Flávio Gomes

15 de março de 2018

O penúltimo degrau

Dora Krammer, em “Veja”: “A Justiça vai, passo a passo, desmontando a versão de conspiração e varrendo para o lixo da história a teoria de que o ex-presidente Lula é vítima de perseguição política e judicial. Ponto a ponto, o Superior Tribunal de Justiça demonstrou sem sombra de qualquer dúvida a inexistência de justificativa para o pedido de habeas corpus preventivo para evitar a hipótese de prisão assim que o tribunal da 4ª região conclua o exame dos embargos de declaração. Embargos que, aliás, não têm o condão de mudar o mérito da decisão que condenou Lula a 12 anos e um mês de prisão. Sentença, lá como cá, sustentada pela posição unânime dos magistrados. Politicamente isso tem um peso muito maior que decisões só por maioria, embora juridicamente importa mesmo é o resultado. O processo de Lula no caso do apartamento no Guarujá subiu o penúltimo degrau no STJ. Subirá o último no STF, que estará diante da situação de confirmar ou renegar uma decisão tomada pelo próprio tribunal sem que nada além do caso de Lula tenha ocorrido para justificar a alteração da jurisprudência. Uma batata quentíssima que a Corte Suprema não terá opção a não ser descascar.”

Entrave

O deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB) é citado como possível substituto de Rui Palmeira na disputa pelo governo do Estado. Ele falou com Davi Soares, do site “Diário do Poder”: “O jogo político majoritário como está posto, com negociações e nomes que não estão alinhados com o que eu acredito, é um impedimento”.

Repeteco

A decisão de Rui Palmeira de não renunciar à Prefeitura de Maceió para concorrer ao governo se compara à de Téo Vilela, em 2014. Assim como Marcelo Palmeira, vice de Rui, o vice de Téo, José Thomaz Nonô, tinha como praticamente certo que seria efetivado. E, assim como Téo, Rui preferiu concluir o mandato.

Meta

José Thomaz Nonô, presidente regional do DEM, tem se dedicado a definir nomes do partido para a disputa eleitoral deste ano. Em especial, as candidaturas à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados. Ele próprio planeja concorrer a deputado federal, cargo que exerceu por seis mandatos consecutivos.

Missão

Não há, da parte de Thomaz Nonô, nenhuma obstinação em ser, no seu grupo político, substituto de Rui Palmeira como candidato de oposição ao governo. Ele ouviu de Rui os argumentos para permanecer na prefeitura, antes do anúncio oficial, e cuida mesmo é de dar sequência ao trabalho na Secretaria de Saúde de Maceió.

Determinação

Em Brasília, fala-se que Michel Temer pretende substituir o ministro da Saúde, Ricardo Barros, pelo médico Raul Cutait. O senador Benedito de Lira (PP/AL), no entanto, ainda insiste em Adeílson Loureiro, médico alagoano que é o atual ministro substituto. A pendenga deverá ser resolvida até o final deste mês.

Lava Jato

O médico Marcos Davi Melo é integrante de um grupo de amigos que há 30 anos fazem caminhadas de madrugada da orla marítima de Maceió. No próximo sábado, às 7h30m, eles promovem café da manhã, no Hotel Ponta Verde, festejando os quatro anos da Operação Lava Jato. O grupo não tem nenhum objetivo político.

 Resignação

Do ex-presidente Lula, em entrevista a Juca Kfouri e Inês Nassif, no UOL: “Eles vão tomar a decisão, eu estou pronto para ser preso. É uma decisão deles. O que não estou preparado é para a resistência armada, nem tenho mais idade. Como sou um democrata, nem aprender a atirar eu aprendi. Então, isso tá fora.”

*O Hotel Ritz Lagoa da Anta sedia, de hoje a sábado, a 24ª Jornada Norte Nordeste de Reumatologia. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Reumatologia e Sociedade Alagoana de Reumatologia. São esperados mais de 400 participantes.

*As ações a serem desenvolvidas em 2018 pelo Centro Internacional de Negócios (CIN), da Federação das Indústrias de Alagoas, para inserir empresas locais no mercado externo, serão apresentadas no Café CINtegra. Hoje, 8h30m, na Casa da indústria.

* O juiz Hélio Pinheiro Pinto, auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas, lança hoje o livro “Juristocracia – O STF entre a judicialização da política e o ativismo judicial”. Na Escola Superior da Magistratura (Esmal), no Farol, a partir das 18 horas.

*Hoje, 15 de março, é o Dia Internacional do Consumidor. Por conta disso a Prefeitura de Arapiraca, através do Procon Municipal, realizará palestras, atendimento ao público e ações voltadas à conscientização de crianças e jovens sobre os diretos do consumidor.

*Os artistas Lula Nogueira, Manuela Constant e Levy Paz participam hoje da exposição “Carnelevarium, Prazeres da Carne”, a partir das 19 horas, no Complexo Cultural Teatro Deodoro. O público terá direito de conversar com os artistas sobre suas obras.

*O projeto Palco Aberto festeja 14 anos promovendo shows de 15 artistas alagoanos. Hoje, a partir das 20 horas, no Teatro Deodoro. As exibições farão parte de um DVD. Ingressos podem ser adquiridos no próprio teatro. Informações: 3317.8420.

*As secretarias estaduais da Cultura e da Mulher e Direitos Humanos realizam hoje a 2ª edição do prêmio “Mulheres que escrevem Alagoas”.  Às 9 horas, na Biblioteca Pública, em homenagem às escritoras alagoanas. Com show da cantora Leureny Barbosa.

“O trabalho do advogado público é fazer com que as instituições funcionem”

Cármem Lúcia

Presidente do Supremo Tribunal Federal