Roberto Baia

2 de março de 2018

Médicos residentes

“Sejam muito bem-vindos e façam a diferença no atendimento”. Com estas palavras o provedor do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, Geraldo Magela Pirauá, recepcionou os aprovados no processo seletivo de Residência Medica.

A solenidade de acolhimento aos quatro médicos aconteceu na manhã desta quinta-feira, no auditório da entidade, e contou com a presença de diretores, conselheiros e funcionários.

 

Rotary Clube

Em sua fala, Geraldo Magela destacou o trabalho realizado pelo Hospital, com ênfase na dedicação da equipe e compromisso em atender a população, sobretudo aos mais carentes.

A acolhida aos novos profissionais também foi feita pelo diretor médico do HR, Ulisses Pereira; o diretor administrativo, Adailton Reis; e conselheiros do Rotary Club, Pedro Ramos e José Galdino; além de uma apresentação do cirurgião, José Roberto.

 

Início das atividades

Os médicos residentes Marcio Monteiro, Jhonat Thaylson, Samanda Gonçalves e Karen Kelly agradeceram a acolhida, reafirmando compromisso em atender aos usuários. O início das atividades acontece já nesta sexta-feira, 02, e terá carga horária de 60 horas semanais.

É a primeira vez que um hospital do interior do estado obtém autorização para Residência Médica. “O Hospital Regional de Arapiraca é assim: quem gosta, ama. Temos certeza que vocês farão parte dessa equipe de apaixonados”, sentenciou.

 

Corretor consciente

Promovido pela AC Turismo e Eventos, será realizado no próximo dia 10 de março, no auditório do Reymar express, em Cruz das Almas, o evento Corretor Consciente,  com quatro palestras dirigidas para o setor imobiliário alagoana. Segundo Luciano Chaves, um dos organizadores,  na oportunidade haverá a entrega do troféu para homenagear personalidades que contribuem com o mercado imobiliário.

Quem estiver interessado em participar do evento deve fazer a inscrição através do número de Whatsapp 82 99981 0425, no valor de R$ 100,00.

 

Operação do GECOC

Em operação desencadeada na manhã de quinta-feira  (1), no município de Jacaré dos Homens, o Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL), por meio do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), em parceria com as Polícias Civil e Militar, prendeu, preventivamente, cinco pessoas, todas ligadas a Nativa Construtora Ltda. A empresa é acusada de fraudar licitações em pelo menos três cidades do Sertão alagoano.

 

Prisões

Foram presos na operação Paulo Jorge da Silva e Gabriela Maria Figueiredo Souto, sócios-proprietários da Nativa Construções Ltda; Anderson César Farias de Melo, identificado como representante legal da empresa; José Antônio Figueiredo Souto, procurador da construtora; e Alysson Henrique Ferreira da Silva, ex-sócio da Nativa.

 

Infrações penais

No entendimento dos promotores de justiça do Gecoc, a permanência dos integrantes da organização criminosa (Orcrim) em liberdade permite que eles continuem emprestando o nome da empresa Nativa Construções Ltda a outros gestores dispostos à prática dos mesmos crimes. “Conforme se constata por intermédio da intensa prolongada repetividade das condutas delituosas por eles já praticadas, uma vez em liberdade, encontrarão os mesmos estímulos relacionados às infrações penais já cometidas”, argumentou o MPE/AL.

 

Palmeira dos Índios

Um caso chamou a atenção, na semana passada, em Palmeira dos Índios, principalmente pela união de forças que foram imprescindíveis para promover o bem-estar e saúde a uma criança. Com apenas dois meses de vida, o pequeno Carlos Henrique sofria fortes dores devido a uma hérnia umbilical inguinal. Por determinação do prefeito Júlio Cezar, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) se deslocou nas primeiras horas da manhã do sábado (24), para a residência dos pais da criança, no bairro de São Francisco, pois o menino agonizava de dor. A Unidade de Pronto Atendimento (Upa) e o Hospital Regional Santa Rita foram acionados e a criança foi submetida a uma cirurgia de urgência.

 

 

Sofrimento e angustia

Apesar de ter poucos meses de vida, o bebê já tinha dado várias entradas no Hospital Geral do Estado (HGE), mas a cirurgia não acontecia. Os pais de Carlos Henrique, Lusiara de Melo e Márcio Antônio, viviam angustiados com o sofrimento do filho, que muitas vezes não conseguia dormir por causa da dor que sentia. “A gente levava ele para o HGE, o médico internava, passava um medicamento, mas depois o liberava, pois dizia que ele não tinha encaminhamento para a cirurgia. E vivíamos nesse sofrimento. Agradecemos o empenho do prefeito Júlio Cezar, que muito nos ajudou para que a cirurgia fosse realizada rapidamente e o nosso filho parasse de sofrer. Agradecemos, também, à equipe médica que atendeu e cuidou tão bem do nosso filho”, disse Lusiara de Melo.

 

Hérnia umbilical

O médico Sebastião Lessa Neto, responsável pela cirurgia do pequeno Carlos Henrique, explicou que a criança deu entrada na emergência do Hospital Santa Rita com uma hérnia umbilical inguinal encarcerada e sem condição de redução. Isso provocava as dores e o desconforto.

 

A cirurgia

“Fizemos uma cirurgia que precisou de uma anestesia geral, feita pela doutora Sandra de Almeida Lopes, com o apoio do pediatra neonatologista Adriano Cavalcante Belo. Fizemos a correção da hérnia e graças a Deus correu tudo bem. A criança está em casa, com a mãe, e também está sendo amamentada. Estamos sempre à disposição para o que pudermos servir à cidade de Palmeira dos Índios, e cidades vizinhas. Parabenizo o prefeito Júlio Cezar por sempre dar o suporte que esta instituição precisa”, destacou o cirurgião.

 

 

… O ano letivo de 2018 da rede de ensino de Arapiraca já tem data para início: 2 de abril. Enquanto isso, a Secretaria Municipal de Educação dá início aos preparativos com o pé-direito, iniciando, nesta quinta-feira (1°), o período de pré-matrícula online.

 

… O link para pré-matrícula está disponível no site oficial da Prefeitura Municipal de Arapiraca, mas os pais que não tiverem acesso à internet podem se dirigir até um dos centros de apoio disponibilizados pela secretaria:

 

… Centro de Formação de Professores (Alto do Cruzeiro), Escola Hugo Lima (Centro), Escola Benildo Medeiros (Primavera), Escola Zélia Barbosa Rocha (Nova Esperança), Escola Tibúrcio Valeriano (Novo Horizonte), Escola Gemino P. dos Santos (Pov. Cangandu), Escola Prof. Lourenço de Almeida (Pov. Bálsamo), Escola Domingos Lopes (Canafístula), Escola José Ursulino Malaquias (Jardim das Paineiras), e Escola João Batista da Silva (Planalto).