Roberto Baia

14 de março de 2018

“Pendurou as chuteiras”

Maria da Conceição Tavares, ex-prefeita de Traipu que antecedeu Eduardo Tavares, foi considerada culpada pelo desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Carlos Rebêlo Júnior, e perde os direitos políticos por 5 anos e pena de 2 anos e 6 meses de prisão, em regime aberto. (Com repórternordeste)

 

Cabe recurso.

Segundo o que apurou o Ministério Público Federal, que ofereceu a denúncia contra Maria da Conceição Tavares, quando ela era secretária de Educação em Traipu, na gestão de José Afonso Freitas Melro (1999), ela sacou, da boca do caixa, R$ 194.801,63 do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), dinheiro federal enviado ao município.

 

Recurso do MPF

Segundo o MPF, o dinheiro não virou merenda- principal finalidade do recurso e o saque na boca do caixa foi em 10 prestações.

O magistrado federal atendeu a recurso do MPF, contra sentença da 12ª Vara Federal de Alagoas, que absolveu a ex-secretária e o ex-prefeito José Afonso Freitas Melro.

 

Vacinação na Ufal

Os alunos do curso de medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e professores do campus Arapiraca foram imunizados, na tarde desta terça-feira (13), contra hepatite B, tétano, sarampo, cachimbo e rubéola. A ação aconteceu na própria Universidade e foi realizada pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Foi solicitado

Como os alunos estão inseridos nos territórios e equipamentos públicos de saúde desde o primeiro período do curso, cumprindo assim as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de Medicina, e em face da parceira e do apoio da Prefeitura para a consolidação da 1ª Escola Médica no interior do Estado de Alagoas, a coordenação do curso solicitou as vacinas não só para proteger os alunos, bem como os usuários dos serviços de saúde onde os estudantes atuam.

 

Iniciativa

A iniciativa fortalece o compromisso firmado entre as duas instituições públicas, Universidade de Prefeitura, na formação de profissionais médicos capacitados e comprometidos, bem como contribui para o fortalecimento das políticas públicas de saúde no âmbito do Serviço Único de Saúde (SUS).

 

Dia do consumidor

O dia 15 de março é uma data lembrada mundialmente como o Dia Internacional do Consumidor. É por isso que na próxima semana a Prefeitura de Arapiraca, através do Procon Municipal, realizará diversas atividades voltadas ao tema, incluindo palestras, atendimento ao público e ações voltadas a conscientização de crianças e jovens sobre os diretos do consumidor.

 

Palestras

Amanhã, quarta-feira (14), a programação será marcada por importantes palestras, que serão ministradas a partir das 19 horas na Casa da Cultura, no centro da cidade. Uma delas, “Os benefícios das novas legislações das relações de consumo”, será ministrada pelo deputado estadual Rodrigo Cunha.

 

Atividades na praça

Na quinta-feira, Dia Internacional do Consumidor, as atividades estarão concentradas a partir das 8 horas na Praça Luiz Pereira Lima, numa grande ação de cidadania. Na oportunidade técnicos do Procon realizarão atendimento ao público, enquanto profissionais da Secretaria Municipal de Saúde farão testagens rápidas de HIV, glicemia, aferição de pressão arterial. Representantes da Superintendência da Juventude e Sesc também estarão presentes fornecendo orientações ao público.

 

Internet 1

O prefeito Júlio Cezar esteve em Brasília, onde cumpriu agenda de trabalho. No primeiro compromisso, na segunda-feira (12), Julio e outros prefeitos brasileiros assinaram o convênio com o Programa Internet Para Todos, do Governo Federal, que levará acesso de forma democrática e gratuita aos serviços de internet banda larga,. O processo será feito a partir de pontos instalados e espalhados pelos bairros, povoados, distritos e comunidades rurais de cerca de 40 mil localidades do Brasil, que estavam excluídas da rede mundial de computadores.

 

Internet 2

A solenidade de adesão ao Programa aconteceu no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, às 15h30, e contará com a presença de 2.300 prefeitos, do presidente da República Michel Temer e do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Gilberto Kassab. As antenas já começarão a chegar às cidades a partir do mês de maio e toda operação será feita pela empresa americana Viasat, contratada pela Telebras, e que pretende instalar cerca de 200 antenas por dia.

 

 

… O Ministério Público Federal (MPF) em Arapiraca (AL) obteve liminar determinando que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a União elaborem e implantem o plano de manejo do Monumento Natural do Rio São Francisco.

 

… A decisão coincide com o período da 8ª Etapa de Fiscalização Preventiva e Integrada da Bacia do rio São Francisco em Alagoas (FPI).

 

… O ICMBio deve elaborar e apresentar, em 60 dias, um cronograma de trabalho completo e circunstanciado no qual deverão constar todas as tarefas que devem ser executadas para que, ao final do prazo máximo de doze meses, a contar da apresentação do referido cronograma, seja concluído o plano de manejo do Monumento Natural do Rio São Francisco.