Flávio Gomes

11 de março de 2018

Lula preso político?

Da Agência Reuters: “O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse em vídeo divulgado nesta quarta-feira que se tornará um preso político caso tenha a prisão decretada no caso do apartamento tríplex no Guarujá (SP), e afirmou que seus adversários terão de ‘arcar com o preço’ de prendê-lo. ‘Se não provarem um real na minha conta, se não provarem um dólar na minha conta, se não provarem uma telha na minha conta que não seja minha, eu terei que ser considerado um preso político. E eles então terão que arcar com uma responsabilidade de ter a pessoa que foi o melhor presidente do Brasil, a pessoa que lidera todas as pesquisas de opinião pública — qualquer uma, seja feita por inimigo ou amigo —, ou seja, eles vão ter que arcar com o preço de decretar minha prisão’, disse. Lula também disse esperar que o processo do tríplex seja revisto por tribunais superiores. O vídeo foi divulgado no dia seguinte à decisão unânime da 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de negar pedido de habeas corpus da defesa do petista que buscava impedir que ele fosse preso após esgotados os recursos no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) contra a condenação a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.”

Opção

Lideranças partidárias simpatizantes da candidatura de Rui Palmeira ao governo pensam em alternativas, caso o prefeito decida terminar seu mandato na Prefeitura de Maceió. Um dos nomes citados é José Thomaz Nonô, secretário municipal de Saúde. Nonô quer Rui candidato, mas diz que topa ser ele próprio o candidato.

Franco atirador

Thomaz Nonô foi secretário estadual da Fazenda e seis vezes consecutivas deputado federal, além de vice-governador. Por apenas 13 votos perdeu a presidência da Câmara dos Deputados para Aldo Rebelo. No momento está sem mandato e, como entendem os que o defendem como opção a Rui, não teria nada a perder.

Campanha

Em mais uma investida da sua gestão em Maceió, reduto do provável concorrente Rui Palmeira, Renan Filho lança neste sábado, 10 horas, na Praça Multieventos, mais uma etapa do projeto Ronda no Bairro. “Levaremos segurança para quem mora nos bairros e para os turistas que nos visitam”, diz o governador.

Proposta

Deputado Francisco estadual Tenório, na “Tribuna Independente”: “Alagoas tem uma grande rede hoteleira e muitas casas de aluguel para turistas. Muitas pousadas ainda possuem fichas de papel em que o turista apenas preenche um cadastro. É preciso que entremos na área da informática e na identificação biométrica”.

“Brasileirada”

A Secretaria de Saúde de Maceió divulgou, desde 19 de fevereiro, a necessidade de recadastramento dos usuários de colírio para glaucoma. E disponibilizou o colírio nos seus vários postos de saúde. Ontem, último dia do prazo, desde cedo o PAM Salgadinho foi praticamente invadido por pessoas em busca do colírio.

Investida

Foi lançado ontem, em Córdoba, um voo da companhia Andes entre a cidade argentina e Maceió. O voo, semanal, passa a ser operado em 7 de abril e vendeu os 183 assentos para os meses de abril, maio e junho. Diz Jair Galvão, secretário municipal de Turismo, que argentinos representam 60% dos estrangeiros que nos visitam.

Opinião

Percival Puggina, sobre FHC e as relações com o PT: “Assumiu calado o papel de último pau do galinheiro retórico petista. Ofereceu-se em holocausto aos que o atacavam. Tirou o casaco, a gravata e abriu a camisa para o assassinato de sua reputação. E segue, agora, lamentando o afastamento político dos ‘progressistas’.

*A Villa Niquim, na Barra de São Miguel, oferece “um lugar aconchegante, comida, bebida e música boa” durante a Semana da Mulher, com shows desde 5ª feira, 8. Neste sábado a atração é Paulinho Balbino, às 19h30m. A Villa Niquim abre às 17 horas.

*Celebrado em 8 de março, o Dia da Mulher terá homenagens também neste sábado no Parque Municipal de Maceió, em Bebedouro. O projeto “Oxente, Relaxe”, voltado às mulheres, é aberto ao público e se inicia às 9 horas com aulas de yoga e pilates.

*A cantora, compositora e produtora musical Marisa Monte é a focalizada do programa “Aplauso” deste final de semana. Sábado, das 15 às 17 horas, na Difusora AM; domingo, das 10 às 12 horas, na Educativa FM. Produção e roteiro de Givaldo Kleber.

*A mostra “Lindeza de Arte Arapiracana” ocorre neste sábado, a partir das 21 horas, no Vinil Coffee Bar, Arapiraca, reunindo pintura, discotecagem e música ao vivo. Haverá vitrola da Rádio de Quarto, exposição de Albério Carvalho e show de Janu Leite.

*Na próxima 2ª feira, 12, a mostra “Circuito III”, entra em cartaz na Galeria Gamma, com obras, de 23 artistas contemporâneos, que integram o seu acervo. A galeria fica na Avenida Luiz Ramalho de Castro, 899, Jatiúca. Informações: 3377.3979

*A temporada 2018 da Oficina de Preparação de Atores, promovida pela secretaria estadual da Cultura, retoma as atividades neste mês de março, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas. As ações serão realizadas nos dias 13, 14, 20 e 21.

*Na expectativa das semifinais do Campeonato Alagoano, que se iniciam na próxima 4ª feira, os clubes alagoanos têm compromisso hoje na Copa Nordeste: às 16 horas, no Trapichão, CRB x Santa Cruz; às 21h30m, em Salgueiro (PE), Salgueiro x CSA.

“Amargará dois anos de ostracismo político”

Claudionor Araújo

Ex-vereador e dirigente do PSDB, ao jornalista Luís Vilar, sobre o que acontecerá a Rui Palmeira se não disputar a eleição de governador