Roberto Baia

16 de março de 2018

Eleições 2018

A desistência do prefeito de Maceió, Rui Palmeira, de disputar o governo estadual, anunciada esta semana, não foi novidade e teve o aval do PSDB nacional.

No entanto, o governador Renan Filho, que concorre à reeleição, não deverá sair sozinho nessa disputa. Nos próximos dias, deverá ser anunciada a candidatura do deputado federal JHC (já confirmou que topa o desafio) ou do estadual Rodrigo Cunha, um nome forte que sairia à Câmara Federal, mas que poderá aceitar a disputa com o atual governador, em função do alto conceito que mantem junto ao partido tucano em todo o País.

 

Encontro

Os poderes executivo, legislativo e judiciário apresentaram a aplicabilidade dos critérios de afixação de dano e os benefícios das novas leis das relações de consumo durante o I Encontro Municipal de Integração das Relações de Consumo, promovido pela Prefeitura de Arapiraca através do Procon do município.

O prefeito Rogério Teófilo e o deputado estadual Rodrigo Cunha prestigiaram o evento.

 

Palmeira dos Índios

O prefeito Júlio Cezar recebeu, em Palmeira dos Índios, o engenheiro civil e diretor da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação (Cohidro), Wellington Coimbra Lou, que apresentou o projeto do primeiro perímetro irrigado da Barragem do Bálsamo, feito em parceria entre o município e o Governo do Estado.

 

Nova adutora

O engenheiro, que também é responsável pelo projeto executivo das obras do Canal do Sertão, destacou o trabalho que a empresa tem feito para trazer uma nova adutora para abastecer Palmeira dos Índios, a partir do Bálsamo, inclusive com uma Estação de Tratamento de Água. Com isso, o município passará a ter água em quantidade e qualidade sem sofrer colapso pelos próximos 30 anos. O Bálsamo, que acumula, em média, 18 milhões de metros cúbicos de água, é o maior reservatório de água doce de Alagoas.

 

Vitória

O ASA conseguiu a primeira vitória contra o CSA esta semana,  em Arapiraca.

A vitória foi por 1 a 0, gol marcado por Chiquinho e deu ao ASA o direito de jogar pelo empate para ser finalista do Campeonato Alagoano.

Chiquinho foi escolhido o melhor jogador em campo, na partida disputada no Coaracy da Mata Fonseca.

 

Reforma

O Mercado Público Municipal José Alexandre dos Santos, na Rua Teodorico Costa, no Centro de Arapiraca, seria finalmente recuperado;. As obras estão estimadas em R$ 300 mil. O empreendimento beneficia mais de 290 famílias e é um dos mais importantes para o desenvolvimento da economia local da cidade. A restauração envolve a parte hidráulica, elétrica, pintura, recuperação do piso, revestimento de bancadas e reforma dos banheiros, foi pensada para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e o atendimento aos clientes que passam pelo local diariamente.

Treinos

A rotina dos treinos chega a ser desgastante, mas a recompensa do trabalho feito durante a semana para Antônio Marcos dos Santos ou Marcos Paratleta`, como é conhecido, é bastante satisfatória.

Na prática esportiva há um ano e meio, Marcos começou a treinar graças aos incentivos do professor de Educação Física, Rodolfo Calmon, que viu nele grande potencial para o paratriathlon, combinação da natação, bicicleta adaptada e corrida de cadeira de rodas.

“O esporte sempre foi o meu sonho, mas essa fatalidade logo no auge da minha juventude [aos 14 anos] fez com que eu adiasse esse sonho. Hoje, me vejo mais recompensado e preparado, e poder praticar um esporte é muito bom”, destacou.

 

Visita 1

O superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento em Alagoas, Lourival Barbosa Magalhães, e o gerente da empresa Erisvaldo Vieira visitaram o prefeito Júlio Cezar, em Palmeira dos Índios. A Conab é um órgão do Governo Federal que atende Palmeira e outros 39 municípios da região. Além de trabalhar a segurança alimentar o Programa de Aquisição de Alimentos, o é um regulador do mercado.

 

Visita 2

Na visita, eles falaram sobre projetos para o fortalecimento da comercialização de produtos da agricultura local. “Estamos felizes em estarmos conversando com o prefeito Júlio sobre Palmeira, que tem muitas possibilidades de produção, principalmente de frutas e hortaliças. Nós, como entidade federal, daremos todo o apoio e suporte que o prefeito precisar, pois é esse o nosso papel de agente comercial do governo”, explicou Lourival.

 

Controle externo

O promotor de Justiça Magno Alexandre Ferreira Moura, da 62ª Promotoria de Justiça do Controle Externo, participou esta semana de uma reunião de trabalho com o comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Marcos Sampaio, e com o corregedor-geral da corporação, coronel Reinaldo Cavalcante. O encontro serviu para tratar de temas referentes a mudanças nos protocolos de abordagem adotado pela PM/AL, curso de formação de praças e oficias e adoção de ações para o fortalecimento do Núcleo de Apoio ao Controle Externo (NACE).

 

… Segundo o representante do Ministério Público, são necessárias reformulações no protocolo oficial de procedimento para que haja uma unificação nos procedimento de abordagem aos suspeitos de cometimento de crimes e efetivação de prisão em flagrante ou por ordem judicial.

 

… Além disso, a reunião tratou de algumas denúncias recebidas pela 62ª Promotoria de Justiça do Controle Externo, dando conta de cobranças desnecessária por parte dos instrutores do Cursos de formação de praças e oficiais da polícia Militar.

 

… “Os coronéis Marcos Sampaio e Reinaldo Cavalcante foram bastante receptivos às sugestões e ao que foi posto durante a reunião. Acreditamos no diálogo como forma de catalisarmos melhorias na atuação da polícia Militar”, disso o promotor.