Flávio Gomes

27 de fevereiro de 2018

A elite do Exército no Rio

Site “O Antagonista”: “Uma tropa que recebe treinamento de alto nível, com sede em Goiânia, chegou ao Rio de Janeiro para ficar na linha de frente da intervenção federal no estado, sob o comando do general Walter Souza Braga Netto, informa O Globo. 1Na caserna, entre os militares, seus integrantes são chamados de ‘fantasmas’ por atuarem nas sombras, em operações sempre cercadas de sigilo. O Batalhão de Forças Especiais do Exército conta com aproximadamente 2 mil homens. Não raro, eles são comparados aos Navy Seals da Marinha americana, que mataram Osama bin Laden no Paquistão em 2011. Esses militares, preparados para ações anti-terror, têm nas mãos uma missão muito difícil: expulsar o tráfico e as milícias de algumas favelas cariocas.’ Coronel da reserva e ex-integrante das Forças Especiais, Fernando Montenegro explicou ao jornal que os integrantes passam por um rígido processo de seleção no Forte Imbuí, em Niterói, antes de seguirem para um mínimo de cinco anos de preparação em Goiânia. ‘É incomparável a qualidade deles. Cada integrante das Forças Especiais tem um nível de conhecimento que o permite planejar sabotagens em grandes instalações e até produzir explosivos de forma improvisada.’ No brasão dos FEs, como são chamados, aparece uma mão empunhando uma faca, com uma luva – referência às ações sempre discretas, que não deixam rastros. A lâmina está manchada de vermelho e o fundo preto indica que a tropa, preferencialmente, age à noite. Tremei, vagabundos do tráfico!”

Novo ministro

Alagoas está perdendo dois ministros – Maurício Quintella e Marx Beltrão, que vão se afastar para disputar a eleição deste ano – mas vai ganhar outro: Adeílson Loureiro, ministro substituto da Saúde, será efetivado com a saída de Ricardo Barros, que também disputará eleição. A posse de Adeílson, no início de março.

Sem mistura

O Podemos tem anunciado a pré-candidatura de Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, Procurador de Justiça, ao Senado Federal. Mas se decidir ser mesmo disputar a eleição ele não vai querer se filiar a nenhum partido. Vai tentar ser candidato avulso, precedente argüido por um cidadão de Goiás perante o STF.

Determinação

Eduardo Tavares Mendes, outro vinculado ao Ministério Público estadual, já decidiu se candidatar este ano. Vai renunciar à Prefeitura de Traipu, após um ano e dois meses de mandato, para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados. A tendência é que ele se filie ao PRTB, sendo o puxador de votos da legenda.

A conferir

Informação de Pedro Carvalho, na coluna “Radar”, da revista “Veja”: Fernando Collor (PTC-AL) tem divulgado sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto, mas sabe que não tem a menor chance. Está de olho mesmo é no governo de Alagoas. Para isso, entretanto, ele teria que romper de vez com os Calheiros.”

Carências

O senador Benedito de Lira aderiu à causa de boa parte dos integrantes do Conselho Estadual de Saúde, preocupados com a situação dos hospitais públicos estaduais e da Uncisal. O parlamentar denunciou que o desabastecimento das unidades hospitalares é o ponto mais crítico. Estariam faltando até mesmo luvas e ataduras.

Velho Chico

A revista “Carta Capital” anuncia, com destaque, a inauguração, em abril, do Museu do Rio São Francisco, na cidade de Penedo. É uma iniciativa do Governo de Alagoas, com apoio do BNDES. A primeira etapa é uma biblioteca, com 60 mil volumes, na Vila Lessa. Depois virá o acervo, instalado no antigo Chalé dos Loureiro.

Opinião

Ney Carvalho, escritor e historiador: “Num sistema econômico livre e democrático é o mérito de cada qual, ou de sua grei em conjunto, que conduz a salários mais elevados. Isso pode ser atribuído a diversas circunstâncias. Normalmente o preparo educacional para as funções é o indicador por excelência das discrepâncias verificadas.”

 

*Lula faz caravanas eleitoreiras, discursa e dá entrevistas dizendo que é candidato de novo à Presidência da República e a justiça eleitoral não toma nenhuma providência. Ele ainda se diz vítima de um complô da Justiça. Coisas do Brasil…

*A Pinacoteca Universitária abre hoje, às 20 horas, a exposição “Reencontro” da artista plástica e arquiteta Patrícia Gomes de Barros Melro. A mostra é um desdobramento da sua primeira exposição individual, “Por Trás do Véu”, exibida na Galeria Gamma.

*Os interessados em ingressar no Programa Universidade Aberta à Terceira Idade, da Ufal, poderão se inscrever até a próxima 6ª feira, 2 de março. São ofertadas as atividades de ginástica, práticas suaves, caminhada/corrida, musculação e canto.

*Estão abertas as inscrições para novos cursos gratuitos oferecidos pelo Centro de Belas Artes de Alagoas. As vagas são para aulas de Artesanato Criativo e Informática. As matrículas seguem até o dia 3 de março, no próprio Cenarte. Contato: 3315.7871.

* O projeto MPB Petrobras traz mais uma atração para o palco do Teatro Gustavo Leite: o cantor e compositor Geraldo Azevedo, num show intimista, voz e violão, no próximo sábado, 3 de março, a partir das 20 horas. Informações: 99696.1007.

*Ao ganhar do líder CEO, fora de casa, o CSA assumiu a liderança do Campeonato Alagoano e manteve a invencibilidade na competição. O desafio agora é o CRB, domingo próximo, no Trapichão. Pode ser o jogo da afirmação do clube azulino.

“Não sou e nem serei candidato”

Michel Temer

Presidente da República, garantindo que não concorrerá à reeleição