Flávio Gomes

16 de março de 2018

Mudança só por milagre

Do jornalista, advogado e ex-deputado federal Ney Lopes: “Quadro desolador para a eleição de 2018. Somente Deus e o povo poderão mudar esse cenário que se antecipa. Nunca, em toda história do Brasil, os partidos políticos irão dispor de tanto dinheiro ‘oficializado’ com a origem nos cofres públicos, para os políticos detentores de mandatos gastarem na eleição. Está comprovado que o ‘faz de conta’ das mudanças eleitorais aprovadas pelo Congresso garantiu apenas a reeleição dos detentores atuais de mandatos. Como se não bastasse, o TSE aprovou uma resolução (23.553), que permite o autofinanciamento para campanhas políticas nas eleições de 2018, que está sendo questionada no STF. Com essa medida, os candidatos poderão usar o próprio dinheiro para conquistar votos, com limites bisonhos pré-fixados. A variação dos valores permitidos será em função do número de eleitores. Um candidato milionário ao senado, por exemplo, gozará da autorização de 2,5 milhões a 5,6 milhões de reais para gastar na sua própria campanha. Os deputados federais poderão ‘investir’ 2,5 milhões de reais, enquanto deputados estaduais têm limite de 1 milhão de reais. Quer dizer: quem tem dinheiro financia a sua própria campanha. O Brasil poderá mudar? Só se for um milagre!”

Compromisso

Fernando Collor: “É com base nos fundamentos de um centro liberal e progressista que almejo, como pré-candidato à presidência da República pelo Partido Trabalhista Cristão, lançar as sementes de uma regeneração que frutificará o real e definitivo desenvolvimento sustentável do Brasil. Eu fiz, provo que fiz e posso fazer novamente, e melhor.”

Nova ordem

Em entrevista ao programa “Conjuntura”, na TV Mar, há alguns dias, Maurício Quintella confirmou ser candidato a uma das duas vagas de senador e fez uma revelação: “O meu primeiro voto é do Biu”, referindo-se ao senador Benedito de Lira. E agora, que está se aliando aos Renans Calheiros, vai manter a posição?

Boca de siri

É até surpreendente o silêncio dos aliados de Rui Palmeira depois do anúncio do prefeito de Maceió de que não pretende concorrer ao governo este ano. Até o senador Benedito de Lira, principal dos prejudicados com a decisão, não tem se pronunciado, ao menos publicamente. O que significaria esse comportamento?

Parceria

O governo de Alagoas e a Latam Airlines Brasil assinam hoje, ao meio-dia, no Palácio República dos Palmares, termo de concessão de incentivos. Pelo acordo, a companhia aérea será beneficiada com a redução do imposto sobre o combustível da aviação, o QAV, de 17% para 12%. Isso representa mais voos para Maceió.

Recado

A APE/AL e a ANAPE emitiram nota repudiando ameaças de integrantes da chamada “Reserva técnica de 2006” da PM contra Procuradores de Estado. A nota diz, no final: “Ameaças de qualquer natureza jamais irão tirar dos Procuradores o compromisso de defender os interesses legítimos do cidadão e do Estado de Alagoas.”

Agenda

A Pró-reitoria de Extensão da  Uncisal promove hoje o lançamento do livro “Manual de Cuidadores de Crianças de 0 a 6 anos”. A publicação tem 25 autores, sendo todos eles professores e estudantes da instituição, e se baseia em aulas do Projeto de Extensão de “Cuidadores de Crianças”. Às 19 horas, no auditório da Uncisal.

Opinião

Do portal “Diário do Poder”: “A ministra aposentada do STJ Eliana Calmon disse à TV do site Migalhas, prestigiado site de notícias jurídicas, que a Lava Jato não vai chegar ao Judiciário, segundo procuradores disseram a ela, por orientação da defesa dos delatores. Os juízes ficam e os advogados se inutilizam…’”

 

 

*A banda Time Machine é a atração de hoje na happy hour do Sesc Poço, proporcionando mais uma noitada com sucessos musicais de várias épocas. O acesso é para comerciários e público em geral. A partir das 19h30m. Informações: 3201.1350.

*A temporada 2018 da Oficina de Preparação de Atores, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura, será retomada a partir de 20 de março, das 13 às 17 horas, no auditório do Museu da Imagem e do Som. As inscrições se encerram hoje, no Misa.

*A Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, realiza o projeto de Contação de Histórias, destinado a crianças. A atividade acontece todas as sextas-feiras, a partir das 10 horas. Agendamento: 3315.7877.

*O Instituto Federal de Alagoas está com dois editais em vigência, referentes à oferta de 16 vagas remanescentes em processos seletivos para ingresso na instituição, no ensino superior ou técnico. As inscrições se encerram hoje, para ambas as situações

*De hoje a domingo o Arapiraca Garden Shopping estará com um bazar, com descontos de até 70% em roupas e acessórios. O Bazar Garden – Edição Mulher oferecerá promoções consideráveis em peças femininas, em lojas do corredor do Espaço Gourmet.

* Após quatro anos da sua fundação, o curso de licenciatura em Ciências Biológicas, da Unidade Educacional (UE) da Ufal em Penedo, recebeu conceito 4, em uma escala de 0 a 5, na avaliação do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.

 

“Jamais vou me aliar a quem não levaria para almoçar em minha casa”

Rodrigo Cunha

Deputado estadual (PSDB), a Carlos Victor Costa, nesta Tribuna Independente