Edmilson Teixeira

1 de março de 2018

Maragogi

Ao que parece, Marcos Madeira (PRTB), depois de 12 anos ininterruptos  imperando no comando da Prefeitura de Maragogi; isso contabilizando seus dois mandatos e um do sobrinho;  vai concorrer este ano ao cargo de deputado estadual. Para tanto, encostará o filho, Marquinhos que está findando seu segundo mandato  de deputado,  com planos para que esse daqui a dois anos possa está cevado, a fim de concorrer a Prefeitura de Maragogi.

 

Rio Largo

 

Duas notícias indigestas dentro da política rio-larguense essa semana.  O atual  prefeito Gilberto Gonçalves (PP), foi condenado a pagar  multa de 20 mil, por fazer propaganda eleitoral irregular; e a outra, foi a determinação da prisão do ex-prefeito Toninho Lins (PRTB), que  aguardava em liberdade o julgamento de um Agravo em Recurso Especial no Superior, cuja pena de 16 anos e dois meses por apropriação de bens públicos, falsificação de documentos, fraude em licitações, entre outros crimes, foi imposta pelo pleno do TJ/AL em setembro de 2016.

 

Rio Largo II

 

Sobre Gilberto Gonçalves a decisão foi proferida pela Juíza Eleitoral, Maclí Guimarães, cuja  sentença ocorreu após uma representação do Ministério Público Eleitoral, sobre  as bandeiras da campanha que estavam nas ruas de forma irregular. É que na propaganda dos candidatos a cargo majoritário deveriam constar também, os nomes dos candidatos a vice ou a suplentes de senador, de modo claro e legível, em tamanho não inferior a 30%  do nome do titular, coisa que isso não tinha. Além da multa de 20.000, o prefeito terá que pagar mais 1.000 por cada dia que descumpriu a Lei.

 

Chã Preta

Todos os preparativos estão sendo tomados para mais uma edição da grande Festa da Cultura. O evento com uma vasta programação ocorrerá entre os dias 7 e 11 deste mês, culminando acima de tudo com o aniversário de Emancipação Política do município, marcado para o último dia, com inaugurações, fechamento do Lixão, desfile escolar e show musical em praça pública.

Chã Preta II

“Na terça-feira  estivemos  junto com a Secretaria Municipal de Saúde promovendo um serviço de capacitação para todos os profissionais que compõem as equipes da Atenção Básica. Os profissionais tiveram a oportunidade de receber treinamento sobre o E-SUS/AB, sistema responsável pelo registro de produção dessas equipes.
Por sinal, os técnicos presentes elogiaram tal iniciativa que, de forma inédita  no município, deu a eles a oportunidade de atualização, melhorando o registro e o monitoramento das equipes”, comentou a prefeita Rita Tenório (PMN).

Agricultura

Outro trabalho que vem ganhando força em Chã Preta é o serviço de assistência ao homem do campo. Nesse período em que a chuva deu suas caras, a Prefeitura aproveitou para executar aração de terras arrendadas por ela mesma; sobretudo distribuídas para  produtores familiares que sobrevivem do campo. Na verdade a ação faz parte de uma parceria com o governo do Estado, tanto que agora a Secretaria de Agricultura viabilizou quatro plantadeiras hidráulicas que irão ajudar os agricultores locais no plantio de feijão, milho e outros.

Arapiraca

O jovem Ivens Leão  surge essa semana como a grande novidade   no mundo esportivo alagoano. Assumiu o desafio de comandar o ASA, depois de ter sido eleito por aclamação na noite de terça-feira. Assume o lugar do radialista Nelson Filho, que não suportou conduzir o barco em meio a tanta turbulência econômica, quando renunciou ao cargo. Freitas já não é mais o técnico do time; e ontem foi anunciado o nome Jaelson Marcelino, que recentemente foi dispensado do Dimensão Saúde.

Concurso

Os concursos públicos previstos para este ano em oito municípios alagoanos, serão elaborados por uma mesma empresa especializada no assunto. Trata-se do Instituto de Administração e Tecnologia (Adm & Tec). O órgão que tem 25 anos no mercado brasileiro foi escolhido por meio de um critério técnico articulado pela AMA, entre os prefeitos envolvidos, cujo projeto desponta como piloto nesse tipo de processo. O anúncio da empresa vencedora ocorreu ontem na sede da própria AMA.

Argumento

Sobre o sistema coletivo da aplicação do concurso, o prefeito de Pão de Açúcar, Flávio Almeida, destacou que, além de baratear os custos, o certame simultâneo irá oferecer mais oportunidades para a população. Além de  Pão de Açúcar; Belo Monte, Coité do Nóia, Mar Vermelho, Major Izidoro, Senador Rui Palmeira, Taquarana e Traipu, são os demais municípios que farão concursos provavelmente ainda este ano.

Penedo

Com o objetivo de conhecer o planejamento das obras estruturantes de Penedo, técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), órgão que apoia o Patrimônio Cultural Brasileiro, estão visitando a cidade ribeirinha.  Na segunda-feira, visitaram as obras e prédios históricos restaurados e conversaram com as equipes e instituições envolvidas para entender melhor cada um dos projetos, a exemplo da instalação do Centro de Referência do Rio São Francisco que funcionará no antigo Chalé dos Loureiros.

Japaratinga

Durante dois dias em Japaratinga,  técnicos da Arsal vistoriaram todo o sistema que integra a Unidade de Negócio do Leste da Casal, desde os reservatórios e a captação, em cinco poços profundos, até a distribuição da água. No escritório da Casal no município, a equipe verificou a parte administrativa e comercial, como número de atendimentos efetuados nos últimos meses, hidrômetros em funcionamento, ligações e religações de água na região. Em Alagoas, o saneamento básico é regulado em 35 municípios que possuem Contrato de Programa e Convênio de Cooperação Técnica com a Casal e a Arsal.

 

Pão de Açúcar

Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semagri), esteve reunida na terça-feira, com membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, a fim de alinhar as diretrizes do Seguro de Garantia-Safra do ano agrícola de 2017. De acordo com a Secretaria, no próximo dia 31, será homologada a adesão dos agricultores que possuem renda familiar mensal de, no máximo, um salário e meio e que plantam entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, arroz, mandioca ou algodão.

Pão de Açúcar II

Segundo o secretário Arnaldo Mendes, além da homologação, entrou em pauta a questão da distribuição de sementes destinadas a agricultura familiar, ao pequeno produtor, e aos assentamentos. Ao todo 1.530 famílias serão beneficiadas. O município bancará R$ 78.030 mil para garantir o benefício aos beneficiários que comprovarem a perda de pelo menos 50% do conjunto dessas produções, ou de outras a serem definidas pelo órgão gestor do Fundo Garantia-Safra, em razão de estiagem ou excesso hídrico.