Gastronomia e Turismo

20 de fevereiro de 2018

Comedoria Jaraguá é opção de comida variada no Mercado do Jaraguá

O Histórico mercado do Jaraguá, que nos últimos anos se transformou num polo gastronômico popular, ganhou, há um ano, uma nova opção de comida barata e de qualidade, equilibrando a balança gastronômica do local com um self service com saladas diversas cotidianas, grelhados e até sobremesa. O prato forte, no entanto, é a feijoada, com todos os acompanhamentos obrigatórios, como couve e o torresmo, mas com um toque especial no tempero e na qualidade diária dos componentes de uma feijoada. Estamos falando da Comedoria Jaraguá, que é um restaurante & self service, controlado pelas habilidosas mães da empresária e chef Eliane Chaves.

Na Comedoria todos os dias você vai encontrar um variado cardápio no self service e todos os dias vai poder degustar a feijoada completa, que está fazendo a diferença. Melhor dizer também que a Comedoria prepara pratos especiais de bacalhau, fritada de camarão e escondidinho de charque.

Agora, a receita da Feijoada da Comedoria Jaraguá, compartilhada aqui publicamente. Aqui a receita é para 30 pessoas ok!

Ingredientes: 3 quilos de feijão preto, 500 gramas de bacon, 3 quilos de carne seca, 1 quilo de lombo fresco, 2 quilos de calabresa defumada, 1 quilo de paio, 1 quilo de costela suína e mais 1 quilo de rabo, 1 quilo de pé e 1 quilo de orelha de porco, defumada, 1 quilo de carne de boi(acém), 300 gramas de cebola, 100 gramas de alho e 3 folhas de louro.

Modo de fazer: pelo menos 3 horas antes, deixe as carnes salgadas em um recipiente com água e troque-a pelo menos 3 vezes para retirar o excesso de sal. Com exceção do charque que tem que ser dessalgado 2 vezes em agua e diretamente no fogo.

Coloque o feijão numa panela e levo ao fogo deixando cozinhar por duas horas. Corte as calabresas e os paios em rodelas não muitas finas e na diagonal. A orelha, o pé e o rabo e as demais carnes, podem ser cortadas em tamanhos médios.

Após as 2 horas do feijão no fogo acrescente todas as carnes e deixe cozinhar por mais umas 2 horas ou até ficarem macios.

Coloque a parte um pouco de óleo numa panela e refogue a cebola e o alho amassado. Depois despeje esse refogado na panela da feijoada, acrescente um maço de coentro picado, 2 tabletes de caldo de bacon e ajuste o sal. Para finalizar um fio de azeite de oliva.

Acompanha: farofa, torresmo, couve, abacaxi e arroz branco.

COMEDORIA JARAGUÁ

No Mercado de Jaraguá

De segunda a sábado das 11 às 15 horas