Blog do Dresch

20 de fevereiro de 2018

Campus do Ifal em Arapiraca ficará pronto em maio

 

O campus do Instituto Federal de Educação (Ifal) de Arapiraca deverá ser inaugurado no próximo mês de maio, e vai atender mais de 500 estudantes do agreste, especialmente Arapiraca e 14 municípios da região. As obras foram visitadas pelo vice-governador e secretário de Educação, Luciano Barbosa, pelo reitor Sérgio Teixeira, pelo diretor do campus, Fábio Ribeiro, e pelo pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Carlos Guedes. O prédio do campus contará com biblioteca, auditório para 164 pessoas,12 salas de aula, laboratórios de Biologia, Matemática, Física, Química, Informática e Eletrônica, além de refeitório e outros espaços para atividades acadêmicas e de convivência.

Ifal pronto em maio 2

O vice-governador foi um dos grandes defensores da instalação do campus do Ifal em Arapiraca e lembrou que, quando era prefeito do Município, trabalhou muito, em Brasília, ao lado do senador Renan Calheiros para conseguir a implantação do Instituto. Anunciou ainda que outros órgãos estaduais como a Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e o Instituto do Mio Ambiente (IMA) farão intervenções importantes como a colocação de redutores de velocidade no trecho da Rodovia Al-110, no acesso ao campus, além de projetos de urbanização e arborização para o campus.

Huck nega candidatura

O apresentador de TV Luciano Huck voltou a negar sua intenção de se candidatar à Presidência da República em 2018, mas garantiu que não se afastará do cenário político. Ele publicou um artigo na Folha de São Paulo no Domingo, e confirmou os rumores dos últimos dias que incentivavam a retomar a tentativa. No artigo, o apresentador lembrou que, em novembro passado havia usado o mesmo espaço para negar sua candidatura, mas reconhece que seu “coração se encheu de força” ao ver seu nome cogitado novamente. “A recorrência dessa hipótese em torno do meu nome fez ressurgir uma espiral tamanha, que foi humanamente impossível não me deixar tocar. Assim a cabeça e a alma começaram a operar novamente seus ciclos de altos e baixos, trazendo de volta ao meu radar uma decisão avassaladora” diz o texto. Huck afirma também que “vou dedicar todo o tempo e energia que estiverem ao meu alcance para ajudar a fazer este Brasil que a gente merece definitivamente acontecer. Deste projeto, estou mais dentro do que nunca”.

Combate ao alcoolismo

Nesta semana, dedicada ao combate ao alcoolismo, busca-se a conscientização da população sobre a doença e os prejuízos causados pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Segundo dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção Para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) feita pelo Ministério da Saúde, a frequência do consumo abusivo de bebidas alcoólicas em 2016 foi de 19,1%, sendo cerca de duas vezes mais em homens (27,3%) do que em mulheres (12,1%). É considerado uso abusivo quem ingeriu de 4 ou mais doses para mulheres e 5 ou mais para homens, nos últimos 30 dias antes da pesquisa.

Combate ao alcoolismo 2

A pesquisa comprovou outro agravante. O aumento do percentual de brasileiros que misturam álcool e direção. Em 2016, 7,3% da população adulta das capitais brasileiras declaram que bebem e dirigem. No ano anterior o índice foi de apenas 5,5%. Um aumento de 32% em apenas um ano, segundo o Ministério da Saúde. O álcool pode ocasionar ou ser um fator agravante para várias doenças, tanto fisiológicas quanto psicológicas e comportamentais. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso abusivo de álcool é um fator causal para mais de 200 doenças e condições de lesão. No mundo, 5,1% da carga global de doenças e lesões é atribuída ao álcool.

Espetáculo de horrores

Um museu de Londres está exibindo, desde a semana passada, um “banco de gordura” (fatberg) que chegou a obstruir a rede de esgoto na era vitoriana. A massa, sólida como uma pedra, é o resultado de uma mistura de gordura e papéis higiênicos jogados em banheiros, e foi encontrada na rede de esgoto da região leste de Londres. Agora, uma pequena parte está exposta no Museum of London. De acordo com o responsável pela exposição “o banco de gordura nos diz coisas sobre a evolução da cidade” explica Sharon Robinson-Calver, e mostra que os londrinos convivem com obstruções causadas pelos dejetos despejados nos canos.

Espetáculo de horrores 2

O crescimento da população e regimes alimentares cada vez mais ricos em gordura provocaram o problema, mas o “monstro” de 250 metros de comprimento e 130 toneladas entupiu até mesmo as redes que normalmente conseguem se livrar dos “fatbergs”. Um verdadeiro monstro dos esgotos que demanda muita mão de obra e máquinas para ser extraído. Ainda segundo a curadora “expor esse horror em uma vitrine é um desafio, posto que se trata de um material extremamente perigoso, transbordante de bactérias e que libera constantemente pequenas quantidades de gases tóxicos” afirmou Sharon.

 

 

  • A cidade de Pão de Açúcar ganhou, no final de semana, o Centro Integrado de Segurança Pública (Cist), com as instalações sendo inauguradas pelo governador Renan Filho e pelo Secretário de Segurança Pública, Lima Júnior.
  • Este é o 12º Centro construído pela atual administração e a meta é chegar a 25 até o final do ano em todo o Estado. Dentro de mais alguns dias, estará sendo entregue o Cist de número 13, desta vez, em Mata Grande.
  • O governador Renan Filho salientou ainda que Alagoas faz o seu dever de casa na área da segurança, obtendo níveis positivos no combate à criminalidade. Situação inversa a da maioria dos estados brasileiros.
  • Outro aspecto citado por Renan Filho é de que em breve, as unidades vão contar com os serviços prestados pelo Instituto de Identificação para emissão de carteiras de identidade.
  • O Centro Integrado de Pão de Açúcar recebeu ainda uma viatura destinada ao trabalho da Polícia Civil e três viaturas para o Programa Força Tarefa da Polícia Militar que utiliza os militares nas horas de folga.