Flávio Gomes

23 de fevereiro de 2018

Por um choque liberal

Luiz Carlos Borges da Silveira, médico, ex-deputado federal e ex-ministro da Saúde: “Aqui no Brasil seguimos com propostas equivocadas, que esquecem que quem gera empregos é a iniciativa privada. A nossa carga tributária alcança 38% do PIB, ou seja, os cofres públicos recebem um valor que equivale a mais de um terço do que o país produz. A economia brasileira está verdadeiramente danificada, o que gera reflexos negativos em todos os setores da vida nacional. O governo deve investir nas pessoas, educacional e profissionalmente, estimular e dar condições para o empreendedorismo que gera emprego e renda e reduz a informalidade, em grande parte causada por programas assistencialistas que induzem o beneficiário a não trabalhar para não perder o bônus, caso típico do Bolsa Família. Liberalismo pressupõe a liberdade de iniciativa para o desenvolvimento individual e coletivo. Abraham Lincoln preconizou em sua Mensagem aos Homens que Dirigem o Povo: ‘Não poderás ajudar aos homens de maneira permanente se fizeres por eles aquilo que eles podem e devem fazer por si próprios’. Em vez disso, o governo brasileiro se apropria de rendas e recursos que o setor privado utilizaria melhor para a inovação e aumento da produtividade. A conclusão lógica é que o governo está precisando de um choque de gestão, de eficiência, começando pela redução da máquina pública.”

Lá e lô

Embora oposição, Renan Calheiros votou a favor da intervenção na segurança do Rio de Janeiro. Mas criticou a medida em favor da qual votou: “Não há intervenção federal sem atingir o poder político. Isso é um simulacro, isso é uma intervenção decorativa… Aliás, o presidente da República tem obsessão por coisas decorativas.”

Turismo

O ministro Marx Beltrão lança hoje, 10 horas, no Palácio República dos Palmares, três obras federais, junto com Renan Filho: implantação da rodovia entre Penedo e Porto Real de Colégio; urbanização da Rota Ecológica (litoral Norte), e pavimentação da rodovia Barra de Santo Antônio/Barra de Camaragibe.

Alerta

Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, Fernando Collor (PTC): “Não restam mais dúvidas de que a água, muito em breve, será o petróleo do século 21, com todas as ocorrências e concorrências que isso deverá trazer ao ambiente das relações internacionais e mesmo da segurança nacional”.

Raridade

Pouco se tem discutido sobre a indicação de nomes para o cargo de vice governador este ano. Faz sentido. Historicamente, os vices não trouxeram peso nas disputas majoritárias dos últimos 40 anos. Exceção foi José Costa, que em 1985 era o maior liderança do MDB e foi vice de Djalma Falcão, eleito prefeito de Maceió.

Nessa linha…

Nome a considerar para vice este ano é o empresário Álvaro Vasconcelos, que se saiu bem estreando em cargo público (secretário da Agricultura). A surpresa da sua demissão é reafirmada pelas homenagens que tem recebido. Hoje, por exemplo, receberá mais um título de Cidadão Honorário, desta vez de Pão de Açúcar.

Fumaça

Nos meios jurídicos, inclusive em Alagoas, circula o comentário de que a contratação do ex-ministro Sepúlveda Pertence para a defesa de Lula não teria sido para cumprir tarefa jurídica. A intenção seria, mediante a boa relação com o STF, livrar da cadeia não apenas Lula, mas os figurões políticos enrolados em falcatruas.

Fogo

O ministro Celso de Mello acha que o STF deve reexaminar se condenados em segunda instância judicial devem cumprir suas penas imediatamente: “Essa é uma questão delicada, porque envolve a preservação da liberdade individual, então é preciso que o Supremo Tribunal Federal realmente delibere”.

*O Banco do Nordeste recebe, somente até hoje, inscrições para a edição 2018 de seu Prêmio de Jornalismo, que concederá R$ 191 mil aos autores de matérias sobre o tema Desenvolvimento Regional. As inscrições podem ser feitas pelos Correios.

*A Fundação João Paulo II – Casa Dom Bosco e a Escola Municipal Nosso Lar lançam hoje o Projeto “Diga Sim à vida”, para a comunidade do bairro do Vergel do Lago. É uma ação de prevenção contra um grande problema brasileiro: as drogas.

* “Parceiros da boa música” é o show anunciado para este sábado, no Orákulo, Jaraguá, a partir das 21 horas. Dentre as atrações, Nara Cordeiro, Robinho, Zaílton, Adriano, Ramiro, Wellington, Jaílton, Negra Gil e Mikla. Contato: 99971.0003/3013.7890.

*Dando continuidade à programação de 2018, o projeto Cine Sesi Cultural estará, de hoje a domingo, nas cidades de Maragogi e Porto Real do Colégio, apresentando curtas e longas metragens. Todas as sessões são gratuitas e em praça pública, às 18h30m..

*O repentista Elias Procópio volta a comandar o programa “Viola e Violeiros”, que estreou há 25 anos, agora na rádio Maceió AM. A proposta é a mesma: abrir espaço a repentistas e violeiros. O programa vai ao ar das 6 às 7 horas das sextas-feiras.

*O São Paulo eliminou o CSA da Copa do Brasil e a imprensa paulista exaltou o time como se fosse um celeiro de craques. Duas derrotas seguidas, para Santos e Ituano, já fizeram os coleguinhas mudar o conceito. Imediatismo comum no futebol brasileiro.

“Michel Temer é uma opção do MDB para ser candidato à Presidência da República”

Romero Jucá

Senador (RR) e presidente do MDB