Flávio Gomes

9 de março de 2018

PT pressiona o STF

Jornalista Gerson Camarotti, em seu blog: “Colegas da ministra Cármen Lúcia no Supremo Tribunal Federal (STF) já percebem desconforto da presidente da Corte para colocar na pauta de julgamentos a ação que discute a constitucionalidade da prisão a partir da condenação em segunda instância. A pressão maior é de integrantes do PT que tem percorrido gabinetes do STF em busca de conversas com ministros para colocar o tema na pauta. Isso porque, na avaliação do núcleo petista, é mais seguro votar um caso genérico do que colocar na pauta um recurso específico do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na avaliação do PT, a única chance de Lula escapar da prisão é obter uma decisão favorável no Supremo Tribunal Federal (STF), quarta e última instância da Justiça. Na semana passada, a própria Cármen Lúcia foi surpreendida com a presença de parlamentares do PT – inclusive da senadora Gleisi Hoffmann, presidente do partido – levados ao seu gabinete pelo ministro Ricardo Lewandowski. Vários outros petistas foram vistos nos corredores do Supremo apresentando pedido semelhante. Entre eles Jaques Wagner, Gilberto Carvalho, José Eduardo Cardozo e Sigmaringa Seixas. ‘Nunca o Supremo foi tão pressionado; nem durante o período do mensalão’, desabafou ao blog um integrante do Supremo.”

Determinado

Informação de fonte segura: Alfredo Gaspar de Mendonça é mesmo candidato a senador. O atual Procurador Geral de Justiça vai se filiar ao PSB, sem vinculação com qualquer candidato a governador. Está disposto até a pedir demissão do Ministério Público, caso não seja possível obter uma licença para disputar a eleição.

Compromisso

Rui Palmeira e outros prefeitos estiveram com o presidente Michel Temer e obtiveram dele a liberação de uma linha de crédito especial no BNDES, de R$ 10 bilhões, para as capitais usarem em segurança pública. Rui citou que também é preciso infraestrutura, mobilidade urbana, saneamento e requalificação de espaços públicos.

Reconhecimento

De relatório do Banco Mundial: “Liberalização comercial dos anos 1990, feita no governo do ex-presidente Fernando Collor de Mello (1990-1992), é um exemplo de potenciais ganhos para os mais pobres. O aumento dos rendimentos reais das famílias pobres foi o dobro do aumento dos rendimentos das famílias mais ricas.”

Condição

Site “Cada Minuto” diz que Fernando Collor condiciona o apoio a Renan Filho à indicação do vice do governador: “O entendimento é que daqui a três anos Renan Filho poderia sair do governo para disputar uma vaga no Senado, justamente contra Collor, e que o vice na chapa seria uma garantia para o ex-presidente que isto não aconteceria.”

Avanço

Christian Teixeira, secretário de Saúde, sobre mais 147 leitos de retaguarda em hospitais de Maceió e do interior: “O Governo do Estado tem investido na construção de novos hospitais, mas é muito importante aumentarmos o número de leitos. O cidadão exige um serviço de saúde melhor e temos dado toda prioridade a isso.”

APE/AL

A Associação dos Procuradores do Estado promove hoje, em sua sede, café da manhã pelo Dia da Advocacia Pública e o Dia da Mulher. Serão homenageadas procuradoras de Estado, o procurador Marcos Mello receberá homenagem do deputado Rodrigo Cunha e haverá lançamento de livro do procurador José Cavalcanti Barros.

Opinião

Gaudêncio Torquato: “A força moral é a arma mais poderosa da campanha deste ano. Será o maior contraponto ao estado de degradação que corrói parcela razoável de nossos quadros políticos. Trata-se de uma força que funcionará como imã, puxando a atenção e a adesão dos eleitores. Os candidatos se esforçarão em dizer que a possuem.”        

 

*O 4º Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital lança hoje a prática da Justiça Restaurativa na Unidade, às 10 horas, na sede da unidade. Iniciativa do Tribunal de Justiça de Alagoas e do Centro Universitário Tiradentes (Unit).

*A primeira Feira Agrária do Crédito Fundiário 2018 acontece, hoje e amanhã, no município de Chã Preta, na Zona da Mata. É uma realização do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) com o apoio da prefeitura municipal.

*Uma equipe da Desenvolve, agência de fomento do Estado, participa hoje do lançamento de uma nova linha de crédito para atender aos artesãos alagoanos. A Pró-Artesão visa proporcionar condições para estimular a atividade sem onerar os pequenos negócios.

*O cantor Júnior Almeida apresenta, hoje e amanhã, o show acústico “Memória da Flor”, no Arte Pajuçara, com participações de Wilma Araújo e Chau do Pife. Haverá ainda bate-papo com o cineasta Rui Guerra e exposição de Silvana Valença. Às 21 horas. Grátis.

*Hoje, no Cine Arte Pajuçara, a atração é a montagem da ópera italiana Rigoletto, como parte de um projeto, “Ópera na Tela”, que tem o objetivo de popularizar esse gênero, antigo porém não muito difundido. A partir das 19h30m. Informações: 82 98882.8241.

* O projeto Cine Sesi Cultural estará, de hoje a domingo, nas cidades de Campo Alegre e Murici, exibindo os curtas Até o Sol Raiá, Salu e o Cavalo Marinho e Guida, além dos longas O Menino no Espelho, Zootopia e O Filho Eterno. Às 18h30m. Grátis.

*No finalzinho do jogo contra o ASA o CRB garantiu os 2×1 e a liderança da fase de classificação do Campeonato Alagoano. Seu adversário nas semifinais será o Coruripe, 4º colocado. CSA, 2º, e ASA, 3º, fazem o outro confronto para definir os finalistas.

“Aberração”

Ciro Gomes

Pré-candidato do PDT a presidente da República, sobre a decisão do STJ de negar habeas corpus ao ex-presidente Lula