Sérgio Toledo

28 de fevereiro de 2018

Trombose venosa profunda. TVP.

Trombose venosa profunda. TVP.
Cuidado com ela. Ela pode ti pegar!
Eu que sou atleta por toda a semana estou tendo pela segunda vez. Agora no membro inferior esquerdo.
Checando as causas só em uma me enquadro: hereditariedade.
A TVP é um “entupimento” de uma veia importante ou de várias do membro inferior, mais frequentemente, ou do membro superior com menos frequência.
Um trombo, “algo como ferrugem na luz de um cano” que vai diminuindo a passagem do sangue da extremidade para o coração e para o pulmão na sequencia.
Complicação. Quando parte desse trombo se desloca indo para o pulmão e/ou coração e causa entupimento de vasos levando a uma embolia pulmonar ou a um infarto agudo. Podendo levar a morte rapidamente.
As viagens aéreas de longa distância podem precipitar o entupimento e/ou a complicação.
Cuidados: atividade física, boa alimentação, hidratação (de 2 a 3 litros de água por dia), se em viagem aérea se levantar e caminhar e/ou fazer movimentos dos pés, tornozelos e joelhos. O uso de meia elástica também pode ser necessário. Claro procurar um cirurgião vascular ou angiologista para prevenção.
O meu médico é o Dr. Francisco Silva Oliveira conhecido por todos como François. Que indica a Dra. Ana Claudia para realizar o exame de ultrassom doppler colorido para diagnóstico e acompanhamento pós medicação.