Estado, esta tarde tive medo aqui. Medo de também nos tomarem a esperança. Senti a dormência de sua perda e me lembrei das palavras lidas por Dante no sinistro portal do Inferno: “Por mim se vai a cidade dolente; por mim se vai a eterna dor; por mim se vai a perdida gente…”.

TV Mar

O prefeito Rui Palmeira será entrevistado no programa “Conjuntura”, na TV Mar, canal 25 da NET, na próxima 2ª feira, às 9h30m, ao vivo. Um dos principais assuntos será, naturalmente, a decisão de Rui de concluir o mandato e não disputar a eleição deste ano. O programa terá reprises ao longo da próxima semana.

Hipótese

A possibilidade de o senador Fernando Collor de Mello liderar um grupo de oposição, concorrendo a governador, não parece muito provável. Mais razoável é ele conseguir a indicação de Arnon, um dos seus filhos, como vice de Renan Filho. Possibilidade que está sendo costurada nos bastidores já há algum tempo.

Ressalva

Deputado federal Ronaldo Lessa a Davi Soares (Diário do Poder) sobre o PDT apoiar os Calheiros: “A dificuldade que aparece é com relação ao senador Renan Calheiros… O projeto maior é o projeto de Alagoas. Acho que o senador Renan é um problema do País, um problema da Justiça, uma coisa que extrapola isso, né?” 

Restrições

O deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB) está decidido a não ficar na Assembleia. Pensa em disputar o Senado, mas ficou um quadro difícil sem um candidato do seu grupo ao governo. Concorrer à Câmara ficou complicado pela desarticulação da oposição e a concorrência com Heloísa Helena pelo voto de opinião.

AlternativA

Talvez seja melhor para Rodrigo Cunha concorrer ao governo contra Renan Filho, de quem é o único opositor na ALE e, por isso, alvo preferencial dos aliados do governador nas redes sociais. No pior cenário, perderia, porém firmaria seu nome para o futuro, até mesmo para disputar a Prefeitura de Maceió, em 2020.

Despedida

O deputado federal Marx Beltrão tem agenda na próxima 4ª feira, 28, em Maceió, no que talvez seja sua última atividade oficial como Ministro do Turismo aqui no Estado. Às 8h30m, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, apresentará o novo Prodetur, o Plano Nacional de Turismo 2018/2022 e o Banco de Imagens do Turismo.

Precedentes

Site “Migalhas”, sobre a polêmica da prisão ou não do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silvar: “Não foi um, nem foram dois os presidentes que já estiveram no xadrez. Foram cinco: Hermes da Fonseca, Washington Luís, Artur Bernardes, João Fernandes Café Filho e Jus”celino Kubitschek. Lula será o hexa? Quem viver, verá.”

 

*O juiz Alberto Jorge Correia de Barros Lima, da 17ª Vara Cível de Maceió, ministrará palestra no III Congresso Alagoano de Ciências Criminais. Há também outros palestrantes. O evento ocorre neste sábado, no Centro de Convenções de Maceió.

*A cidade de Girau do Ponciano recebe, neste final de semana, a Oficina Instrumental para Músicos e Bandas. É promoção do Pró-Bandas Alagoas, da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Federação das Bandas de Música e Fanfarra.

*Acontece neste sábado o “Baile na Praça”, aula gratuita de diversos ritmos de dança, das 19 às 22 horas, na orla de Ponta Verde, imediações da Barraca Pedra Virada. O acesso é livre a qualquer interessado e gratuito. Contato: 99975.7356.

 

*O programa “Aplauso” deste final e semana é dedicado à cantora Diana Pequeno, que, dentre as suas realizações, musicou trabalhos de poetas como Mário Quintana e Cecília Meireles. Sábado, 15 às 17 horas, Difusora AM; domingo, 10 horas, Educativa FM.

 

*O Parque Shopping sedia neste sábado, às 16 horas, na Praça da Alimenação, “Bate papo com Hugo Novaes e Rafael Magalhães”, com poesia, transmissão de experiências, venda de livros e sessão de autógrafos. O acesso do público é gratuito.

*O projeto Cine Sesi Cultural chega neste final de semana a União dos Palmares (Praça Basiliano Sarmento), na Zona da Mata, e Santana do Ipanema  (Avenida Coronel Lucena), no Sertão, com exibição gratuita de filmes. Sempre a partir das 18h30m.

*Os dois finalistas do Campeonato Alagoano serão definidos neste final de semana. No sábado, CSA x ASA – que joga pelo empate; no domingo, CRB (que joga pelo empate) x Coruripe. As partidas serão no Estádio Rei Pelé, ambas com início às 16 horas.

“Sérgio Cabral é a Maria Antonieta da Lava-Jato”

José Padilha

Diretor de cinema, sobre o ex-governador do Rio de Janeiro