Edmilson Teixeira

15 de março de 2018

Parlamentares mirins

A cidade de Foz de Iguaçu/PR está sendo palco desde quarta-feira do Encontro Nacional de Legislativos Municipais. São vereadores de toda parte do Brasil, inclusive alguns de Alagoas. Destaque para a vereadora por Maceió, Tereza Nelma, que será homenageada com a medalha “Mulher Destaque Brasil”. A indicação foi do presidente da União dos Vereadores do Brasil (UBV), Gilson Conzatti. O evento termina amanhã, sexta-feira.

Penedo

O maior rebu foi causado na noite de segunda-feira, por um grupo de manifestante na porta da Câmara de Vereadores de Penedo. Tudo porque foi aprovado um projeto de lei do Executivo, que concede a criação da Previdência própria do município. O placar foi de 7 x 7, porém o presidente da Casa, Júnior do Tó deu seu voto de minerva, favorável ao prefeito Március Beltrão. Os vereadores tiveram que sair escoltados com viaturas da PM.

São José da Laje

O ex-prefeito Paulo Roberto, que continua mandando na Prefeitura da Laje, está induzindo o filho, Rodrigo Valença que é o atual prefeito, a disputar uma vaga na Câmara Federal. O pivetão já publicou até nas redes sociais. “Estou filiado ao PRTB. Engajando-me ao máximo para deixar tudo organizado até o dia 7 de abril e me afastar da Prefeitura para encarar um dos maiores desafios da minha vida política: ser candidato a deputado federal! Obrigado pelo apoio de todos e vamos à luta com fé em Deus” disse.

Viçosa

Um vídeo que circula  nas redes sociais  mostra na manhã de terça-feira, o desespero do ex-prefeito de Viçosa, Flaubert Filho tentando a todo custo entrar num prédio onde funcionam a Prefeitura, a Câmara de Vereadores e a Secretaria de Educação, a fim de filmar com um aparelho de telefone celular, segundo o próprio, algumas irregularidades do prefeito Davi Brandão; entre elas o serviço de transparência dos gastos públicos. É que dois fortes seguranças barraram o ex-prefeito, em meio a uma cena que por pouco não saiu agressões físicas.

Reincidente

Informações dão conta de que Flaubert já vinha fazendo esse tipo de “trabalho” em outras ocasiões, sempre filmando os setores burocráticos ao tempo em que fazia narração dos problemas existentes, como forma de denunciar por vídeo nas redes sociais seu adversário Davi Brandão.

Ameaça

Nas redes sociais o filho de Flaubert, Flavius disse que o pai estava desempenhando um papel de bom cidadão, sobretudo denunciando uma quadrilha que está assaltando Viçosa. “Hoje colocaram um policial civil na porta da Prefeitura para impedir que ele entrasse. Não se esqueça de que ele tem filho, e que Deus me livre de um filho da puta desses machucar meu pai e Deus livre o agressor também!” ameaçou.

Histórico

Flaubert Filho que também já foi deputado estadual teve a oportunidade de comandar na gestão passada a Prefeitura de Viçosa  durante dois mandatos seguidos. Mas, o último foi bastante trágico, sobretudo para a sua carreira política. Foi afastado do cargo acusado pelo MPE/AL por suspeita de improbidade administrativa; isso em maio de 2015.  O vice-prefeito Manoel dos Passos, o Vô como é conhecido, foi quem comandou por um ano e meio o restante do referido mandato.

Politicagem

Como politicagem barata, na terça-feira, o presidente Temer se juntou com o ministro Gilberto Kassab, a fim de convocar prefeito de todo o Brasil, para um encontro de assinatura em Brasília. Trata-se de um convênio que garante internet gratuita nos órgãos públicos dos municípios. Na verdade não seria tão útil, sobretudo nesse tempo de crise, que esse tipo de convênio fosse feito via on-line? De Alagoas seguiu uma caravana de prefeitos, mesmo alguns  endividados com os servidores e os fornecedores até o eixo.

Canapi

Em Canapi o prefeito Vinícius Lima  está viabilizando apoio para o homem do campo, agora com a chegada da chuva na região. “Agricultores das comunidades rurais deram início à preparação da terra para o plantio, gerando um clima de expectativa e esperança para as famílias que têm na agricultura o seu meio de sobrevivência”, disse, afirmando a Prefeitura está entrando com trator dotado de arado, a fim de dar agilidade aos trabalhos. “Cada comunidade está sendo beneficiada com uma hora de trator para aração e gradação dos terrenos, facilitando a preparação da terra” comentou.

 

Eventos

De hoje até amanhã, o Banco do Nordeste reunirá em suas agências do interior, parceiros institucionais para prestar contas das contratações e renegociações em 2017 e realizar grande mobilização para o plano de aplicação de recursos para 2018. Participarão do encontro Parceria para o Desenvolvimento representantes do poder público local, instituições de classe como câmaras de dirigentes lojistas, sindicatos patronais e de trabalhadores rurais, Sebrae, Emater e clientes do BNB.

Meta

Segundo o Banco do Nordeste a expectativa de aplicação do programa FNE para este ano em Alagoas é de R$ 1,3 bi, sendo R$ 700 milhões destinados a projetos de infraestrutura e o restante aos demais segmentos. O encontro Parceria para o Desenvolvimento será realizado simultaneamente em todas as cidades que contam com agências do BNB (exceto capitais).

Delmiro Gouveia

Na segunda-feira em Delmiro, mais de quatro mil pessoas participaram do abaixo-assinado contra o preço abusivo da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), que entrou em vigor agora em março. O ato foi organizado pelo ex-vereador Daniel Marques, ele que aleatoriamente renunciou o cargo no final de 2017.  Daniel  foi o único parlamentar a vota contra o tal projeto de autoria do prefeito padre Eraldo Cordeiro. A campanha segue durante toda essa semana.

Delmiro – encrenca

Por falar em padre Eraldo, o clima não anda muito bem para o lado dele. Na última semana se cogitou que pessoas ligadas a seu grupo político estavam armando um golpe para lhe derrubar. O prefeito que responde por um processo de crime eleitoral, deveria sentar ontem no banco dos réus, porém o juiz da 40ª Zona Eleitoral, Lucas Dória transferiu o evento para o dia 10 de abril; situação que passa a ser pela quinta vez.  no caso seria audiência de instrução e julgamento. Além dele, estão nesse bolo  o vice, Gabriel Varjão e os vereadores Cacau Correia e Geraldo Xavier. Todos acusados de compra de voto.