Roberto Baia

10 de fevereiro de 2018

Apoio à Educação

O prefeito Júlio Cezar assinou na última terça-feira (6) cinco importantes Ordens de Serviços, de um total de 16, que autorizam reformas e manutenção das escolas e creches da rede pública de ensino de Palmeira dos Índios, a partir do Programa Melhoria das Escolas Municipais, além da construção e restauração de ginásios de esportes. No início de 2017, o Governo Júlio Cezar encontrou uma triste realidade nas unidades escolares do município: transporte sucateado, prédios com estrutura física danificada e merenda de qualidade inferior.

 

Ordem de Serviço

A primeira Ordem de Serviço aconteceu na Escola Deputado José Sampaio, na Vila João XXIII, no bairro Jardim Brasil. A segunda, na Escola Douglas Apratto Tenório, em Palmeira de Fora, que também ganhará uma moderna quadra de esporte poliesportiva.  Em seguida, foi à vez da Creche Leobina Soares da Mota, no bairro Xucurus e as outras duas escolas contempladas com o Programa foram a Belarmino Teixeira Cavalcante, na Serra da Boa Vista, e José Ferreira da Silva, em Lages do Caldeirão, na zona rural da cidade.

 

Secretária

“E com muita alegria que iniciamos as reforma nessas escolas. Não foi fácil começar o ano letivo de 2017 com a falta de estrutura que encontramos. Mas tudo é no tempo de Deus. E agora, este ano, já podemos contar com toda a estrutura necessária para começar o ano letivo. Já traçamos a meta para este ano e vamos garantir que todos os alunos do primeiro ano aprendam a ler. Agradeço a todos que se empenham para que a nossa educação seja desenvolvida”, ressaltou a secretária de Educação Alcineide Nascimento.

 

Transporte no carnaval

Por solicitação da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), as empresas de ônibus que operam no Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros informaram que haverá reforço no número de veículos e viagens nas linhas de maior demanda durante o período de Carnaval, entre os dias 10 e 14 de fevereiro de 2018, de sábado até a Quarta-Feira de Cinzas.

 

Trajetos

A CM Transporte irá operar com escala de dias úteis durante todo o feriadão. Na linha Barra de Santo Antônio/Maceió serão realizadas 20 viagens diariamente, podendo o número ser ampliado para 30, caso necessário. Já o trajeto Paripueira/Maceió continuará com a mesma frota e quadro de horários, mas, se necessário, a empresa já está autorizada a aplicar o reforço.

 

 Ônibus em circulação

A Arsal autorizou ainda, em caso de demanda, o aumento no número de viagens ou de ônibus em circulação nas linhas operadas pela Expresso Metropolitano (Barra de São Miguel, Pilar, Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte e Marechal Deodoro),  todas tendo a capital como origem e destino.

 

 

 

As empresas Veleiro e Real Alagoas informaram que irão operar normalmente durante o período.

 

Paulo Jacinto

Com Clarissa Veiga – Os dias de Carnaval são diferentes na Vila São Francisco, no interior de Alagoas. Povoado localizado em área limite dos municípios de Paulo Jacinto e Quebrangulo, a Vila Franciscana guarda mistérios de fé e devoção que remontam a primeira metade do século XIX, quando o beato Antônio Fernandes do Amorim, o beato Franciscano, estabeleceu ali o pilar do sonho de uma comunidade baseada nos princípios de partilha, simplicidade e fraternidade pregados por São Francisco de Assis.

 

Santuário

Desde então, uma aura de misticismo toma forma além dos muros do Santuário São Francisco de Assis. Nem o assassinato do beato Franciscano em 1954 derrubou por terra a utopia franciscana. Pelo contrário fez nascer um núcleo de resistência que segue atuante até os dias de hoje e guarda histórias de fé e milagres.

 

Romaria

A tradição de seguir em romaria no período que antecede a quaresma nasceu junto com as multidões que seguiam Frei Damião, outro franciscano emblemático na história da Vila São Francisco. Natural de Bozzano na Itália, Frei Damião fez do nordeste brasileiro o cenário da sua vida missionária e, apesar de se considerar apenas um servo de Deus, conquistou antes mesmo de sua morte – em 1997 – testemunhos de fieis que garantem milagres alcançados por meio de sua interseção.

 

 

Acidente em Jaramataia

Com 7segundos: Duas pessoas ficaram feridas após um acidente envolvendo moto e caminhão, na manhã de sexta (9), próximo ao Arapiraca Garden Shopping. Não houve vítimas fatais, e as duas pessoas lesionadas já foram encaminhadas ao Hospital de Emergência do Agreste.

 

… Com a população ainda assustada com os últimos crimes que ocorreram no município de Batalha, o Ministério Público Estadual (MPE) recomendou para prefeitura a não realização dos festejos de carnaval, visando assegurar a tranquilidade no local.

 

… Um dos motivos, de acordo com o promotor da comarca, Arlen Silva Brito, é para facilitar o controle das guarnições policiais, que estão na cidade desde o ano passado, quando a Secretaria de Segurança Pública determinou o reforço policial.

 

… Segundo Brito, ainda é notório o clima de insegurança no município diante dos crimes que aconteceram no final do ano passado, com a morte dos dois vereadores, Tony Petrinho e Neguinho Boiadeiro (Com cadaminuto).