Flávio Gomes

24 de fevereiro de 2018

Guinada populista

Revista “Veja”: “Na maior inflexão de um governo na era democrática, o presidente Michel Temer espantou os meios políticos e econômicos na sexta-feira 16, ao dar uma guinada radical em sua agenda: abandonou sem vacilações o reformismo, tão impopular quanto necessário, e abraçou com entusiasmo o populismo, tão popular quanto desnecessário, ao decretar intervenção federal na área de segurança do Rio de Janeiro. A mudança de rumo deixou à mostra que o presidente, apesar de sua popularidade pedestre, nutre esperanças de ser influente na eleição presidencial ou, até mesmo, de ser ele próprio candidato à reeleição. Nesse projeto, a bandeira do combate à criminalidade é um empurrão e tanto, considerando que a sociedade brasileira, e não apenas a fluminense ou carioca, está exausta de tanta violência. Temer, naturalmente, nega intenções eleitorais e mandou seu porta-­voz, Alexandre Parola, dar o recado. ‘A agenda eleitoral não é, nem nunca o será, causa das ações do presidente.’ A desmoralizar a declaração está o tremendo improviso com que a intervenção no Rio foi decretada, sinal eloquente de que tudo foi feito às pressas, diante da iminente derrota na reforma da Previdência.”

Uma mão…

Depois que Renan Calheiros rompeu com Michel Temer coube a outro senador alagoano, Benedito de Lira, a principal interlocução entre Alagoas e o governo federal. O que garante respaldo à campanha de Biu à reeleição, além do apoio generoso da Prefeitura de Maceió, seja com Rui Palmeira ou Marcelo Palmeira.

… lava a outra

E Benedito de Lira retribui: “Muita gente fala, fala, mas será que, das únicas coisas que não prestam neste País, o presidente Temer é o responsável? É o responsável por essa bagunça? É o responsável por tudo o que tem de errado no País? Não! O Presidente Michel Temer tem apenas um ano e meses no Governo.”

Empecilho

Eduardo Tavares, Procurador de Justiça e prefeito de Traipu, diz que Alfredo Gaspar de Mendonça Neto não pode ser candidato a cargo político: “É membro do Ministério Público, mas, diferentemente da minha pessoa, ingressou na instituição depois da promulgação da Constituição Federal de 1988. Absolutamente inelegível.”

Bronca

Há preocupação no PSDB com a dificuldade de reeleição do deputado federal Pedro Vilela. Seria esse o motivo do incentivo ao deputado estadual Rodrigo Cunha para ser candidato ao Senado ou a vice-governador. Rodrigo Cunha apoiou Pedro Vilela em 2014 e pretende concorrer à Câmara dos Deputados na eleição deste ano.

Agenda

O PRTB realiza hoje, 10 horas, em Santana do Ipanema, seu quinto encontro regional visando as eleições deste ano. Comandado pelo advogado Adeílson Bezerra, presidente regional da legenda, o evento reunirá cerca de 50 lideranças políticas com pretensões de concorrer à Assembleia Legislativa ou á Câmara dos Deputados.

Disputa

O empresário Milton Hênio Vasconcelos, diretor do Maceió Mar Hotel e novo presidente da ABIH/AL, é um dos entrevistados do programa “Conjuntura” da próxima 2ª feira, às 9h30m, na TV Mar. Uma das questões abordadas será a concorrência da hotelaria com o aluguel por temporada, a chamada hospedagem alternativa.

Opinião

Ricardo Noblat: “A oposição é vítima da armadilha montada por ela mesma. Para ela, tudo que a prejudica ou a contrarie é golpe, é um atentado à democracia, é contra o povo. O impeachment de Dilma foi golpe. Logo, a condenação de Lula também. Logo, a intervenção (no Rio) será. Como teria sido golpe a reforma da Previdência.”

* Robervaldo Davino, presidente da Associação dos Delegados de Polícia, tem recebido manifestações de pesar pela morte do filho José Roberto, aos 36 anos. A missa do 7º dia é neste sábado, 10 horas, na Igreja Nossa Senhora da Assunção, no Santo Eduardo.

*Cooperados das cooperativas regulares e registradas ao Sistema OCB/AL poderão participar gratuitamente de curso de Formação para Conselheiros Fiscais. Neste sábado, das 8 às 17 horas, com a contadora Aracy Castro, na sede da Uniodonto.

* “Parceiros da boa música” é o show anunciado para este sábado, no Orákulo, Jaraguá, a partir das 21 horas. Dentre as atrações, Nara Cordeiro, Robinho, Zaílton, Adriano, Ramiro, Wellington, Jaílton, Negra Gil e Mikla. Contato: 99971.0003/3013.7890.

*A exposição “É Dubangüe” estreia neste sábado, oferecendo apresentações culturais, oficinas, projeções audiovisuais, culinária e artesanato. Às 16 horas, na Casa do Patrimônio (sede do Iphan/AL), na Rua Sá e Albuquerque, no bairro de Jaraguá.

*O Museu da Imagem e do Som de Alagoas realiza, neste sábado, das 10 às 12 horas, o projeto “Cineminha no Misa”. A ação consiste na exibição de filmes e documentários para crianças e adolescentes moradores do histórico bairro de Jaraguá e suas adjacências,

*Acontece neste sábado, na orla de Ponta Verde (próximo à estátua de Graciliano Ramos), o 1° Sarau Poesia & Música, pelo projeto “Por Onde Flores”. O público poderá assistir e participar, gratuitamente, das 17 às 19 horas. Informações: 99603-6826.

* A Faculdade FAT realiza, neste domingo e no próximo, 4 de março, das 8 às 12 horas, na orla da Ponta Verde, a segunda edição do “FAT Verão”, com serviços gratuitos de saúde, além de circuito de brincadeiras para as crianças. O evento tem apoio da Claro.

 

“Não respeito a decisão da Justiça e sou candidato”

Luiz Inácio Lula da Silva

Ex-presidente da República, em mais um arroubo de arrogância e autoritarismo