Flávio Gomes

13 de março de 2018

A indecisão de Rui

Luís Vilar, site “Cada Minuto”: “O grupo tido como oposição ao governador Renan Filho (MDB) para disputar governo do Estado de Alagoas pode acabar se esfacelando, para alegria do próprio Renan Filho e do senador Renan Calheiros (MDB), caso o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), desista da possibilidade de ser candidato ao Executivo estadual. Há alguns dias, todos davam a decisão de Palmeira como certa: ele iria para a disputa. Mas, o silêncio e a cautela demasiada de Rui Palmeira, começa a gerar desconfianças entre os vários caciques do grupo, incluindo o ministro dos Transportes, Maurício Quintella (PR) e o senador Benedito de Lira (PP). O próprio PSDB tenta impulsionar Rui Palmeira a uma candidatura, mas já deixando claro um ‘tom de desespero’, como ocorreu na mais recente fala do tucano Claudionor Araújo, em suas redes sociais. Mesmo sendo, por parte de Araújo, uma opinião pessoal, não deixa de ser um sentimento compartilhado por tucanos que queriam ver Palmeira na disputa. A questão central é que a oposição apostou demais em Rui Palmeira e agora não tem outro nome a ser construído em tão pouco tempo. As preocupações se fazem por vários motivos: 1) uma chapa para disputar o Senado Federal precisa de “cabeça”; 2) isso também envolve a vida de outras agremiações, já que há a questão de votos de legenda e coeficiente eleitoral; 3) as pesquisas eleitorais indicam Rui Palmeira como a única alternativa viável em uma campanha polarizada…”

Concorrência

É grande a disputa pela vaga de vice-governador na chapa de reeleição de Renan Filho, hoje favorito para permanecer no Palácio República dos Palmares. Pelo sim, pelo não, o atual vice, Luciano Barbosa, está deixando a secretaria da Educação. É que se reeleito Renan Filho dará vaga ao vice, em abril de 2022.

Acertos

Agora presidente regional do Avante, o deputado federal Givaldo Carimbão anuncia para hoje uma reunião com o Procurador Geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça. Vai tentar convencê-lo a ser candidato ao Senado pelo seu partido. Alfredo Gaspar tem feito contatos, bastante adiantados, para se filiar ao PSB.

Reforço

Informa Davi Soares, no site “Diário do Poder”, que no fim de semana Alfredo Gaspar de Mendonça Neto recebeu visita do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ), filho do pré-candidato a presidente da República Jair Bolsonaro. Seria o apoio dos Bolsonaro à candidatura de Alfredo Gaspar a uma vaga de Senador.

Adiamento

A pedido da Polícia Federal e da Procuradoria Geral da República, o STF prorrogou por 60 dias o prazo para conclusão do inquérito que investiga os senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). Ambos são acusados de corrupção e lavagem de dinheiro na construção da obra Canal do Sertão.

Mudança

O médico José Wanderley Neto está rompendo uma parceria de muitos anos com a Santa Casa de Misericórdia. Pelo que se fala nos meios médicos, seu serviço de cardiologia, considerado um dos melhores do Brasil, irá se transferir para o Hospital do Açúcar. José Wanderley já foi vice-governador e candidato a prefeito de Maceió.

Lembrança

Está havendo muito disse-me-disse em torno do tremor de terra ocorrido em Maceió. Para muitos especialistas foi apenas uma acomodação geológica natural. Poucos se lembram que a região do Pinheiro, onde o abalo foi mais sentido, era uma área que alagava bastante e foi aterrada para construção de casas e edifícios.

Opinião

Deputado federal Jair Bolsonaro (RJ), ao se filiar ao PSL: “Temos aqui vários parlamentares da jocosamente chamada ‘bancada da bala’. Essa bancada vai crescer no ano que vem. Quem sabe será a bancada da metralhadora. A violência se combate com energia ou, em alguns casos, com mais violência.”

*Jornalista Josias de Souza sobre a presidente do STF receber Temer: “Cármen Lúcia recepcionou em casa não um presidente do Poder Executivo, mas um prontuário que inclui duas denúncias criminais, dois inquéritos por corrupção e uma quebra de sigilo.”

*O Governo de Alagoas abre a edição 2018 do Dia D do Governo Presente nos municípios de Carneiros, Senador Rui Palmeira e Minador do Negrão, no Sertão, de hoje até 5ª feira. O objetivo é aproximar, integrar, levar cidadania e diversos serviços ao interior.

*A Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas e a Procuradoria Geral do Estado realizam 5ª feira, 15, nos dois horários, a palestra “O regime especial dos precatórios à luz das recentes alterações constitucionais”. Inscrição: 3221.7293/3315.1000.

*A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas lançou, ontem, o edital da 19ª edição do Teatro Deodoro é o Maior Barato. As inscrições, on line, vão até o dia 12 de abril e o processo é todo online. São aceitos trabalhos em teatro, circo, dança e música.

*A Pinacoteca Universitária da Ufal, na Praça Sinimbu, recebe, somente até hoje, a mostra “Reencontro”, da artista plástica e arquiteta Patrícia Melro. Seu trabalho nessa mostra consiste em pinturas abstratas. A visitação pode ser feita das 8h30m às 17h30m.

*Quem assistiu ao jogo CRB 1 x 1 Santa Cruz, sábado, presenciou uma das piores arbitragens já vistas no Trapichão. Atabalhoado, o árbitro errou muito, inverteu faltas e deixou de marcar dois pênaltis claros – um para o Santa Cruz e dois para o CRB.

“Não chegamos a esse tópico”

Alfredo Gaspar de Mendonça Neto

Procurador Geral de Justiça, negando que tenha recebido convite para se filiar ao PSL