Blog do Dresch

8 de março de 2018

Nise deverá ser a nova Heroína da Pátria

 

A Câmara dos Deputados está prestes a aprovar um projeto de lei, que inclui o nome da psiquiatra alagoana Nise Magalhães da Silveira, no “Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria”, destinado a honrar “brasileiros e brasileiras que tenham oferecido a vida à pátria, para sua defesa e construção, com excepcional dedicação e heroísmo”. O projeto é de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e pode colocar o nome da médica alagoana junto a lista de tão poucas mulheres inscritas no Panteão da Pátria e da Liberdade, Tancredo Neves, inaugurado em 1986 e projetado por Oscar Niemeyer. “Em uma audiência pública, conseguimos provar a importância de Nise da Silveira na história do Brasil” justificou a deputada carioca,

Nise como Heroína da Pátria 2

Atualmente o Panteão que faz a homenagem aos heróis e heroínas brasileiros conta com 45 nomes, sendo seis mulheres. A alagoana seria a sétima. Estão ali relacionadas Jovita Feitosa (voluntária da Guerra do Paraguai), Clara Camarão (combateu os holandeses na Batalha dos Guararapes), Ana Néri (pioneira na enfermagem no Brasil), Anita Garibaldi e Bárbara de Alencar (revolucionárias e patriotas) e mais recentemente a estilista Zuzu Angel (que desafiou a ditadura militar em busca do corpo do filho e acabou sendo assassinada). Nise da Silveira também seria o terceiro nome alagoano a constar do Panteão, ao lado de Marechal Deodoro e de Zumbi dos Palmares.

Perseguido e sempre líder

Mesmo diante da possibilidade de ser impedido pela Justiça Eleitoral de disputar as eleições presidenciais deste ano, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue liderando as intenções de voto. Pesquisa da CNT/MDA mostrou que na pesquisa estimulada, o líder petista aparece com 33,4%, seguido pelo deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) com 16,8% e Marina Silva com 7,8%. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) teria 6,4% e Ciro Gomes (PDT) aparece com 4,3%. E ainda o senador Álvaro Dias (PODE) teria 3,3%, e o senador Fernando Collor (PSTC) com 1,2%. O presidente Michel Temer (PMDB) teria 0,9%, a deputada Manuel D’Ávila (PCdoB) aparece com 0,7%% e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM) surge com 0,6%. O nome do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles não foi incluído na pesquisa.

A carta de US$ 100 mil

Uma carta escrita pelo físico Albert Einstein foi arrematada esta semana por US$ 103.700 em um leilão na cidade de Jerusalém. A carta manuscrita sobre a teoria da evolução, escrita em alemão, foi enviada por Einstein em 1928 a um colega matemático. Outros itens como cartas, autógrafos e fotos do Prêmio Nobel de Física de 1921 foram arrematadas por vários milhares de dólares. O físico, que recusou-se a se tornar o primeiro presidente da Israel era professor não residente da Universidade Hebraica de Jerusalém até sua morte, em 1955.

Segurança Pública regionalizada

Oito dos nove governadores nordestinos, reunidos em Teresina (PI) assinaram um acordo de cooperação para criar o Sistema Regional de Segurança Pública e Gestão Penitenciária, que prevê encontros periódicos para compartilhar informações e ao mesmo tempo desenvolver projetos e programas de combate e prevenção ao crime na região. Segundo dados apresentados durante o evento, o Nordeste responde por 40% dos assassinatos registrados no Brasil. Os governadores defenderam ainda a criação de um fundo e de um sistema nacionais de segurança pública.

Segurança Pública regionalizada 2

Ao final do encontro os governadores assinaram a Carta de Teresina, onde enumeram os pontos discutidos, mas defendendo sempre a necessidade da criação de uma estratégia nacional para o combate à criminalidade. Todas as propostas também estão sendo encaminhadas ao Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. Participaram do encontro os governadores do Piauí, Wellington Dias; Renan Filho, de Alagoas; Rui Costa, da Bahia; Camilo Santana, do Ceará; Flávio Dino, do Maranhão; Ricardo Coutinho, da Paraíba; Paulo Câmara, de Pernambuco; Robinson Faria, do Rio Grande do Norte e do vice-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas.

Caminhão da Sorte em Palmeira

Até o próximo sábado, o Caminhão da Sorte, da Caixa Econômica Federal estará estacionado na Praça Humberto Mendes, no centro de Palmeira dos Índios. No período a população local poderá acompanhar os sorteios das loterias e inclusive participando de alguns deles e fazendo parte dos trabalhos de auditoria popular. Qualquer pessoa pode se candidatar a fazer parte da auditoria, bastando dispor de um documento de identidade. Além disso, a presença do Caminhão trará a Praça apresentações culturais e folclóricas como coco de roda, pastoril, reisado, maculelê e outras manifestações.

 

 

  • A polícia canadense encontrou, esta semana, restos humanos escondidos em grandes vasos utilizados pelo paisagista Bruce McArthur, de 66 anos, na cidade de Toronto. Ele seria um suposto assassino em série acusado de matar vários homens homossexuais.
  • O investigador responsável, sargento Hank Idsinga, disse que foram recuperados os restos de ao menos sete indivíduos em vasos confiscados na casa do paisagista.
  • McArthur foi preso em janeiro após uma investigação sobre o desaparecimento de dois homens em um bairro gay no centro de Toronto. A prisão levou a polícia até os vasos situados em uma propriedade.
  • A nova descoberta aumenta para sete o número de vítimas no caso, apesar de que apenas três tenham sido identificadas. A polícia pede a ajuda da população para tentar identificar outras possíveis vítimas do criminoso.
  • Em busca de novas coincidências, os patologistas compararam as partes dos corpos encontradas nos vasos com impressões digitais, registros dentários e os históricos clínicos de pessoas desaparecidas que remontam décadas atrás.